Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Palavra do Presidente

APRIMORAMENTO DAS CORRIDAS: RESPONSABILIDADE DE TODOS

Criar, elaborar e executar corridas de rua com qualidade máxima é vocação e meta para nós da Corpore.

No início dos anos 90, quando inauguramos a segunda fase da Corpore, poucas eram as corridas de rua e ainda sem os mínimos cuidados que nós corredores necessitamos. Pasmem, pois água, percurso aferido e com trânsito fechado, assim como os cuidados médicos mínimos, eram “luxos” dispensáveis naquela época.


Medalhas, camisetas, captação de dados através de chip, largadas diferenciadas para as mulheres de elite, provas simultâneas com distâncias e percursos diferenciados, introdução dos caminhantes, hidratação abundante em todos os momentos do evento para todos, kits com frutas, informações corretas e no tempo certo (antes, durante e depois da prova), entre outras ações, são itens obrigatórios que hoje fazem parte da qualidade que o corredor busca e que foram introduzidos através do pioneirismo da Corpore ao longo dos eventos promovidos pela entidade.

Alguns desses itens como, mais recentemente, a separação dos setores por performance para largada e as ações festivas durante toda a prova, foram introduzidos nos “10K Corpore São Paulo Classic”, dando um novo tom de qualidade aos eventos e trazendo benefícios e conforto a todos os corredores da Corpore.

No entanto, por mais empenho e envolvimento que tenhamos ao implantar as novidades, sejam elas inéditas ou não, quem lhes dá o aval são as atitudes dos milhares de corredores que participam do evento. A responsabilidade do corredor é primordial para atingirmos sucesso.

Exemplificando:
Na corrida de 20 de novembro último, tivemos alguns problemas relativos aos setores de largada. Estes foram organizados a partir dos tempos previstos pelos próprios atletas, e elaborados criteriosamente por Edgard dos Santos, o “Braço Forte” das estatísticas e números da Corpore. Apesar do resultado final ter sido altamente positivo, conforme conclusão do nosso Edgard, e claramente expresso em mais um trabalho de alta qualidade e dedicação, recebemos através do Fale Conosco reclamações de corredores que flagraram outros participantes, infelizmente, pulando as grades divisórias ou forçando a entrada dos setores, posicionando-se em local totalmente impróprio a sua performance na hora da largada.

O que eles pretendiam?
O que queriam conseguir?

Fato lamentável e impróprio ao espírito do corredor de rua, sabidamente disciplinado, que poderia colocar em risco o esforço da organização no pioneirismo da ação, além de perder o respeito dos demais participantes.

O que fazer?

Por parte da organização, sempre que flagrados, vale a desclassificação e a divulgação desses corredores. Além da punição, o mais importante é a continuada informação e o nosso empenho na educação, isto é, na mudança do comportamento desses corredores.

Por parte dos corredores, também espera-se que sejam mais atuantes. Dificilmente presenciamos alguém “furando” a fila de um cinema ou teatro, seja por fiscalização do outro ou por constrangimento próprio. Então, por que esse comportamento inadequado e desrespeitoso com os co-participantes de uma mesma corrida? Por que esquecer o cuidado?

Outro exemplo diz respeito ao importante item da prevenção e dos cuidados médicos.
O nosso diretor médico Dr. Milton Mizumoto é incansável na divulgação de temas pertinentes ao melhor desempenho do corredor. Artigos no www.corpore.org.br, pesquisas junto às comunidades de treinadores e participação em simpósios e congressos são exemplos de seu empenho nesta área. É dele a direção, orientação e mérito das ações médicas importantes em nossos eventos.
A criação, adaptação e execução de alguns projetos voltados à prevenção e rápido atendimento como os Medical Bickers, Care4You e a logística de atendimentos e posicionamento das UTIs em provas da Corpore são exemplos de sucesso incontestável e já funcionam como protocolo de atendimento.

Mas, essas ações, também, só podem atingir seus objetivos se o corredor fizer a sua parte. Cabe a ele a responsabilidade e os cuidados necessários para o seu próprio bem estar. Por exemplo, os cuidados com a alimentação e hidratação antes da prova e o preenchimento correto e adequado das informações no verso do número de peito podem constituir-se como fator diferencial em caso de acidente. Pensar “comigo nada vai acontecer” e, por descuido ou desinformação, não registrar seus dados pessoais, coloca em risco o esquema de atendimento mais urgente que tem na demora o seu maior inimigo.

Somente com o nosso empenho conjunto – de corredor e organizador – que as provas poderão evoluir mais rapidamente, tendo como resultado eventos melhores e mais prazerosos.

Neste sentido, nas próximas corridas, fique mais atento a alguns itens que dependem de você:
- Leia com muita atenção todas as informações contidas no site e na mala direta. Se ainda tiver dúvidas não tema, pergunte.
- Preencha corretamente TODOS os dados no verso do número de peito.
- Preencha corretamente TODAS as informações da ficha de inscrição.
- Avise a organização sempre que houver troca de corredor antes, durante ou depois da corrida.
- Posicione-se corretamente na largada, segundo indicação prévia, nos setores de largada ou das faixas de tempo indicadas nas placas de largada. Não esquecer que dos mais rápidos aos mais lentos evitamos atropelamentos e congestionamento.
- Corra sempre e somente com o SEU chip.
- Caso queira retirar o Kit para outra pessoa, somente o faça após passar pelo tapete de chegada.
- Não esqueça: em qualquer corrida, uma base de dados confiável gera um resultado mais confiável e na maioria das vezes isto depende do corredor.

Finalizando, queremos enfatizar que acreditamos que o aprimoramento é um processo, e como tal pressupõe conhecimento, tempo e educação.

Contem com a Corpore porque NÓS contamos com VOCÊS.

Cada qual fazendo a sua parte o Sucesso é inevitável.

Boas Corridas e ao Trabalho!

David Cytrynowicz
Presidente


2002-2024 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH