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10K Samsung Corpore São Paulo Classic - Dicas para a prova

11/11/2005, por Corpore

Bem gente, chegou o grande dia!!! Com muita satisfação e alegria deixo aqui algumas dicas e orientações

- PRIMEIRO: devemos separar o perfil dos participantes:
PERFIL 1: SÓ QUERO TERMINAR E PODER FESTEJAR DEPOIS
PERFIL 2: PRETENDO MELHORAR O MEU TEMPO DOS 10Km E ABAIXAR O TEMPO EM COMPARAÇÃO AO ANO ANTERIOR DESTA MESMA PROVA

OBSERVAÇÃO: Independentemente do perfil, lembre-se que para percorrer esta distância - que não é pequena - você deve ter passado por um médico, ter sido orientado por um profissional e treinado para participar desta prova.

VAMOS LÁ:
O Conselho que normalmente passo para os meus alunos é que sempre preparem uma estratégia de corrida. Por exemplo:
1. Faça um reconhecimento no percurso alguns dias antes ou até mesmo na véspera da prova. Isso é importante para você fixar em sua mente alguns pontos importantes como subidas, descidas, distâncias, etc. e saber onde fica pelo menos a metade do percurso.
2. Durante o reconhecimento marque alguns pontos do percurso tipo:
- No Km 2 iremos próximo à Sede da Corpore;
- No Km 5 estaremos na metade do percurso, na entrada do Túnel da Justiça;
- No Km 7 estaremos retornando à Av República do Líbano passando pelo Parque do Ibirapuera;
- No Km 9 estaremos próximo do Monumento do Obelisco e é claro
- No Km 10 O PONTO DE CHEGADA e SÓ ALEGRIA!!!

VOCÊ DEVE ESTAR SE PERGUNTANDO PARA QUE EU DEVO RECONHECER O PERCURSO???
É simples: se você tem uma referência de alguns pontos de onde você está (ou seja, a distância que ainda falta para terminar) controlará o seu ritmo de corrida (poupando ou acelerando) de acordo de como esteja se sentindo durante a prova e possa terminá-la.

SUGESTÃO DE COMO CORRE-LA!!!
Por ser uma prova de característica rápida, sugiro que a divida em 3 etapas de 3Km ou de 2 Etapas de 5Km.

1. 3 etapas de 3Km:
- Tente correr os primeiros 3Km num ritmo mais tranqüilo tipo 50 a 60% das suas condições;
- Dos 3Km aos 6Km aumente um pouco mais o ritmo (60 a 70%), mas ainda poupando para a última etapa final
- Dos 6Km em diante você acabou de sair da subida do Túnel da Justiça. Mantenha o seu ritmo aproximadamente 70 a 80% e no últimos Km tente ir aumentando progressivamente até a chegada ou pelo menos mantenha até o fim. Eu costumo falar que o último Km é aquela caixinha de energia que temos dentro de cada um que a gente busca forças internas, ou seja, é pura emoção e vontade de chegar ao final!

2. Em 2 etapas de 5Km
- Tente correr os primeiros 5Km num ritmo mais tranqüilo por causa das duas variáveis leves de descidas e de subidas no Km 2 e 5. Observado a altimetria vocês podem notar que enfrentarão aclives leves nos últimos 5Km e somando o tempo já corrido, o cansaço, a temperatura e o ritmo/velocidade da sua corrida na primeira metade, tudo isso poderá trazer muito cansaço e você pode ficar sem energia nos últimos 5Km.
Em resumo, na minha opinião é importante poupar a primeira parte, entrar no ritmo da prova e tentar melhorar a segunda parte ou pelo menos manter um ritmo ideal para terminá-la.
Lembrem-se que esta dica é para quem tenha treinado e perfil de correr controlando o seu ritmo no Frequêncimentro ou no cronômetro para verificar ritmo por Km.

Procurem dormir mais cedo na véspera da prova e se alimentar adequadamente de acordo com as orientações de um profissional.

TENHO CERTEZA QUE IRÃO FAZER UMA EXCELENTE PROVA E VIBRAR COM SUA MEDALHA!!!

PARABÉNS A TODOS
VANDERLEI CARLOS SEVERIANO “BRANCA”
Professor da EQUIPE BRANCA ESPORTES


Saiba mais sobre o evento



 
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