Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Nenhum trabalho é feito apenas por um e sim por muitos


1- Sobre atendimento médico em corridas de rua

Temos notado um crescente número de adeptos a esta modalidade de atividade física, não só por ser uma atividade de habilidades fechadas (movimentos repetitivos durante o exercício), mas também pela facilidade com que se pode praticar tal esporte.

O número crescente de iniciantes leva-nos a tomar cuidados especiais. Os corredores mais experientes já sabem, pela prática diária e contínua, quais os limites a serem respeitados durante uma prova, entretando não é o que ocorre com os menos experientes.

Estatisticamente temos no panorama da corrida um caso fatal a cada 100.000 corredores, porém nunca sabemos com antecedência onde poderá ocorrer tal fatalidade. Como diretor médico de corridas de rua, devemos aliar nossos conhecimentos à organização de estrutura e logística médica, para que possamos dar suporte prévio a qualquer intercorrência médica durante a prova, pois uma festa, deve acabar em festa.

2- Ações preventivas

Prevenir é sempre melhor que remediar, portanto, várias ações foram feitas para minimizar ocorrências médicas graves durante a prova. Nosso presidente - Dr. David Cytrynowicz – vem sempre incentivando e apoiando as ações médicas da Diretoria Médica da Corpore. Desta forma, estudo recente realizado nos parques de São Paulo, Sorocaba, Campinas e Santos - pela equipe Care4You-Corpore - demonstrou o percentual das patologias médicas associadas aos corredores que estavam iniciando neste esporte. Tais dados estatísticos tem orientado o planejamento da logística médica das nossas provas.

Desta forma, a introdução da equipe de para-médicos Care4You-Lookouts tornou-se uma figura imprescindível nas nossas corridas. Treinados em ABLS, portando radio-comunicadores e DEAs (desfibrilador externo automático – Lifepak Cr Plus), o Care4You-Lookout tem sido a tranquilidade dos corredores que sofrem alguma ocorrência no percurso entre as ambulâncias UTIs.

Esta equipe, além de pronto-socorristas, são Professores de Educação Física e Esporte, característica que atribue à eles a real consciência da atividade física praticada de forma correta e segura.

Nas nossas últimas duas provas – Nike e Samsung – introduzimos esta tecnologia portátil acompanhada da logística de deslocamento dos Lookouts diferente das provas anteriores, pois como sempre, queremos cuidar de cada passo dado pelo corredor, e se possível, prever a melhor forma de cuidar

Dr. Milton Mizumoto
Diretor Médico da Corpore



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Milton Mizumoto

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH