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VI Ilhabela Corpore Terra & Mar - Regulamento

23/02/2006, por Corpore

ÍNDICE

01 - Das inscrições
02 - Da Largada e do Tempo Máximo para conclusão
03 - Do Revezamento
04 - Do funil
05 - Da Transição Terra - Mar - Terra
06 - Do (a) Nadador (a)
07 - Do (a) Corredor (a)
08 - As Equipes
09 - Substituições
10 - Durante o Percurso
11 - Da premiação
12 - Trânsito e Suporte
13 - Penalidades
14 - Congresso Técnico
15 - Disposições Finais


Programação:


19 de Maio de 2006
- 14 às 19 horas
– Bolsão ao lado da Secretaria de Turismo de Ilha Bela, o mesmo bolsão ao lado da Escola de Vela BL3.
- Entrega dos kits aos participantes
- Divulgação dos horários de largada das equipes

20 de Maio de 2006
- largada
– 4:00 horas
- Bolsão ao lado da Secretaria de Turismo de Ilha Bela, o mesmo bolsão ao lado da Escola de Vela BL3: Largada das 1ªs Equipes

A solenidade de premiação das equipes deverá ser definida no Congresso Técnico que será realizado no dia 06 de Maio de 2006.



01 - DAS INSCRIÇÕES:
Deverão ser feitas na sede da Corpore ou pela Internet (www.corpore.org.br) a partir de 01 de março de 2006 até o dia 20 de março de 2006, em sua primeira fase. Quando feitas na sede da Corpore, serão nos dias e horários de expediente.

Só serão aceitas as inscrições com a identificação completa, absolutamente correta, de todos os atletas da equipe (dados completos da ficha de inscrição) com a informação do melhor tempo de cada um na distância de 10Km no ano de 2005 ou de outra próxima caso não tenha corrido esta distância no último ano. Se você quiser agilizar a sua inscrição, traga as fichas preenchidas ou use o sistema pela internet.

Disponibilizaremos na primeira fase das inscrições vagas para 100 (cem) equipes, que ultrapassadas seguirão os seguintes critérios de seleção.

#
Quantidade
Critério
Regra
1 60 equipes Participação nas Edições de 2001 a 2005 da Prova de Ilhabela
(fidelidade à Prova)
Para cada atleta / participação em prova anterior será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos totais obtidos.
2 20 equipes Anuidades Recolhidas
Desde 2000
(fidelidade à Corpore)
Para cada anuidade paga por atleta inscrito será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos totais obtidos.
3 20 equipes Geral

(oportunidade para novos participantes)

das equipes que excederem os limites dos dois itens acima, mais as que não tenham nenhum atleta que se enquadrem nos dois itens (1 e 2), irão participar de um sorteio em data e local a ser informado.


Terão os mesmos direitos todas as equipes inscritas dentro do prazo estipulado e que tenham cumprido com todas as exigências regulamentares das inscrições. As equipes inscritas que não forem sorteadas e em conseqüência ficarem fora do evento, terão os valores pagos nas inscrições devolvidos.
Obs. A anuidade Corpore não será devolvida em hipótese alguma.

ATENÇÃO: Este ano estaremos confeccionando número de peito já inserido a foto do atleta, portanto é imprescindível uma foto 3X4 de todos os participantes (com o nome escrito no verso). Estas fotos deverão ser entregues impreterivelmente até 17 de Abril. Esta é também a data limite para a entrega da ordem dos corredores da equipe (quem será o corredor 1, 2, 3, 4, 5, reservas e nadador).

A idade mínima para participação na prova é de 18 anos completos até o dia da prova. Para os nadadores será permitida a inscrição para maiores de 15 anos completos até o dia da prova. Aos nadadores menores de 18 anos é obrigatória a apresentação da autorização do responsável, por escrito e com firma reconhecida. Estes não concorrerão à premiação do atleta mais jovem.

No ato da inscrição,TODOS os participantes, inclusive o (a) nadador (a) e o(a) reserva opcional, devem estar rigorosamente em dia com a anuidade de associado Corpore, com validade mínima até 31 de Maio de 2006, podendo associar-se no ato da inscrição.
Preço por atleta inscrito: R$ 100,00 (cem reais). Preço associação Corpore R$ 50,00 (cinqüenta reais).
Incluso na inscrição: camiseta do evento, medalha de participação, identificação para os dois veículos obrigatórios de cada equipe, número de peito com foto do atleta, premiação conforme item específico, hidratação dos corredores somente nos trechos de Castelhanos e Jabaquara (extremo norte) e Borrifos (extremo sul).
Não haverá, em hipótese alguma, reserva de inscrições.
Em caso de desistência do atleta, não haverá devolução do valor da inscrição.
OBS. Cada atleta só poderá ser inscrito em uma única equipe.
São limitadas em até 100 (cem) equipes, abertas para inscrição mais equipes convidadas a critério da Organização.



 

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02 - DA LARGADA E DO TEMPO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO:
No dia 20 de Maio de 2006 às 04:00 horas será dada a largada das 1ªs equipes. Sucessivamente, as demais equipes largarão em intervalos regulares. A ordem das equipes será conhecida quando da retirada do kit, na tarde da véspera, dia 19 de Maio, ou antes a critério da organização.
O tempo máximo de conclusão do percurso integral será de 12 horas, contadas a partir da largada de cada equipe

Nota importante: Caso exista uma discrepância superior a 10%, do tempo informado pelas equipes de performance dos corredores, ficará a critério da organização uma punição ao tempo total da equipe ou a não obrigatoriedade de aguardar o tempo das 12hs regulamentares para o fechamento dos postos de cronometragem da prova. A não obrigatoriedade em aguardar às 12 horas regulamentares também se aplica à equipe que fez substituições nos 15 dias que antecederam a prova.


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03 - DO REVEZAMENTO:
Durante o percurso estarão instalados:
- 1 posto de Largada
- 15 postos de revezamento
- 2 postos de transição para terra/mar
- 1 posto de controle da natação
- 3 postos de retorno
- 1 posto de chegada
Todos devidamente sinalizados e informados por mapas, que estão disponíveis no site www.corpore.org.br.

No posto de largada, ao se qualificar, o corredor 1 ou o reserva que fará o primeiro trecho receberá um chip (chipão) que funcionará como o bastão de revezamento da equipe. Após fazer seu trecho, este atleta registrará o seu tempo em um tapete colocado em uma mesa poucos metros antes do funil de revezamento e somente quando chegar no respectivo funil que passará o bastão (chipão) para o próximo corredor. Este procedimento será idêntico em todos os postos, isto é, a cronometragem do tempo do trecho será sempre antes da estrutura de funil onde se dará a liberação do atleta para o trecho seguinte.

O atleta, para validar a sua participação, deverá apresentar-se à organização no posto que inicia o seu trecho, antes de posicionar-se no funil de revezamento, com o número de peito colocado no peito e nas costas que terá a sua identificação, quando então será dada a sua qualificação.

Este procedimento deverá ser repetido em todos os trechos em que o atleta participar.
É obrigatório apresentar-se na identificação com os números oficiais afixados no peito e nas costas.

Todo o corredor receberá no kit três pulseiras identificadas com sua numeração que deverão ser fixadas em seu braço para serem entregues em todos os postos em que o corredor concluir o seu trecho. Os atletas reservas também receberão três pulseiras e os nadadores duas pulseiras.

Tal procedimento é fundamental que seja cumprido, pois será feita a aferição do tempo do atleta, além da confirmação da conclusão do trecho, pelo recebimento das pulseiras - com exceção do último trecho todos juntos.
A passagem do chipão (de atleta para atleta da mesma equipe) será obrigatoriamente feita SEMPRE dentro do funil de revezamento e após a identificação do atleta.
Todo o atleta, quando chegar ao seu destino, além de entregar o chipão ao próximo membro de sua equipe dentro do funil deverá apresentar-se a um elemento da organização que estará no final do funil para confirmação do percurso, sendo desta forma oficializado o seu tempo no trecho, através do recebimento da pulseira de identificação.


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04 - DO FUNIL:
O funil terá largura aproximada de 01 metro e comprimento aproximado de 04 metros, tendo em cada lateral uma fita zebrada que o identifique.

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05- DA TRANSIÇÃO TERRA - MAR - TERRA:
No posto de transição, além da identificação regulamentar do atleta, o(a) nadador(a) será identificado(a) com a pintura do número de sua equipe com tinta pilot no corpo, pela equipe da fiscalização.

A transição do(a) corredor(a) para o(a) nadador(a) deverá ser feita dentro do funil do posto de transição.

O nadador receberá um chip que virá no kit recebido pela equipe. Deverá portá-lo e, após a passagem do chipão do corredor que chega completando o trecho sete, passá-lo sobre o tapete que irá liberá-lo para a natação. A passagem do chip do nadador deve ocorrer somente após a passagem do chipão pelo corredor que completa o trecho sete. Deste ponto o atleta se dirige ao ponto de início da natação na praia onde está instalado um Posto de controle.

O corredor do trecho sete deverá, após a liberação do nadador, entregar o chipão ao corredor que fará o trecho 8, que se inicia após o nadador completar a perna 1 da natação. O corredor do trecho 8 ficará aguardando o nadador completar o seu trecho e deverá passar o chipão antes de iniciar o seu trecho, mas somente após o nadador registrar o seu tempo com o seu chip.

Na segunda perna da natação o procedimento é idêntico, sendo que o nadador passará o chip e iniciará sua prova, após a passagem do chipão pelo corredor 15.
O corredor que completou o trecho 15, após o registro do seu tempo pelo chipão, deverá entregá-lo a um monitor da organização que estará no final do funil.

Na segunda "perna" de natação o nadador deverá, após a conclusão do seu trecho, passar o chip no tapete do posto 16 quando dentro do funil estarão aguardando-o os 5, (6),(7), corredores da sua equipe, já devidamente validados para percorrerem juntos os últimos 2.800 metros em direção à Vila, RETORNANDO À BL3, onde estará o pórtico da chegada.
O nadador deverá entregar o seu chip quando terminar o trecho 16 todos juntos a um monitor da organização.
O tempo total da equipe será tomado pela passagem do último atleta integrante do grupo sob o Pórtico.
ATENÇÃO: O tempo total do nadador, para efeito de premiação, será contado do posto de transição, onde ele passará o seu chip, aos postos de revezamento número 8 (oito) e 16 (dezesseis) quando também passará o seu chip após a conclusão de seus trechos. O tempo de transição faz parte do tempo total da natação.

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06 - DO (a) NADADOR (A):
Não será permitido ao nadador(a), o uso de nadadeira, palmar ou snorkel.

A roupa de borracha é permitida, ficando a critério do participante seu uso.
Qualquer auxílio recebido pelo(a) nadador(a) durante o trecho de natação, resultará em desclassificação.

Será obrigatório o uso de touca em cor de fácil identificação no mar (cores luminosas, como amarelo, laranja, verde-limão, etc).

Será obrigatória a marcação do número da equipe e do(a) nadador(a) em tinta pilot no corpo do atleta antes da colocação de qualquer óleo, substância protetora. Se usar roupa de borracha, parte do corpo deverá ficar descoberta para pintura de identificação.

O atleta de cada equipe, após a formalidade de validação do revezamento conforme item "Da Transição Terra Mar Terra" , deverá obrigatoriamente contornar as bóias posicionadas no percurso. Ao término de cada volta, o nadador deverá ir até a praia no ponto de onde ele partiu para o mar (na área do posto de controle), repetindo o trecho de natação contornando novamente as bóias do percurso.

Após a natação, o atleta deverá CORRER o último trecho, conforme o Regulamento.

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07 - DO (A) CORREDOR (A):
Em nenhuma hipótese o atleta poderá correr com o dorso nu.
O(a)s corredores(as) deverão usar seu número de peito e das costas durante todo o percurso.
Dobrar, cortar, adulterar a numeração oficial, bem como a não utilização do número, acarretará na desclassificação sumária da equipe.

Atenção: todo o atleta deverá, após conclusão de seu trecho, apresentar-se no final do funil ao fiscal para ratificação de seu tempo através da entrega da pulseira de identificação.

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08 - AS EQUIPES:
Com uma única categoria, as equipes serão compostas por atletas corredores que obrigatoriamente devem ter composição mista, ou seja, no mínimo um componente do sexo oposto aos demais, mais um nadador ou nadadora e um ou dois reservas (homem ou mulher) OPCIONAIS, totalizando no mínimo 06 (seis) e no máximo 08 (oito) atletas. Os reservas poderão substituir tanto os corredores como o nadador.

Atenção: Somente atletas inscritos como reservas poderão substituir tanto os corredores como também o nadador. Portanto não será permitido que outro atleta que não seja os inscrito como reserva substitua qualquer outro, tanto corredor como nadador.
Os atletas reservas estarão limitados a correrem, no máximo, três trechos ou nadarem dois trechos, mais o trecho 16 todos juntos.
O atleta inscrito como reserva que substituir o nadador não poderá ter já corrido qualquer trecho antes.

Cada equipe deverá indicar um Coordenador que será o responsável perante a Organização, sendo o único interlocutor junto à mesma.
O Coordenador poderá ser um dos atletas participantes ou alguém indicado pela equipe.
É obrigatória a participação do Coordenador de cada equipe no Congresso Técnico onde deverá assinar um livro de presenças e receberá as informações finais e completas relativas ao evento.
O não comparecimento do Coordenador da equipe no congresso técnico desabilita a equipe a quaisquer reivindicações no dia da prova.

As equipes serão responsáveis por toda alimentação, hidratação, proteção e segurança dos corredores em cada trecho, assim como pela integridade física de seus atletas.


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09 - SUBSTITUIÇÕES:
Antes do início da prova:

Serão aceitas substituições de atletas sem qualquer ônus até o dia 17 de Abril na sede da Corpore. Depois desta data, qualquer substituição acarretará uma nova inscrição (R$ 100,00 por inscrição). Estas deverão ser ratificadas pela organização. O atleta substituto deverá preencher TODOS os requisitos de inscrição regulamentares, bem como apresentar toda a documentação, inclusive foto, no ato da substituição. Até o dia 17 de Maio, as mudanças deverão ser feitas na sede da Corpore. Depois desta data, somente das 12 horas às 17 horas do dia 19 de Maio, na Ilha Bela.
As mudanças de ordem dos corredores após 28 de Abril terão um custo de R$ 150,00, independente do número de alterações, motivado pela total mudança na logística da prova e confecção de materiais de apoio do dia do evento.

Após o início da prova:
As substituições deverão ocorrer sempre no Posto de Revezamento anterior ao trecho interrompido.
O atleta substituto deverá ser obrigatoriamente um atleta inscrito como reserva e estar com o seu número de peito colocado tanto no peito como nas costas e fazer sua qualificação normalmente.
Quando da identificação, o atleta que substitui deverá cumprir integralmente os procedimentos de qualificação, isto é, apresentar-se no posto com seus números de peito fixados tanto no peito como nas costas para estar autorizada sua participação e aguardar a chegada do corredor de sua equipe.
Nota: Não haverá mais a necessidade de correr com o número do atleta que esteja sendo substituído somente com os seus próprios números no peito e nas costas.
O nadador ou nadadora, em hipótese nenhuma, poderá substituir qualquer corredor, inclusive o reserva que já tenha substituído o nadador (a).
Quem for substituído poderá retornar para a Prova.
Caso haja uma substituição não prevista no regulamento, a equipe terá seu tempo informado de forma extra-oficial e não concorrerá às premiações previstas no regulamento para equipes, somente seus atletas participam das premiações individuais.


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10 - DURANTE O PERCURSO:
O CHIPÃO deverá estar sempre de posse do atleta que estiver correndo, sendo a troca obrigatoriamente efetuada dentro do funil nos postos de revezamento.

Todo atleta que estiver correndo deve afixar de maneira visível o seu número oficial no peito e nas costas da camiseta ou top.


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11 - DA PREMIAÇÃO:
Ao término da prova, todos os atletas regularmente inscritos que participarem do evento receberão medalha alusiva.
O local da premiação especial será definido no Congresso Técnico que será realizado no dia 06 de Maio de 2006. Os troféus serão entregues conforme regras abaixo:
Troféus individuais:
12 (doze) troféus trecho Castelhanos:
- 1º, 2º e 3º lugar masculino e feminino de atletas até 39 anos.
- 1º, 2º e 3º lugar masculino e feminino atletas de 40 anos em diante.
2 (dois) troféus por idade :
- 1 troféu para o(a) atleta mais jovem.
- 1 troféu para o(a) atleta mais idoso.
12 (doze) troféus para a Natação (soma do tempo das duas "pernas"):
- 1º, 2º e 3º lugar masculino e feminino de atletas até 39 anos.
- 1º, 2º e 3º lugar masculino e feminino de atletas de 40 anos em diante.
88 (oitenta e oito) troféus para as equipes:
- Classificação geral: 1o ao 5o lugar
- Classificação por faixa-etária: Idade média das equipes consideradas em 31 de Dezembro de 2006.
- Até 39 anos: 1o ao 3o lugar
- 40 anos em diante: 1o ao 3o lugar
Serão premiadas todas as equipes do primeiro ao quinto lugar na categoria geral, primeiro ao terceiro lugar nas duas faixas-etárias, através de todos os participantes, inclusive os reservas opcionais. Para que eles(as) tenham direito aos seus troféus de equipe, deverão obrigatoriamente ter concluído o percurso com os atletas conforme o regulamento e que tenham corrido os seus trechos exatamente na ordem da inscrição da equipe, ou seja, tenham cumprido os seus três trechos regulamentares, o nadador(a) os seus dois trechos e todos juntos até o final (no mínimo 06 atletas, incluindo sempre o nadador), conforme a ordem da inscrição. No caso do nadador não concluir algum dos seus trechos, será computada à equipe o pior tempo da respectiva "perna" mais uma penalidade de 10 (dez) minutos. O nadador, no entanto, deverá se apresentar regularmente para a transição.
Caso isto não ocorra, a equipe terá seu tempo computado extra-oficialmente e seus integrantes concorrerão aos troféus individuais, ficando a equipe desqualificada para efeito de premiação geral.

ATENÇÃO :
Todas as equipes deverão ter pelo menos 3 (três) trechos INDIVIDUAIS corridos por atleta de sexo oposto à maioria de sua equipe. Caso contrário, a equipe será desclassificada concorrendo apenas aos prêmios individuais. Também correr o trecho final com no mínimo seis (6) atletas sendo um obrigatoriamente o nadador que concluiu o trecho 2 da natação, caso contrário à equipe será penalizada com o pior tempo do último trecho mais 10 minutos.

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12 - TRÂNSITO E SUPORTE:
OBSERVAÇÃO :
O trânsito no dia do evento estará fluindo normalmente (aberto aos veículos em todo o percurso da prova), isto é, a corrida acontecerá em meio às condições normais de trânsito das ruas e estradas do município. Apesar de todas as medidas de segurança tomadas pelos órgãos oficiais que apóiam o evento (Serviço municipal de trânsito, PM-Ostensivo do trânsito, PM-Polícia Ambiental, PM- Bombeiros e outros), decorrem do acima exposto os seguintes pontos de absoluta importância:
1. A responsabilidade pela segurança do atleta estará por conta dele próprio e da sua equipe de apoio.
2. Os veículos de apoio deverão respeitar integralmente e durante toda a prova as leis e regulamentos do código nacional de trânsito. Informação importante: a velocidade máxima permitida para veículos em Ilha Bela é de 40 km/h e é proibido o transporte de pessoas na caçamba de caminhonetas.
3. O trânsito local permanecerá aberto durante toda a prova.
4. Os atletas deverão sempre correr na mão de direção do trânsito e SEMPRE protegidos por um veículo da equipe, a exceção quando optar pela calçada, podendo correr dos dois lados da via de circulação.
5. Cada equipe deverá obrigatoriamente providenciar 2 automóveis, que serão devidamente identificados, para servirem como suporte e segurança dos atletas. Um dos automóveis deverá acompanhar o atleta que estiver correndo enquanto o outro providenciará a chegada dos atletas subseqüentes aos respectivos postos de revezamento. É importante o planejamento das equipes: conhecer o percurso com antecedência, se possível no local, ou através de mapa que estará disponível a todas as equipes no site da Corpore.
6. As equipes deverão obrigatoriamente informar por escrito no ato da retirada do kit, no dia que antecede a prova, a marca, cor e chapa dos veículos.
7. A responsabilidade pela hidratação, alimentação e outros cuidados necessários dos atletas durante a prova é de cada equipe. Serão exceções os trechos limites de Castelhanos (trecho 9), extremo sul (trecho 4) e extremo norte (trecho 13), onde a organização providenciará suporte e hidratação, uma vez que estes trechos serão vedados à entrada dos veículos das equipes.
Nota: a equipe que for vista pela organização desrespeitando esta norma e acompanhar o corredor nos trechos 4, 9 e 13, terão computado a sua equipe o pior tempo do trecho mais 10 minutos.

TRANSIÇÃO PARA O POSTO DE CASTELHANOS:
Os veículos das equipes conduzirão os atletas até o final do asfalto (aproximadamente 3 km antes do posto de troca). Deste ponto em diante os atletas serão transportados por jipes da organização até o posto de troca, tanto na ida quanto na volta. É proibido o acompanhamento pela equipe de atletas neste trecho; a punição será do pior tempo do trecho mais 10 minutos.

ESTACIONAMENTO DOS VEÍCULOS DE APOIO:
Os veículos não deverão estacionar ou parar, em nenhuma hipótese, em frente ou antes do posto de troca, devendo sempre estacionar no mínimo 50 (cinqüenta) metros após o funil de transição.
Observação: regras especiais de trânsito e estacionamento serão complementadas no Congresso Técnico.

ATENÇÃO REDOBRADA:
Os veículos devem seguir todas as regras de trânsito oficiais.
Ocorrendo um ligeiro engarrafamento de trânsito que impeça o avanço do veículo escolta do atleta é importante que o motorista mantenha a calma pois logo adiante retomará a posição.
Quem não pode perder tempo é o atleta. O veículo não está competindo.
Não estacione em filas duplas evitando bloquear entradas ou saídas e locais proibidos.

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13 - PENALIDADES:

Será desclassificada a equipe que não comparecer com os dois veículos.

Serão consideradas faltas para penalização as infrações de trânsito e de circulação de veículos que impeçam, atrapalhem ou prejudiquem o fluxo de corredores e/ou automóveis de outras equipes. Estas faltas serão punidas com múltiplos de 10 minutos de acréscimo ao tempo total da equipe, bem como ao tempo individual do atleta no trecho, podendo em caso de falta grave chegar à desclassificação da equipe, sempre a critério exclusivo do diretor de prova e da organização.


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14 - CONGRESSO TÉCNICO:
Data: 06 DE Maio de 2006
Local: Câmara Americana de Comércio (AMCHAM)
Horário: 15:00hs
Obrigatória a participação dos Coordenadores ou Representantes técnicos de todas as equipes.

Objetivo: alinhamento de todas as informações, ajustes finais relativos a regulamento e condições da Prova.
O não comparecimento do Coordenador ao Congresso Técnico desabilita a equipe a quaisquer reivindicações no dia da prova.
É importante que além do coordenador todos os integrantes da equipe estejam presentes para maior conhecimento de todos os aspectos da prova.

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15 - DISPOSIÇÕES FINAIS:
Qualquer situação não mencionada neste regulamento será decidida pela Organização.
Reivindicações deverão ser entregues por escrito até às 21 horas do dia 20 de Maio de 2006, pelo coordenador da equipe que tenha participado do Congresso Técnico, ao Diretor da Prova.
Se no dia da prova as condições de terreno ou climáticas não forem favoráveis e possam por em risco, mesmo que minimamente, a integridade dos atletas, a organização poderá alterar a seu critério o percurso terrestre ou marítimo.
No caso de mudança, ficarão garantidas as regras uniformizadas para todas as equipes.

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