Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Iguatemi Campinas 11K - Veja como foi

25/03/2007, por Marcel Trinta

Resultados
Premiação
Dados
Galeria de fotos

A bela noite de sábado na cidade de Campinas já mostrou que a manhã de domingo seria de céu limpo e sol forte. Logo às 7h da manhã do dia 25 de março já víamos um céu azul com o sol abrilhantando a 3ª edição da Iguatemi Campinas 11K.

E logo cedo os primeiros atletas chegavam para utilizar o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas e poder fazer os últimos ajustes, preparações e alongamentos para participar do evento que, nessa edição, foi o maior já realizado, com mais de 3.300 atletas inscritos e inscrições encerradas com quase uma semana antes da realização da prova.

As duas opções de percurso, 11km e 6,3km, exigiam muito dos atletas com muitas subidas e descidas disputadas por largas e belas avenidas da cidade de Campinas e, por isso, um bom aquecimento/alongamento era necessário.

Para ajudar, um aquecimento muito animado comandado pelo professor Dado, do Fleury, e com a participação em massa dos inscritos foi comandado do palco do evento. Aos poucos, os atletas eram liberados a se posicionar na largada.

Posicionados e aquecidos, exatamente às 9h a buzina soou e os atletas partiram juntos. O começo da prova foi muito rápido e logo se formou um pelotão de frente. Com os 6 postos de água distribuídos pelo percurso, a organização do evento permitiu que os atletas pudessem fazer boa hidratação minimizando os efeitos do calor. Bandas durante o percurso animavam os atletas que forçavam o ritmo para conseguir uma boa marca ou se esforçavam para completar bem esse desafio.

Quando a prova se dividiu entre os dois percursos, os dois primeiros colocados do pelotão de frente seguiram para os 6,3km e o 3º colocado seguiu para o percurso maior. Este era Marcio Ribeiro da Silva, segundo colocado na edição de 2006, que perdeu a primeira posição nos quilômetros finais para Adriano Bastos. Essa disputa foi repetida nessa terceira edição da prova, mas dessa vez Marcio manteve o ritmo e conseguiu vencer a prova, inclusive obtendo o recorde da prova, com 00:34:33. “Procurei imprimir um ritmo forte desde o começo mas guardando forças para o final que é a parte mais dura, a partir do 8º até o 11º quilometro”, disse o vencedor com apenas 6 segundos de vantagem sobre Adriano Bastos, o segundo colocado.

A disputa masculina nos 6,3m também foi forte e o primeiro colocado, Robison Alves chegou com uma vantagem de apenas 7 segundos sobre Luciano Nunes de Lima. “A prova foi brigada o tempo todo. Consegui abrir na subida final e me assustei com a chegada do 2º colocado, que surgiu de repente, mas mesmo assim consegui manter a dianteira”, contou Robison que lembrou que a disputa foi quase que durante o percurso inteiro com Marildo José Barduco, que acabou ficando em 5º lugar. Marildo foi o vencedor da edição de 2006 e, para conseguir o primeiro lugar no pódio hoje, Robison seguiu o ritmo de Marildo e, no final, conseguiu abrir sua vantagem.

Diferente do que aconteceu nas disputas masculinas, entre as mulheres a vitória veio com uma vantagem tranquila. Nos 11km, Elizabeth Esteves de Souza, que ficou 7 meses parada no último ano devido uma lesão na parte posterior da coxa direita, conseguiu vencer com uma vantagem de mais de 2 minutos. “Não imaginei estar tão preparada. É um percurso difícil, o clima estava quente e como eu estou voltando de uma lesão, não imaginava vencer. O gosto dessa vitória é muito bom”.

Nos 6,3km, Simone Alves da Silva, que sempre freqüenta os pódios dos eventos Corpore, não deixou por menos em Campinas e ficou em primeiro lugar com mais de um minuto e meio de vantagem sobre a segundo colocada. “É uma prova com muita subidas e não esperava ganhar, pois não estava bem ontem. Saí liderando desde o começo pra ver o que acontecia. Segurei o ritmo e deu certo”, contou a atleta que ainda afirmou que a prova foi fácil.

Durante a premiação dos primeiros colocados, o estacionamento do Shopping Iguatemi Campinas, onde foi montada a arena, permaneceu lotado de atletas que, após completar o percurso e retirar o seu kit, aguardavam pelo sorteio de brindes, premiação geral, premiação das equipes com troféu transitório e a premiação com viagem para Nova York.

Quando chegou a hora da premiação de Nova York, as equipes que ainda aguardavam o resultado pareciam que sabiam que estavam fortes e vieram para ganhar, pois acabaram sendo as premiadas. Top Spin /Acrimet / Run e E.C. Tavares foram as duas primeiras no geral. Elektro, que ficou em 4º no geral, foi a primeira de Campinas e também levou sua passagem. Para Luiz Tavares, responsável pela E.C. Tavares, essa vitória é o resultado de uma dedicação maior ainda: “Estamos lutando para vencermos o Ranking Corpore anual, estamos lutando para somar pontos, por isso viemos com nossa equipe completa. Foram dois ônibus lotados. Esse prêmio veio coroar o resultado e qualidade de nossos atletas”. Agora quem vai para a Big Apple ainda é uma dúvida que ele terá de resolver: “Agora é decidir quem vai para lá, quem consegue visto, entre outras coisas, para não perdermos a passagem”.

Ao final do evento, vendo participantes satisfeitos, apoiadores e organizadores felizes com o resultado e sabendo que este foi o maior dentre os três eventos realizados, Ana Paula Fontana, Gerente de Marketing do Iguatemi Campinas e a responsável pela idealização do evento em 2005, era só alegria: “É emocionante ver a prova hoje. Foi a melhor de todas as edições inclusive pelo envolvimento da cidade onde vimos as pessoas nas ruas, nas sacadas, nos prédios. Essa é uma festa da cidade que vai cada vez ter mais brilho, prêmios, participantes... É só anotar que ano que vem estaremos aqui. Comecem a treinar.”

Premiação

11km

Marcio Ribeiro da Silva Sergel Sports
00:34:33
Adriano Bastos P.Açúcar/ BM&F/ PowerBar/
00:34:39
Urias Yostaque de Lima Top Spin /Acrimet / Run

00:37:49

Celio Falcão Top / Acrimet /Run
00:35:24
Caetano Joaquim dos Santos Top / Acrimet /Run
00:35:28
Elizabeth Esteves de Souza VO2/ GATORADE/ ADIDAS
00:40:49
Flaviana Ferreira Chung Adauto Domingues
00:42:52
Adriana Candido de Souza Avulso
00:43:29
Beatriz G do S Nascimento Reebok / FAL
00:44:22
Rosangela Figueredo Silva E.C. Tavares
00:44:40

6,3km

Robison Alves Coperfrango
00:19:30
Luciano Nunes de Lima Baby Sports
00:19:37
Fernando Gomes Trindade Top Spin / Acrimet / Run Tech

00:19:46

Jose Rodrigues da Fonseca Find Yourself/ SEGASP
00:19:59
Marildo José Barduco VO2/ GATORADE/ ADIDAS
00:20:09
Simone Alves da Silva VO2/ GATORADE/ ADIDAS
00:23:30
Eliete G. M. Nicolai Clube Recreativo Sumaré
00:25:08
Ana Luiza dos Anjos Garcez-animal Run For Life / Corpore
00:25:42
Jaciane Barroso Araujo E.C. Tavares
00:26:08
Vivian Oliveira PlayTeam
00:26:31

Premiação Nova York

Categoria Equipe Atletas Pts Qtd. Atletas Pts Soma 10 melhores Total
Geral Top Spin/ Acrimet/ Run Tech
61
3660
7427
6631
Geral E.C. Tavares
50
3000
7177
5871
Campinas* Medley / A Academia
70
4200
3257
5503

*após acertos



 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2020 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH