Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Palestra Alimentação- Nutrição- Veja como foi

28/08/2007, por Marianna Abdo

Com a rotina de treinos dos atletas muitas vezes é difícil manter uma alimentação correta. Pensando sempre no bem estar do corredor a Corpore organizou na noite do dia 24 de setembro uma palestra sobre Alimentação- Nutrição comandada pelo Dr. Carlos Alberto Werutsky. O evento teve por objetivo auxiliar os atletas na escolha correta da alimentação e da importância da nutrição. “Chamei a atenção para os cuidados que o atleta tem que tomar com a alimentação e a hidratação e dar as diretrizes que orienta o quanto de líquido e de sais os atletas deveriam receber antes e após as provas”, disse Werutsky.

Para tornar mais fácil o entendimento do público, Dr. Carlos enfatizou a diferença entre alimentação e nutrição. “Alimentação é a escolha do alimento, já a nutrição começa no momento que eu engulo esse alimento é a forma como o meu corpo vai processar esse alimento. Nutrição é mais individual”, explica o palestrante.

A importância da alimentação correta, bem como da hidratação ou reidratação para o praticante de corrida de rua foi ressaltada várias vezes durante a palestra. Segundo o Dr. Carlos a corrida é uma das práticas esportivas mais desgastantes e que mais exigem cuidados com alimentação e hidratação, os danos que o excesso de perda de peso durante essas provas pode trazer para o atleta vão além das câimbras e dores musculares. A falta de hidratação durante a prova pode ocasionar tontura, podendo causar a queda do corredor.

O evento trouxe dicas de alimentação para os que praticam esporte de resistência e procurou mostrar a importância da ingestão de certos alimentos para se correr com conforto uma maratona.

Dr. Carlos elogiou a iniciativa da Corpore em promover esse tipo de evento. “É muito importante essa promoção da Corpore para que os corredores de rua que estão sujeitos a temperaturas altas, a umidade relativa do ar alta, a poluição, a muito ruído entendam o que é uma alimentação e uma hidratação adequada para essas situações adversas do meio”, disse.

O evento foi exclusivo para associados Corpore e contou com a presença não só de corredores, mas também de profissionais da área. “Atividades como estas mostram a importância da nutrição, não só para os atletas, mas para a sociedade em geral, para que a gente presteatenção não pensar só no treino, mas na alimentação, para melhorar a qualidade da performance em geral”, disse a nutricionista Gabriela Schramm que compareceu ao evento.

A linguagem da palestra foi bem clara, buscando informar e tirar dúvidas de profissionais da área e leigos, além de atender tanto os corredores que correm 10km como os que correm uma maratona. Rita de Cássia disse já ter comparecido a palestras, treinos técnicos e provas organizadas pela Corpore e elogiou: “Essa atitude da Corpore fecha o circulo. É realmente muito boa essa estrutura não só na promoção de corridas, mas complementando, dando respaldo ao corredor”.

Dr. Carlos participará do XI Congresso Brasileiro de Nutriologia realizado dos dias 12,13 e 14 de Setembro no Maksoud Plaza Hotel. No dia 13, Dr. Carlos irá compor um debate sobre nutrologia esportiva com Dr. Milton Mizumoto e Dra. Thirse Escaldo.

Mais informações sobre o Congresso acessar: http://www.abran.org.br/congresso/



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marianna Abdo

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH