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VIII Ilhabela Corpore Terra & Mar - Dados


ÍNDICE

01 - Das inscrições
02 - Da Largada e do Tempo Máximo para conclusão
03 - Do Revezamento
04 - Do funil
05 - Da Transição Terra - Mar - Terra
06 - Do (a) Nadador (a)
07 - Do (a) Corredor (a)
08 - As Equipes
09 - Substituições
10 - Durante o Percurso
11 - Da premiação
12 - Trânsito e Suporte
13 - Penalidades
14 - Congresso Técnico
15 - Disposições Finais
16 - Planejamento


Programação:

Dia Horário Local Atividades
16/05 Das 14 às 22h Bolsão ao lado da Sercretaria de Esportes de
Ilha Bela, ao lado da Escola de Vela BL3
Entrega dos kits;
Divulgação dos horários de largada das equipes
17/05 04 h Bolsão ao lado da Sercretaria de Esportes de
Ilha Bela, ao lado da Escola de Vela BL3
Largada da 1ª equipe
17/05 20 h A ser definido no Congresso Técnico Cerimônia de Premiação

 


01 - DAS INSCRIÇÕES:

Período 12/02/2008 a 31/03/2008 (1ª Fase)
Local Sede (das 9 às 18 de 2ª à Sábado) ou pela Internet (www.corpore.org.br)
Dados Ver ficha de inscrição em:
http://www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_inscricao.asp
Preço R$ 100,00
Exclusiva para Associados Corpore com validade até 31-05-2008. Anuidade R$ 50,00.
Associação pode ser feita no ato da inscrição.
Exceção: Nadador não precisa ser associado da Corpore
Quant. 100 (cem) equipes, que ultrapassadas seguirão os critérios de seleção abaixo:
Idade Corrida: Mínimo de 18 anos completos na data do evento
Nado: Mínimo de 15 anos completos na data do evento com Autorização do Responsável, com firma reconhecida.
Promoção Especial As equipes inscritas para a Prova Ilhabela que se inscreverem para a Prova “Corrida e Bike na Montanha” a ser realizada em 13-09-2008 em Campos do Jordão terão um desconto de 20% na inscrição da Prova de Campos.
Atletas que participarem das 2 Provas (Ilhabela e Campos do Jordão) receberão uma terceira medalha comemorativa do “Circuito Corpore de Aventura 2008”
Prazo de validade para a promoção: até 17 de maio de 2008


Seleção

#
Quantidade
Critério
Regra
1 60 equipes Participação nas Edições de 2001 a 20067 da Prova de Ilhabela
(fidelidade à Prova)
Para cada atleta / participação em prova anterior será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos totais obtidos.
2 20 equipes Anuidades Recolhidas
Desde 2000
(fidelidade à Corpore)
Para cada anuidade paga por atleta inscrito será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos totais obtidos.
3 20 equipes Geral

(oportunidade para novos participantes)

as equipes que excederem os limites dos dois itens acima, mais as que não tenham nenhum atleta que se enquadrem nos dois itens (1 e 2), irão participar de um sorteio em data e local a ser informado.


As equipes inscritas que não forem sorteadas e em conseqüência ficarem fora do evento, terão os valores pagos nas inscrições devolvidos.
Obs. A anuidade Corpore não será devolvida em hipótese alguma.

ATENÇÃO: O número de peito terá a foto do atleta. Portanto é imprescindível uma foto 3X4 de todos os participantes (com o nome escrito no verso). Estarão isentos de entregar as fotos os atletas que participaram da prova de Campos do Jordão de 2007, pois já temos as mesmas eletronicamente cadastradas. Estas fotos deverão ser entregues impreterivelmente até 18 de Abril. Esta é também a data limite para a entrega da ordem dos corredores da equipe (quem serão o corredor 1, 2, 3, 4, 5, os reservas e o nadador).

Incluso na inscrição:
• Camiseta do evento,
• Medalha de participação,
• Identificação para os dois veículos obrigatórios de cada equipe,
• Número com foto do atleta (peito e costas),
• Premiação conforme item específico,
• Hidratação dos corredores nos trechos de Castelhanos (extremo leste), Jabaquara (extremo norte) e Borrifos (extremo sul).
• Touca de natação na qual haverá o número da Equipe, ou será pintada no dia da Prova pela Organização.

Não haverá, em hipótese alguma, reserva de inscrições.
Em caso de desistência do atleta, não haverá devolução do valor da inscrição.


São limitadas em até 100 (cem) equipes, abertas para inscrição mais equipes convidadas a critério da Organização.



 

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02 - DA LARGADA E DO TEMPO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO:
No dia 17 de Maio de 2008 às 04:00 horas será dada a largada da 1ª equipe. Sucessivamente, as demais equipes largarão em intervalos regulares.
O tempo máximo de conclusão do percurso integral será de 12 horas, contadas a partir da largada de cada equipe. Exemplo: Equipe que largar às 05h30 terá que concluir a prova no máximo até 17h30

Nota importante: Caso exista uma discrepância superior a 10% do tempo informado pelas equipes em relação à performance dos corredores, ficará a critério da organização uma punição ao tempo total da equipe ou a não obrigatoriedade de aguardar o tempo das 12hs regulamentares para o fechamento dos postos de cronometragem da prova. A não obrigatoriedade em aguardar às 12 horas regulamentares também se aplica à equipe que fez substituições nos 15 dias que antecederam a prova.


Natação: se o nadador, a critério exclusivo da organização, estiver sem condições ou com problemas para terminar o percurso, ele poderá, ser auxiliado para sair da água, ou até mesmo ser retirado para sua segurança, recebendo o tempo do último nadador mais 10 minutos.


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03 - DO REVEZAMENTO:
Durante o percurso estarão instalados:
- 1 posto de Largada (corredores)
- 1 posto de Largada (nadadores trecho 1)
- 15 postos de revezamento
- 1 posto de transição para terra/mar
- 1 posto de controle da natação
- 3 postos de retorno
- 1 posto de chegada
Todos devidamente sinalizados e informados por mapas, que serão fornecidos às equipes.

No posto de largada, ao se qualificar, o corredor 1 ou o reserva que fará o primeiro trecho receberá um chip que funcionará como o bastão de revezamento da equipe. Após fazer seu trecho, este atleta registrará o seu tempo em um tapete colocado em local sinalizado poucos metros antes do funil de revezamento e somente quando chegar ao respectivo funil que passará o chip para o próximo corredor. Este procedimento será idêntico em todos os postos, isto é, a cronometragem do tempo do trecho será sempre antes da estrutura de funil onde se dará a liberação do atleta para o trecho seguinte.

O atleta, para validar a sua participação, deverá apresentar-se à organização no posto que inicie o seu trecho, antes de posicionar-se no funil de revezamento, com o número de peito colocado no peito e nas costas que terá a sua identificação, quando então será dada a sua qualificação.

Este procedimento deverá ser repetido em todos os trechos em que o atleta participar.
É obrigatório apresentar-se na identificação com os números oficiais afixados no peito e nas costas.

Todo o corredor receberá no kit três pulseiras identificadas com sua numeração que deverão ser fixadas em seu braço para serem entregues a um monitor em todos os postos em que o corredor concluir o seu trecho. Os atletas reservas também receberão três pulseiras e os nadadores duas pulseiras.

Tal procedimento é fundamental que seja cumprido, pois será feita a aferição do tempo do atleta, além da confirmação da conclusão do trecho, pelo recebimento das pulseiras - com exceção do último trecho todos juntos. Este procedimento é de responsabilidade do atleta que conclui o trecho, portanto não será aceita a justificativa de que não foi procurado por nenhum monitor para que cumprisse com esta determinação.

A passagem do chip (de atleta para atleta da mesma equipe) será obrigatoriamente feita SEMPRE dentro do funil de revezamento e após a identificação do atleta.

 


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04 - DO FUNIL:
O funil terá largura aproximada de 01 metro e comprimento aproximado de 04 metros, tendo em cada lateral uma fita zebrada identificando-o.

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05- DA TRANSIÇÃO TERRA - MAR - TERRA:
No posto de transição e no local de largada do primeiro trecho da natação, além da identificação regulamentar do atleta, o (a) nadador (a) será identificado (a) com a pintura do número de sua equipe, com tinta pilot, no corpo pela equipe da fiscalização e pela touca oficial do evento que terá o numero da equipe nela ou marcado no dia do evento.

O primeiro trecho de natação será feito de forma simultâneo por todos os nadadores MASCULINOS com início previsto as 9:00 horas do dia 17 de maio E AS MULHERES LARGARÃO CINCO MINUTOS DEPOIS em um trecho que terá 2.000 metros. A distância do primeiro trecho poderá ser alterada sempre para menor dependendo das condições climáticas apresentadas.

Caso alguma mulher largue com os homens será desclassificada, pois nadar com os homens equivale a receber pace, e seu tempo não será considerado, e ficando sujeita ao regulamento.

É importante que os nadadores cheguem ao local de largada deste primeiro trecho com no mínimo 1 hora de antecedência, pois é necessário ser feita sua qualificação além de todas as informações do trecho a ser percorrido que também dependerá das condições climáticas do momento.

A transição do (a) corredor (a) para o (a) nadador (a) no segundo trecho deverá ser feita dentro do funil do posto de transição.

O nadador receberá um chip e uma touca que virão no kit recebido pela equipe. Deverá portá-los nos dois trechos.

No segundo trecho após a passagem do chip do corredor que chega completando o trecho (15) quinze, o nadador deverá passar o seu chip sobre o tapete que irá liberá-lo para a natação. A passagem do chip do nadador deve ocorrer somente após a passagem do chip pelo corredor que completa o trecho (15) quinze. Deste ponto o atleta se dirige até o ponto de início da natação na praia onde está instalado um Posto de controle.

O corredor do trecho quinze, após a liberação do nadador, entregará o chip a um coordenador da organização que estará no final do funil. Este procedimento também é de responsabilidade do corredor, pois toda a cronometragem da equipe esta registrada neste chip.

Na segunda "perna" de natação o nadador deverá, após a conclusão do seu trecho, passar o chip no tapete do posto 16 quando dentro do funil estarão aguardando-o os 5, (6), (7), corredores da sua equipe, já devidamente validados para percorrerem juntos os últimos 2.800 metros em direção à Vila, RETORNANDO À BL3, onde estará o pórtico da chegada.

O nadador deverá entregar o seu chip quando terminar o seu segundo trecho de natação largando para o trecho (16) todos juntos a um monitor da organização.
O tempo total da equipe será tomado pela passagem do último atleta integrante do grupo sob o Pórtico.

Tempo total do nado:
Soma dos tempos de Perna 1 + Perna 2

Onde:
Perna 1 = tempo nos 2.000 metros independentes
Perna 2 = tempo nos 500 metros dentro do Revezamento, apurado pela diferença entre:
Chegada do nadador no Posto 16 – Largada do nadador no Posto 15




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06 - DO (a) NADADOR (A):
Não será permitido ao nadador (a), o uso de nadadeira, palmar ou snorkel.
A roupa de borracha é permitida, ficando a critério do participante seu uso.
Qualquer auxílio recebido pelo (a) nadador (a) durante o trecho de natação, resultará em desclassificação.

Será obrigatório o uso da touca fornecida pela organização com o numero da equipe nela.

Será obrigatória a marcação do número da equipe do (a) nadador (a) em tinta pilot no corpo do atleta antes da colocação de qualquer óleo, substância protetora. Se usar roupa de borracha, parte do corpo deverá ficar descoberta para pintura de identificação.

O atleta de cada equipe, após a formalidade de validação do revezamento conforme item "Da Transição Terra Mar Terra", deverá obrigatoriamente contornar as bóias posicionadas no percurso na ordem e no sentido definido pela organização.

Caso altere o percurso, ou o faça em sentido contrário poderá voltar e fazê-lo na ordem correta.

Em não o fazendo será desclassificado, ou receber o tempo do ultimo a terminar o percurso mais 10 minutos, a critério da organização.
Após a natação, o atleta deverá CORRER o último trecho, conforme o Regulamento.

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07 - DO (A) CORREDOR (A):
Em nenhuma hipótese o atleta poderá correr com o dorso nu.

O (a)s corredores (as) deverão usar seu número de peito e das costas durante todo o percurso.

Dobrar, cortar, adulterar a numeração oficial, bem como a não utilização do número, acarretará na desclassificação sumária da equipe.

Atenção: todo o atleta deverá, após conclusão de seu trecho, apresentar-se no final do funil ao fiscal para ratificação de seu tempo através da entrega da pulseira de identificação. Este procedimento é de responsabilidade do corredor.



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08 - AS EQUIPES:

Equipe
Regra
Quantidade Um (a) nadador (a); 5 corredores (as), 2 reservas opcionais.
Restrição Cada atleta só poderá ser inscrito em uma única equipe.
Substituição na Prova • Só os atletas reservas podem substituir atletas na Prova.
• Atleta substituído pode retornar à Prova.
• Reserva só poderá substituir nadador (a) se não tiver corrido qualquer trecho antes.
• Atleta reserva só poderá correr no máximo 3 trechos. Substituição sempre no Posto de Revezamento anterior ao trecho interrompido.
• Substituição que não observe estas regras implicará na desclassificação da equipe para as premiações de equipes.
Feminina 100% de atletas do Sexo Feminino
Masculina 100% de atletas do Sexo Masculino
Mista • No mínimo 1 corredor de sexo oposto aos demais que cubra o mínimo de 3 trechos individuais de corrida.
• A cobertura dos trechos poderá ser também feita por Reserva. A regra é a de que no máximo 12 trechos sejam completados pelo sexo com maior quantidade de participantes e o mínimo de 3 trechos pelo sexo com menor quantidade de participantes.
Coordenação Cada Equipe deverá designar um (a) Coordenador (a) que será o único interlocutor perante a Organização. Pode ser um dos integrantes da Equipe ou alguém indicado por ela. Deverá participar do Congresso Técnico – se não participar estará desabilitado para quaisquer reivindicações no dia da prova.
Apoio na Prova Alimentação, Hidratação, Proteção E Segurança Dos Corredores Em Cada Trecho São De Responsabilidade Das Próprias Equipes. E devem escolher nadador que possa completar as distancias confortavelmente


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09 - TROCA DE ATLETAS OU DA ORDEM DOS MESMOS ANTES DA PROVA:



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10 - DURANTE O PERCURSO:
O CHIP deverá estar sempre de posse do atleta que estiver correndo, sendo a troca obrigatoriamente efetuada dentro do funil nos postos de revezamento.

Todo atleta que estiver correndo deve afixar de maneira visível o seu número oficial no peito e nas costas da camiseta ou top.


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11 - DA PREMIAÇÃO:
Ao término da prova, todos os atletas regularmente inscritos que participarem do evento receberão a medalhas do evento.

Para que eles (as) tenham direito aos seus prêmios (troféus) de equipe, deverão obrigatoriamente ter concluído o percurso com os atletas conforme o regulamento e que tenham corrido os seus trechos exatamente na ordem da inscrição da equipe. O nadador (a) deverá cumprir os seus dois trechos e todos juntos até o final (no mínimo 06 atletas, incluindo sempre junto o nadador), conforme a ordem da inscrição. No caso do nadador não concluir algum dos seus trechos, será computada à equipe o pior tempo da respectiva "perna" mais uma penalidade de 10 (dez) minutos. O nadador, no entanto, deverá se apresentar regularmente para a transição.

Caso isto não ocorra, a equipe terá seu tempo computado extra-oficialmente e seus integrantes concorrerão aos troféus individuais, ficando a equipe desqualificada para efeito de premiação geral.

ATENÇÃO:
As equipes mistas deverão ter pelo menos 3 (três) trechos INDIVIDUAIS corridos por atleta de sexo oposto à maioria de sua equipe. Caso contrário, a equipe será desclassificada, concorrendo apenas aos prêmios individuais. Todas as equipes deverão correr o trecho final com no mínimo seis (6) atletas sendo um obrigatoriamente o nadador que concluiu o trecho 2 da natação, caso contrário à equipe será penalizada com o pior tempo do último trecho mais 10 minutos.



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12 - TRÂNSITO E SUPORTE:
O trânsito no dia do evento estará fluindo normalmente (aberto aos veículos em todo o percurso da prova), isto é, a corrida acontecerá em meio às condições normais de trânsito das ruas e estradas do município. Apesar de todas as medidas de segurança tomadas pelos órgãos oficiais que apóiam o evento (Serviço municipal de trânsito, Polícia Militar Ostensivo do Trânsito, Polícia Ambiental, Polícia Militar Bombeiros e outros), decorrem do acima exposto os seguintes pontos de absoluta importância:

1. A responsabilidade pela segurança do atleta estará por conta dele próprio e da sua equipe de apoio.
2. Os veículos de apoio deverão respeitar integralmente e durante toda a prova, as leis e regulamentos do código nacional de trânsito. Informação importante: a velocidade máxima permitida para veículos em Ilhabela é de 40 km/hora, e é proibido o transporte de pessoas na caçamba de caminhonetas.
3. Na Ilhabela são proibidas a utilização de veículos de aluguel, Vans etc. que não sejam registrados pela prefeitura, portanto as equipes que quiserem levar veículos com estas características deverão solicitar na Secretaria de Turismo da Ilhabela autorização. As multas são de valores significativos. O quadriciclo não pode trafegar na estrada podendo o mesmo ser apreendido. Moto não é veiculo de apoio.
3. O trânsito local permanecerá aberto durante toda a prova.
4. Os atletas deverão sempre correr na mão de direção do trânsito e SEMPRE protegidos por um veículo da equipe, a exceção quando optar pela calçada podendo correr dos dois lados da via de circulação.
5. Cada equipe deverá obrigatoriamente providenciar 2 automóveis, que serão devidamente identificados, para servirem como suporte e segurança dos atletas. Um dos automóveis deverá acompanhar o atleta que estiver correndo enquanto o outro providenciará a chegada dos atletas subseqüentes aos respectivos postos de revezamento. É importante o planejamento das equipes: conhecer o percurso com antecedência, se possível no local.
6. As equipes deverão, obrigatoriamente, informar por escrito, no ato da retirada do kit no dia que antecede a prova, a marca, cor e chapa dos veículos.
7. A responsabilidade pelos cuidados com hidratação, alimentação e outros cuidados necessários dos atletas durante a prova, é de cada equipe. Serão exceções os trechos limites de Castelhanos (trecho 9), extremo sul (trecho 4) e extremo norte (trecho 13), onde a organização providenciará suporte e hidratação uma vez que estes trechos serão vedados à entrada dos veículos das equipes.
Nota: a equipe que for vista pela organização desrespeitando esta norma e acompanhar o corredor nos trechos 4, 9 e 13, terá computado a sua equipe o pior tempo do trecho mais 10 minutos.


TRANSIÇÃO PARA Os POSTOS 4 Borrifos, 9 Castelhanos e 13 Jabaquara:
Os veículos das equipes conduzirão os atletas até o início destes trechos. É proibido o acompanhamento pela equipe de atletas nestes trechos, a punição será do pior tempo do trecho mais 10 minutos.

ESTACIONAMENTO DOS VEÍCULOS DE APOIO:
Os veículos não deverão estacionar ou parar, em nenhuma hipótese, em frente, ou antes, do posto de troca, devendo sempre estacionar no mínimo 50 (cinqüenta) metros após o funil de transição. O veículo deverá obedecer a ordem do pessoal local, a não obediência da mesma poderá incorrer em acréscimo de 5 minutos no tempo final da equipe.
Observação: regras especiais de trânsito e estacionamento serão complementadas no Congresso Técnico.

ATENÇÃO REDOBRADA:
Os veículos devem seguir todas as regras de trânsito oficiais.
Ocorrendo um ligeiro engarrafamento de trânsito que impeça o avanço do veículo escolta do atleta é importante que o motorista mantenha a calma, pois logo adiante retomará a posição.
Quem não pode perder tempo é o atleta. O veículo não está competindo.
Não estacione em filas duplas evitando bloquear entradas ou saídas e locais proibidos.

 

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13 - PENALIDADES:

Será desclassificada a equipe que não comparecer com os dois veículos.

Serão consideradas faltas para penalização as infrações de trânsito e de circulação de veículos que impeçam, atrapalhem ou prejudiquem o fluxo de corredores e/ou automóveis de outras equipes. Estas faltas serão punidas com múltiplos de 10 minutos de acréscimo ao tempo total da equipe, bem como ao tempo individual do atleta no trecho, podendo em caso de falta grave chegar à desclassificação da equipe, sempre a critério exclusivo do diretor de prova e da organização.

Será desclassificada a equipe que substituir o nadador fora do regulamento.


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14 - CONGRESSO TÉCNICO:
Data: 06 de maio de 2008.
Local: Clube Hebraica.
Horário: 20h.
Obrigatória a participação dos Coordenadores ou Representantes técnicos de todas as equipes.

Objetivo: alinhamento de todas as informações, ajustes finais relativos a regulamento e condições da Prova.

O não comparecimento do Coordenador da equipe ao congresso técnico desabilita a equipe a quaisquer reivindicações no dia da prova.

É importante que além do coordenador todos os integrantes da equipe estejam presentes para maior conhecimento de todos os aspectos da prova.


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15 - DISPOSIÇÕES FINAIS:
Qualquer situação não mencionada neste regulamento será decidida pela Organização.

Reivindicações deverão ser entregues por escrito até às 21 horas do dia 19 de Maio de 2008, pelo coordenador da equipe que tenha participado do Congresso Técnico, ao Diretor da Prova.

Se no dia da prova as condições de terreno ou climáticas não forem favoráveis e possam por em risco, mesmo que minimamente, a integridade dos atletas, a organização poderá alterar a seu critério, o percurso terrestre ou marítimo.

No caso de mudança, ficarão garantidas as regras uniformizadas para todas as equipes.


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Distâncias totais percorridas por cada corredor

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16 - PLANEJAMENTO:

No endereço http://www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_pequipes.asp as Equipes encontrarão uma ferramenta para o planejamento onde poderão simular hipóteses de organização do time, e obter o cálculo dos tempos previstos bem como os horários em cada um dos postos de troca. Recomendamos o uso para possibilitar a programação dos horários de cada um dos integrantes da equipe e os deslocamentos necessários.

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