Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Entrevista com o ultramaratonista Paulo de Almeida

01/04/2008, por Marianna Abdo


Ele nunca havia participado de uma corrida de rua até que, após um acidente em 1997 onde perdeu uma das pernas, Paulo de Almeida resolveu ir para as ruas, pois “a corrida era a oportunidade que eu tinha de compartilhar com outras pessoas uma atividade no mesmo nível, de igual para igual”. Hoje, ele é ultra maratonista e triatleta e deve participar da IX Meia Maratona Corpore Açúcar União da Cidade de São Paulo, evento que traz uma ação com doações para a ADD- Associação Desportiva para Deficientes, entidade que sempre apoiou Paulo e que com essa ação na Meia Maratona terá possibilidade de ajudar mais atletas. 

Corpore: Quando começou a correr e por quê?
Paulo: Comecei em 1998 e minha primeira prova foi a do Centro Histórico organizada pela Corpore. Comecei a correr logo após meu acidente, porque a corrida era a oportunidade que eu tinha de compartilhar com outras pessoas uma atividade no mesmo nível, de igual para igual. Esse sentimento era importante para mim, principalmente depois do acidente.

Corpore: Quais os benefícios que a corrida trouxe para você?
Paulo: A corrida me trouxe vários benefícios, entre eles qualidade de vida e a oportunidade de através do esporte mostrar para a sociedade o que um indivíduo sem um membro é capaz de fazer. É muito gratificante para mim quando as pessoas me olham em um evento e começam a prestigiar o meu trabalho.


Corpore: Depois de mais de 10 anos correndo, qual o seu melhor tempo e quais as maratonas que já participou?
Paulo: Os melhores tempos em Maratona foram: 3h17 em Blumenau e 3h17 em Nova York, e participei em outras maratonas como Chicago, Disney Comrades, Sandiego, São Paulo, Rio e outras de menores distâncias.

Corpore: Qual a prova que mais marcou?
Paulo: A Comrades os 90km da África do Sul

Corpore:  A IX Meia Maratona Corpore, além de uma ação junto à ADD trará premiação em dinheiro para os ACD (Atletas com Deficiência). Qual a importância da premiação em dinheiro para os deficientes?
Paulo: Tem uma importância muito grande para os atletas porque eles dependem de equipamentos para correr como próteses importadas que chegam a custar R$30.000, sem contar as meias de silicone que só duram três meses e que custam $ 1.500.A premiação em dinheiro é sim muito importante, porque ninguém sabe ou imagina do investimento e dos custos  que estão por trás de um atleta com prótese, ou mesmo de cadeira.

Corpore:E sobre o apoio à ADD. O que você acha dessa iniciativa?
Paulo: Acho uma iniciativa muito positiva. A ADD é uma instituição da qual eu faço parte a mais de 10 anos, ela é pioneira no esporte no Brasil e merece esta contribuição espero que isto sirva de incentivo para as outras empresas. A ADD possui vários outros projetos, principalmente com as crianças no basquete de cadeira de rodas.

Corpore: Fale um pouco da importância da ADD.
Paulo: A ADD precisa muito de ajuda advinda de iniciativa como essas da Corpore. A ADD tem alguns projetos que são muito importantes na vida dos deficientes, eles formam atletas para o futuro e cidadãos para o mercado de trabalho.

Corpore:
Esses tipos de ações desenvolvidas são importantes para os atletas com deficiência?
Paulo: Eu acho que a Corpore já vem fazendo parte do desenvolvimento do esporte adaptado no Brasil, ela já faz um trabalho legal nos outros eventos.

Corpore: O que acha das provas promovidas pela Corpore?
Paulo: A Corpore é um modelo para as outras.

Corpore: Qual participou e mais gostou?
Paulo: Prefiro fazer provas mais longas, mas sempre participei da maioria das provas da Corpore. A que mais gostei foi o revezamento da Ilha Bela.



 



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marianna Abdo

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH