Na manhã de 13 de julho o Rio de Janeiro receberá uma prova que não vê há tempos, uma maratona de revezamento, evento que conta com algumas características diferenciadas e, para as quais, os atletas devem estar preparados com o intuito de completar bem a prova e transcorrendo tudo com muita tranqüilidade.
Já na retirada do kit, cada integrante da equipe receberá um chip de cronometragem (possibilitando, além do tempo total, o individual dos atletas no seu trecho) e um número de peito. O último dígito do número de peito indica qual é a ordem do atleta no revezamento.
Também junto ao kit virá a pulseira de revezamento que deverá ficar com o atleta número 1, ou seja, o da largada, que acontece às 7h30 em frente a praça Cuauhtémoque (próximo ao restaurante Porcão). Essa pulseira deverá ser passada ao atleta subseqüente na área de transição e ela que indica o atleta que está no percurso.
Os atletas com o final “1” do número de peito são aqueles que deverão se posicionar na largada e partir para o percurso às 7h30. Ao longo do trajeto, existirão os Postos de Troca, que terão cores diferenciadas de acordo com o tipo da equipe. Veja as cores e distâncias que os atletas vão percorrer:
Duplas – Verde - 21.100m cada atleta (aproximadamente)
Quartetos – Azul - 10.550m cada atleta (aproximadamente)
Octetos – Vermelho - 5.780 atletas final ímpar; 4.760m atletas final 2,4 e 6; 4.795 atleta final 8.
Os atletas que entrarão subsequentemente no revezamento poderão estar nos postos de troca a partir dos horários indicativos estabelecidos na tabela abaixo e colocar-se no setor correspondente ao final do seu número de peito. Com a publicação desses horários sugestivos temos como intenção não congestionar os postos e fazer com que os atletas não tenham que ficar por muito tempo no posto de troca. Em todos as Postos de Troca teremos tapetes de cronometragem.
DUPLAS
- Atleta número final 1 - LARGADA ÀS 7H30 (portando pulseira)
- Atleta número final 2 – Posto de troca DUPLAS - sugestão de entrada a partir de 8h00 |
QUARTETOS
- Atleta número final 1 - LARGADA ÀS 7H30 (portando pulseira)
- Atleta número final 2 – Posto de troca QUARTETOS - sugestão de entrada a partir de 7h30
- Atleta número final 3 – Posto de troca QUARTETOS - sugestão de entrada a partir de 8h00
- Atleta número final 4 – Posto de troca QUARTETOS - sugestão de entrada a partir de 8h30 |
OCTETOS
- Atleta número final 1 -LARGADA ÀS 7H30 (portando pulseira)
- Atleta número final 2 – Posto de troca OCTETOS PARES - sugestão de entrada a partir de 7h30
- Atleta número final 3 – Posto de troca OCTETOS ÍMPARES - sugestão de entrada a partir de 7h45
- Atleta número final 4 – Posto de troca OCTETOS PARES - sugestão de entrada a partir de 8h00
- Atleta número final 5 – Posto de troca OCTETOS ÍMPARES - sugestão de entrada a partir de 8h15
- Atleta número final 6 – Posto de troca OCTETOS PARES - sugestão de entrada a partir de 8h30
- Atleta número final 7 – Posto de troca OCTETOS ÍMPARES - sugestão de entrada a partir de 8h45
- Atleta número final 8 – Posto de troca OCTETOS PARES - sugestão de entrada a partir de 9h00 |
* horários indicativos
Lembramos que após se qualificar e entrar na área de transição, o atleta não poderá mais sair.
A única área de transição que não fica no mesmo lado da pista que a largada é o da troca do atletas com final “2”, “4”, “6” e “8” dos octetos, como mostra o mapa abaixo:

O membro da equipe que completa seu trecho, passa pela transição, entrega a pulseira ao atleta seguinte e segue para a área de dispersão, onde além de se hidratar ele poderá retirar seu kit com medalha da prova.
O último atleta de cada equipe passará pelo pórtico de chegada e também retirará seu kit nas barracas alocadas após a chegada.
Todos os postos e área de chegada e largada ficam bem próximos, possibilitando que os atletas possam interagir durante todo o evento e torcer pelos seus companheiros, aproveitando todos os serviços que a organização oferecerá aos participantes.
É muito importante para o bom andamento da prova e melhor performance de sua equipe estar atento às instruções da prova, saber o local que você deve se colocar para as trocas e seguir as orientações dos fiscais!
Saiba mais
|