Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Ação Social também fará parte da Corrida Caixa pela Paz


No dia 07 de setembro, a Corpore realizará a Corrida Caixa pela Paz que contará com uma ação social beneficiando a Achilles Track Club e o Programa Guia Voluntário Corpore. Os dois programas são destinados a atletas com deficiência.

No ato da inscrição, o atleta poderá optar por ajudar doando uma quantia. O dinheiro arrecadado será dividido entre os dois projetos.

O Programa Guia Voluntário Corpore é um projeto da entidade que surgiu em 2004 da necessidade de incluir o atleta deficiente com segurança. Na Corrida Centro Histórico desse mesmo ano, o projeto foi posto em prática e a partir de então tem trazido ótimos resultados.

“Os atletas com deficiência (ACDs) são acompanhados por guias que os orientam e prestam assistência e proteção no transcorrer do evento. Os guias recebem da Corpore instruções, camiseta diferenciada e cortesia nas inscrições”, afirmou o coordenador do programa e diretor técnico da Corpore, Mário Rollo.

A Corpore cede inscrições para esses atletas. “Em 2007, a Corpore em apoio ao Programa Guia Voluntário forneceu 2700 cortesias”, conta Mário.

A ajuda da Corpore e dos guias voluntários tem contribuído para o crescimento do programa que a cada ano beneficia mais pessoas. “O programa tem recebido um número crescente de ACDs e temos planos de levar os nossos conhecimentos em corrida de rua diretamente para as entidades, incorporando a caminhada e a corrida no dia-a-dia das pessoas com deficiência, o que leva à prevenção de diversas doenças”.

Para ser um guia voluntário basta ser corredor ou caminhante com um ritmo abaixo dos ACDs. “De tempos em tempo, convidamos novos candidatos que devem passar por uma palestra e avaliação física e assinar um termo de adesão conforme a Lei 9.608 de 18/02/98 de adesão ao trabalho voluntariado”, completa Mário.

A Achilles Track Club é uma entidade sediada em Nova Iorque que atua em mais de 100 países. O representante da entidade no Brasil é o técnico Mário Mello que nos contou um pouco sobre esse trabalho. Grande parte dos beneficiados são atletas com deficiência que pretendem participar da Maratona de Nova York. 

Fundadores da Achilles com o representante brasileiro Mário Mello

“A Achilles Track Club foi fundada em 1983 por Dick Traum, atual presidente, com o objetivo de incentivar as pessoas com deficiência a correr longas distâncias. Represento a Achilles no Brasil desde 2006. Recentemente criamos uma parceria com a ADD (Associação Desportiva para Deficientes), conhecida como Add Achilles, formado por 15 atletas com deficiência e cinco atletas carentes, que tem como objetivo incentivar a prática do esporte de corrida e triathlon e o apoio para a conclusão dos estudos e aperfeiçoamento do grau de escolaridade dos atletas”.

O técnico explica que a Achilles no Brasil dá toda a orientação aos ACDs brasileiros participantes da Maratona de NY. “Os atletas recebem o suporte financeiro das entidades as quais são ligados, como passagens e despesas, e a Achilles auxilia com parte das despesas de inscrição e hospedagem. Este ano foram oferecidas para o Brasil oito inscrições e hospedagens por cinco noites no período da maratona”.

O projeto também não recebe nenhuma outra ajuda além da Achilles de NY e depende de doações de empresas e cortesias de inscrições dos organizadores de corrida. Por isso, as doações vindas da Corrida Corpore pela Paz serão bem vindas. “Qualquer apoio de empresas e pessoas físicas é sempre bem vindo! Por ser a primeira vez que conquistamos este tipo de arrecadação, a idéia é podermos complementar a hospedagem e inscrições dos atletas que vão para Nova Yorque integralmente. Também pretendemos uniformizar toda a equipe e reservarmos o restante para podermos garantir novas ações em 2009”, afirma Mário Mello.

Mais informações:

- Se você quer ajudar o Projeto da Corpore ou
deseja ser um Guia Voluntário, entre em contato
com a Corpore pelo email:
[email protected]
.

O coordenador do
Programa e diretor técnico da Corpore, Mário Rollo,
responderá o e-mail com mais informações.

- O Atleta com Deficiência que em 2009
deseja participar da Maratona de Nova Iorque
deve entrar em contato com Mário Mello, no email: [email protected]

 




 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marianna Abdo

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH