Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Paraolimpíadas ajudam a destacar trabalho junto aos portadores de deficiência

03/09/2008, por Marcel Trinta

De alguns anos para cá, um assunto muito em pauta é a inclusão social. Diversos grupos e organizações lutam há tempos para conseguir incluir pessoas com necessidades especiais em todas as áreas da sociedade e o esporte não fica fora disso, sendo este um dos meios que traz mais benefícios e possibilidades para pessoas com deficiências.

Integrantes do programa Guia Voluntário com atleta

Há quatro anos, o Programa Guia Voluntário era inserido nas corridas com organização Corpore e hoje reúne mais de 300 atletas, além dos guias que os auxiliam. Inclusive, este é um dos programas que serão beneficiados na Corrida Caixa pela Paz – Corpore & WTC. “O programa tem recebido um número crescente de ACDs – Atletas com Deficiência - e temos planos de levar os nossos conhecimentos em corrida de rua diretamente para as entidades, incorporando a caminhada e a corrida no dia-a-dia das pessoas com deficiência, o que leva à prevenção de diversas doenças”, afirma Mário Rollo, Diretor Técnico da Corpore e Organizador do Programa.

Nos próximos dias, deveremos ver mais destaques para os esportes adaptados, pois serão realizadas as Paraolimpíadas em Pequim, entre os dias 6 e 17 de setembro. Nessa 13ª edição dos jogos, o Brasil estará representado por 188 atletas em 17 modalidades (atletismo, basquete, bocha, ciclismo, futebol de 5, futebol de 7, goalball, halterofilismo, hipismo, judô, natação, remo, tênis de mesa, tênis, tiro esportivo, vela e vôlei).

O nadador Clodoaldo Silva e o judoca Antônio Tenório, integrandes da delegação brasileira

Junto à delegação do Brasil, estará Eliana Mutchnick, técnica de natação da seleção paraolímpica, que vê no trabalho junto aos deficientes uma atividade, além de essencial para os atletas, muito gratificante e importante para sua carreira. “Avaliar, planejar e adaptar os treinos e estilos às particularidades potencializando as qualidades dos atletas com deficiência era o desafio que eu procurava para dinamizar minha vida profissional”, conta Eliana também afirmando que essa oportunidade de participar das Paraolimpíadas veio devido ao trabalho realizado junto ao Projeto Próximo Passo, entidade criada por Mara Gabrilli, publicitária, psicóloga e vereadora de São Paulo que foi a primeira titular da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida (SMPED) da Prefeitura de São Paulo.

Mara tem uma história de vida de superação e que pode ser conferida no seu perfil, publicado na edição 12 da Revista Incorpore-se! , onde é relatado seu acidente, como enfrentou tudo isso, seu envolvimento com política e causas sociais e como leva a vida atualmente.

Após se envolver com a política, mostrou grande preocupação com os problemas enfrentados pelas pessoas portadoras de deficiências e então desenvolveu dezenas de projetos nas mais diversas áreas, resultando no aumento de 300 para cerca de 3 mil do número de ônibus acessíveis, reforma de 315 quilômetros de calçadas adaptadas e versões em braile ou áudio de todos os livros das Bibliotecas Municipais (projeto Ler pra Crer).

Mara Gabrilli, vereadora com diversos projetos e ações para os deficientes

Com todas essas ações, Mara destaca os esportes como uma das ações mais importantes para a auto-estima e inclusão de pessoas com deficiência. “Investir em pesquisa não adianta se a maioria das pessoas no Brasil são sedentárias, não praticam atividades físicas. As pessoas que têm deficiência não serão tão beneficiadas no dia em que aparecer uma cura se não forem praticantes de esporte, se não tiverem esta preocupação com o corpo, esta consciência de seu corpo. Acho que se investimos em pesquisa temos de investir em formas que as pessoas também se aproveitem delas no futuro. O esporte é fundamental para isso”.

E, nesse cenário, ela destaca as Paraolimpíadas: “São essenciais, inclusive para colocar o esporte na agenda das pessoas deficientes. O esporte é, acima de tudo, uma das melhores formas de inclusão”.

Para saber mais sobre as Paraolimpíadas, os atletas e modalidades, acesse o link http://www.cpb.org.br/



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH