Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Eleições 2008 - Marta Suplicy

18/09/2008, por Corpore

Clique aqui para saber mais sobre essa ação que a Corpore está desenvolvendo junto aos candidatos à Prefeitura da Cidade de São Paulo.

Como vê utilização e ampliação dos espaços públicos para a prática de atividade física, conseqüentemente, as corridas de ruas?

Para uma cidade do tamanho de São Paulo, as instalações para a prática esportiva existentes ainda não são suficientes para atender toda a população. Por isso é necessário aproveitar todos os espaços públicos que possam se adequar e ser usados para atividade física, o lazer e eventos esportivos. Já fizemos isso na minha gestão com um grande programa de ruas de lazer e ocupação dos parques. As corridas de rua são o maior exemplo de como aproveitar bem as ruas e avenidas da cidade, principalmente aos domingos, para a prática da caminhada, da corrida, do ciclismo e outras atividades. Vou dar todo o apoio para que isso aconteça em escala cada vez maior.

O que pensa das taxas da CET de rua?

Penso que as taxas cobradas pela CET para a realização de eventos esportivos e culturais devam ser reavaliadas. O nosso objetivo deve ser o de apoiar e ampliar as iniciativas deste tipo e não o de criar limitações e dificuldades para a sua realização.

Qual a porcentagem do orçamento que pretende repassar aos esportes?

Para o primeiro ano de administração, se eleita, terei que administrar com o orçamento aprovado pela câmara neste ano de 2008. Nos próximos anos darei a prioridade que o esporte merece com recursos que permitam a manutenção adequada dos Clubes da Cidade, as reformas e melhorias dos Clubes da Comunidade (CDMs) e demais praças esportivas, a implantação de programas esportivos nos CÉUS, que foi abandonada pela atual gestão, e a realização dos eventos e programas esportivos de caráter amador e comunitário. Pretendemos também implantar 120 km de ciclovias nas várias regiões da cidade.

Sei que o segmento do esporte reivindica que as prefeituras destinem pelo menos 1% do seu orçamento para esta área e vamos fazer o possível para alcança-la.

Como vê o impacto econômico que eventos de corrida de rua trazem para São Paulo? Como apoiar esse tipo atividade para termos eventos com em Nova Iorque, Berlim, e todas as outras cidades do mundo, como o envolvimento de toda a população e trazendo resultados nas mais diversas áreas?

As corridas de rua que são organizadas em São Paulo têm tido importante papel no estímulo à pratica esportiva, no cuidado com a saúde e até mesmo na convivência e integração da população, já que delas participam pessoas de todas as regiões e camadas sociais. Mas elas também movimentam um setor da economia da cidade ligado à prestação de serviços, ao comércio e à indústria de artigos esportivos. Temos já algumas corridas de caráter nacional e internacional, realizadas com muita competência e que podem ser impulsionadas a um patamar mais elevado ainda, a partir de uma integração com o trabalho na área do turismo. Como Ministra do Turismo investi muito na divulgação e promoção do Brasil, e creio que São Paulo tem um enorme potencial para eventos esportivos de grande porte. Para isso é preciso ter um calendário permanente, bem divulgado e apoiado, como já se faz com a Fórmula 1.

Num âmbito geral, como vê o movimento das corridas em nossa cidade, seu crescimento e como se posiciona em relação a esse esporte?

As corridas de rua já são parte inseparável do perfil da nossa São Paulo e a cada dia mais e mais pessoas adotam práticas saudáveis de atividade física no seu cotidiano. E as corridas são acessíveis a todos e por este motivo tem crescido tanto. Este crescimento deve continuar e precisamos levar para todas as regiões da cidade o estímulo à participação e a disponibilidade de equipamentos com a mesma qualidade dos clubes das regiões mais centrais.

Caso queria abordar algum outro ponto, sinta-se à vontade.

A cidade de São Paulo comanda a economia nacional e se converteu num dos maiores centros de negócios do mundo. É a cidade que mais recebe turistas no país, na sua maior parte para eventos de negócios.

Temos propostas que podem ser o ponta-pé inicial para São Paulo ganhar a mesma importância nos esportes. Dentre elas, ter um calendário com eventos locais e internacionais, como os jogos da cidade, a fórmula 1, maratonas, entre outros, é fundamental para a atividade econômica da cidade e para difundir o esporte.

Também vejo a Copa do Mundo como uma grande oportunidade para consolidarmos a centralidade de São Paulo também nos esportes. Precisamos de um plano de investimentos digno do tamanho dos problemas da cidade e da importância do evento.
Quando Ministra, elaborei uma proposta detalhada para investimento em mobilidade urbana nas cidades-sede da Copa, incluindo São Paulo. Nessa proposta há uma previsão de investimentos de R$ 38,5 bilhões.

O estudo levou em consideração o acesso à cidade, bem como as alternativas de mobilidade interna. Considerou-se a ligação aos aeroportos, aos estádios, e aos centros das cidades e, principalmente, os gargalos no transporte público para os habitantes, pois o grande fluxo de pessoas esperado em cada uma das cidades-sede da copa não pode inviabilizar o deslocamento cotidiano dos próprios moradores.

Para São Paulo, a proposta, incorporada no meu plano de governo, prevê investimentos de R$ 11,8 bilhões para construção de 63 km de metrô e 4,2 bilhões para construção de 300 km de corredores de ônibus até 2014.

A proposta entregue ao presidente Lula também prevê a construção do trem de alta velocidade, integrando São Paulo ao Rio de Janeiro e à Campinas, interligando os aeroportos de Viracopos, Cumbica e Galeão.

E por se tratar de uma copa, se eleita, não pouparei esforços para que São Paulo seja a cidade da abertura dos jogos. Inclusive, se o comitê organizador julgar necessário, apoiarei a construção de uma nova arena multiuso em São Paulo, que poderia abrigar um novo estádio de futebol e um centro olímpico de excelência para colocar a cidade definitivamente no circuito das maiores competições internacionais.

Marta Suplicy

Site da campanha:
http://www.marta13.can.br/



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH