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Treino Técnico- Como os exercícios funcionais podem melhorar sua corrida- Veja como foi

Mais uma vez a professora Claudia dos Anjos Rangel recebeu os associados Corpore para um treino técnico. O treino foi realizado no Parque das Bicicletas no dia 22/11 e o tema escolhido foi "Como os exercícios funcionais podem melhorar sua corrida". Confira o resumo do tema, preparado por Claudia!

EXERCÍCIOS FUNCIONAIS
Por: Claudia dos Anjos Rangel

O treinamento funcional consiste em uma modalidade de treino que através principalmente da especificidade do movimento esportivo, busca o equilíbrio, a prevenção de lesões e a otimização do condicionamento físico.

Cada movimento realizado pelo corpo humano envolve vários músculos, cada qual com diferentes funções. Alguns são responsáveis por gerar o movimento, enquanto outros atuam ao mesmo tempo para estabilizar articulações e potencializar movimentos.

Os exercícios funcionais não visam força pura, a força do músculo isolado, mas a harmonia do movimento. Ele tem como base tanto na prática quando na teoria, métodos estruturados, como: o Pilates, a Yoga e o Tai-chi-chuan.

É importante salientar que este método pode ser usado como treinamento ou tratamento. A variedade de exercícios, principalmente para o fortalecimento da musculatura profunda, é essencial para a manutenção de uma boa postura e estabilização da coluna.

Um pilar para o exercício funcional é o equilíbrio. Trata-se de um método progressivo que vai do estático ao dinâmico, e que envolve não somente muita concentração, mas um esquema corporal adequado.

Quando não estamos com uma postura adequada, torna-se difícil a execução. Isso obriga que o praticante comece a perceber seu próprio corpo (suas alavancas, seus apoios), o “feedback” acontece o tempo todo. Como princípio básico, iniciar os movimentos pelas superfícies sólidas (estáveis) e progredir para superfícies instáveis. Iniciar com maior número de apoios e progredir para menor número de apoios. A postura sempre prevalecerá sobre a carga.

O método do EF tem por objetivo resgatar os déficits de movimento que foram adquiridos durante o desenvolvimento.

Da mesma forma que a alfabetização foi importante para aprendermos a ler e construir frases. O mesmo acontece com o corpo físico, é necessário que seja dado uma boa base, para que seu desenvolvimento seja mais harmônico. Os responsáveis por essa base são a musculatura profunda, a musculatura estabilizadora das cinturas escapular e pélvica, sendo a última de maior importância, por ser mais vulnerável.

Na educação física escolar não é dada tanta ênfase para esses processos, gerando adultos com pouco conhecimento do próprio corpo. No caso dos adultos, surge um outro fator que se torna grave, são praticantes fortes esteticamente, porém com déficits de força da musculatura profunda (estabilizadora).

O equilíbrio é a base dos exercícios funcionais. Desde criança, buscamos o equilíbrio. A primeira batalha é vencer a força da gravidade e conseguir se equilibrar em dois apoios. A partir daí, o desenvolvimento se dará por maturações distintas temporalmente.

Quando temos a musculatura mais profunda com déficit de força, sobrecarregamos a musculatura superficial, que começa a desenvolver desequilíbrios musculares que afetam diretamente o sistema locomotor. Hoje é sabido que pré-puberes com asma, tem dificuldades para manter o rendimento desportivo por não poderem respirar de forma correta, pois tem a musculatura dos intercostais e transverso do abdome fracas.

Com a execução correta do EF, existe uma grande vantagem de se poder ganhar força e, ao mesmo tempo, não se perder a flexibilidade dos músculos e tendões. Um bom alinhamento postural promove uma melhor coordenação, tanto intermuscular como intramuscular, facilitando o movimento articular e deixando livres ramificações nervosas, promovendo uma boa lubrificação das articulações sinoviais e evitando a fadiga precoce.

Musculatura sensível que interfere no alinhamento corporal

Encurtamento de gêmeos
Trapézio
Encurtamento de rombóides
Posteriores de coxa

A respiração é um dos pontos principais para uma boa execução dos exercícios.
Muitos dos vícios posturais aparecem quando estamos em movimento, como compensações de um movimento específico. Para se conseguir um corpo firme, deve-se construir um corpo com consciência corporal.
Nossos alicerces são nossos músculos profundos.

Evolução da carga

A intensidade não pode estar caracterizada somente pelo aumento de carga em quilos. O maior aumento da intensidade vai dos poucos apoios utilizados para o equilíbrio a superfícies instáveis, com supressão dos receptores visuais e táteis.
Lembre-se que o treinamento do EF não é só movimento do músculo, é movimento do corpo como um todo.
Após o treinamento ou tratamento é muito importante relaxar, entender o que aconteceu. É importante deixar aquela teoria que para obter resultados o corpo tenha que sentir dor.

Para refletirmos:

“Compramos um carro novo, um zero quilometro, lavamos esse carro, em média, toda semana, verificamos os pneus, colocamos gasolina, limpamos internamente. É um trabalho enorme que realizamos para preservar este patrimônio; porém quanto ao nosso corpo, que deveria ser nosso principal patrimônio, nos descuidamos todos os dias. Deixamos de fazer exercícios, comemos de maneira despreocupada, nos estressamos em demasia, e esse patrimônio começa a se deteriorar precocemente. Torna-se paradoxal nossa atitude e o valor que damos às coisas. A cada dia, nos esforçamos para viver no futuro, pior que vivemos no presente, entramos num processo de involução galopante, mas o curioso é que está em nossas mãos poder viver melhor. Esse método pode levá-lo a isso, estimulando a prática ativa do movimento útil, com prazer” Mark Verstegen

 



 
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