Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Laboratório Portátil em Nanotecnologia - Ultramaratona Rio 24h - Fuzileiros Nava

12/4/2008, por Milton Mizumoto

Com as corridas de endurance e ultra-endurance o metabolismo do atleta é levado ao extremo, tais eventos acarretam em alterações na fisiologia do corredor que poderá colocar em risco a saúde.

Contudo desde o ano de 2004 quando a Corpore enviou a equipe médica para a Maratona de Nova Iorque, lá tivemos conhecimento da HIPONATREMIA. Tal fato fez com que preparássemos nossa equipe para estruturar o diagnóstico precoce desta ocorrência médica, que quando não diagnosticada em tempo pode ser fatal.

Já na prova do Desafio Pico do Itapeva, tivemos a suspeita que um participante estaria apresentando tal quadro clinico, tivemos que encaminhá-lo para o hospital, pois a única maneira de diagnosticar seria dosando o mineral SÓDIO e sua concentração plasmática.

A Ultramaratona Rio 24 hs- Fuzileiros Navais estava equipada com um equipamento laboratorial portátil para realizar análise sanguínea na beira do leito com parâmetros de gasometria completa, bioquímica, coagulação e marcadores cardíaco tal como Troponina I e BNP, com apenas duas gotas de sangue total pleno (0,1 ml) em dois minutos, a equipe médica tem diagnóstico preciso e imediato, sem ter que aguardar horas e encaminhar o paciente para o hospital com dúvidas de diagnóstico ou conduta.

A ABBOTT desenvolveu um equipamento laboratorial portátil com apenas 520 gramas e um cartucho que contempla todos os parâmetros acima descritos em miniaturização (detalhe o cartucho é do tamanho de um cartão de memória), tecnologia? Não, NANOTECNOLOGIA, i-Stat / Point of Care (clique aqui para detalhes).

Foi então que procuramos a Promédica – Produtos Hospitalares, e a enfermeira Assessora Técnica i-Stat / Point of Care ABBOTT, Carla F. Vilela Silva, prontamente emprestou este “pequeno grande aparelho” para contribuir com a segurança e sucesso do evento esportivo.

Sem dúvida, quando utilizamos esta tecnologia na Ultramaratona Rio 24 horas- Fuzileiros Navais, o equipamento foi crucial no diagnóstico dos casos de dor torácica precordial, de desidratação acompanhado com eletrólitos limítrofes e hiperglicemia, norteando o sistema ventilatório e otimizando orientando a conduta de forma rápida e precisa evitamos o agravamento das ocorrências.

Contato: Marco Antonio +55 11 96441-0957



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Milton Mizumoto

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH