Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

X Meia Maratona Internacional Corpore Açúcar União - veja como foi

05/04/2009, por Corpore

 

Galeria de fotos

A Cidade Universitária foi, no dia 05 de abril, palco da X Meia Maratona Internacional Corpore da Cidade de São Paulo, evento, que segundo as palavras do Secretário Municipal de Esportes da Cidade de São Paulo, Walter Feldman, que esteve presente e participou da premiação, é uma das provas consideradas estratégicas para a cidade.

Receber esse título pode ser explicado pelo número de inscritos (mais de 12mil), o crescimento no número de participantes de fora da cidade e também por ter recebido nesse ano o 17º Congresso Mundial da AIMS – Associação Internacional de Maratonas e Corridas de Rua, realizado pela primeira vez na América Latina e no Hemisfério Sul. O evento foi realizado entre os dias 2 e 4 de abril e encerrou-se com a Meia Maratona.

Paco Borao, Vice Presidente da AIMS, mostrou-se empolgado com a prova: “Essa foi a primeira vez que acompanhei a prova. Achei tudo perfeito. Muitas facilidades e serviços aos corredores... a Corpore fez um grande evento”.

Mas uma das coisas que mais marcou os organizadores das maiores provas do mundo e que vieram acompanhar a Meia Maratona foi a alegria e festividade durante toda a corrida. Isso já era encontrado desde cedo, quando a partir das 5h30, enquanto o dia ainda nem havia amanhecido, os primeiros atletas chegavam à arena num clima de amizade e descontração.

“Eles (os organizadores das provas internacionais) viram um grande evento, tinham essa idéia e agora puderam vivenciar isso. São pessoas que conhecem provas que tem todos esses fatores técnicos e que servem de exemplo para nós. Essas pessoas, além de atestarem essa organização ficaram impressionados com algo que temos a contribuir: a alegria e festividade das pessoas e que reina em nossas corridas”, afirmou David Cytrynowicz, presidente da Corpore, confirmando as impressões passados pelos organizadores.

E durante toda a prova foi assim: desde o início, durante o percurso com ações como baterias e DJs, a chegada, premiação, sorteio de brindes... tudo isso foi acompanhado com muita animação pelos participantes tanto dos 5,5km como dos 21,1km.

Além da alegria dos participantes, Melchiades Persiotti, Diretor Comercial da Nova América – Açúcar União, também destacou outro ponto no evento: a divulgação da saúde. “Poder trazer uma prova assim está inserido no conceito que temos de proporcionar saúde. Envolver nossa marca num evento como esses mostra nossa preocupação com o conceito de vida saudável”.

A Corrida

A partir das 7h13 tivemos início às largadas. Cada um dos mais de 12 mil atletas começou a correr atrás do seu objetivo: disputar a primeira colocação, melhorar seu tempo pessoal ou simplesmente cruzar a linha de chegada.

Com um percurso rápido, com poucos aclives e declives e quase todo coberto por árvores, os atletas puderam imprimir um bom ritmo. Quem pode confirmar isso é Anne Cheptanui Bererwe que participou da prova pela segunda vez, venceu pela segunda vez e quebrou o recorde do percurso, também pela segunda vez, cravando 1:11:40. “Eu gosto muito dessa corrida e treinei bastante para vencê-la”, afirmou a atleta após a premiação.

Após a chegada das primeiras colocadas foi a vez da atleta brasileira Edielza Alves dos Santos cruzar a linha de chegada com o tempo de 01:16:44, mantendo a terceira colocação que há havia conquistado em 2008. “As primeiras colocadas estão em ritmo mundial, eu gostaria de ter feito um tempo melhor, mas estou contente em ser a primeira brasileira”.

Na disputa masculina os brasileiros brilharam. O primeiro colocado, Damião Ancelmo de Souza cruzou a linha de chegada com o tempo de 01:05:06, uma diferença de 9 segundos em relação ao vice campeão. “Estou muito feliz em conquistar esse resultado numa prova internacional como essa. Espero vencer muitas outras provas desse nível aqui no Brasil e em outros países”.

Além da distância de 21,1km, o evento contou ainda com um percurso menor disputado inteiramente na USP de 5,5km. Nessa prova, o primeiro colocado foi o jovem atleta Rafael dos Santos. Entre as mulheres a disputa foi entre Jucimara Felix e Vivian de Oliveira que conseguiram a primeira e segunda colocação, respectivamente.

Guias voluntários por um dia

Muitos já conhecem o projeto Guia Voluntários, implantado nas provas da Corpore visando a inserção dos atletas deficientes na corrida de rua. Nessa prova a novidade foi a presença do ator Paulo Nigro e do músico Japinha que tiveram um dia de “Guias voluntários”. Acordaram cedo e largaram nos 5,5km com dois atletas deficientes visuais.

“Com certeza foi uma experiência enriquecedora. Eles (os atletas) foram muito pacientes com a gente, afinal eu estava aprendendo a guiar. No começo foi um pouco difícil, você tem que guiar e narrar os obstáculos. Mas foi muito bom, nós conseguimos completar em menos de meia hora os 5,5km e ficamos super contente, chegamos comemorando”, contou Japinha.

Espaço Premium

A corrida de hoje também marcou a estréia de uma nova área, o Espaço Premium. Os atletas que optaram por utilizar as facilidades desse local já começaram a sentir a diferença antes mesmo do dia do evento, já que receberam em suas casas o kit da prova.

Além disso, tiveram o traslado da prova feito a partir da Editora Abril, onde puderam estacionar seus carros.

Já na arena, tinham um café da manhã, vestiários, guarda volumes e banheiros exclusivos e, ao completar sua prova, ganhavam toalhas, tinham massagistas a disposição além de outras ações específicas para esses atletas.

 



PREMIAÇÃO

 

MEIA MARATONA- GERAL MASCULINO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Damião Ancelmo de Souza Pé de Vento- UDF 1:05:06
Paulo Roberto Almeida Paula Mizuno 1:05:15
Luis Paulo da Silva Antunes Cruzeiro Esporte Clube BH 1:05:54
Marcos Alexandre Elias Cruzeiro Esporte Clube 1:06:45
Luis Fernando de Almeida Mizuno 1:07:04
Célio Falcão Acrimet/ Top Spin/ Run Tech 1:07:05
Jailson Araujo dos Anjos SME-JPA Jandira SP 1:07:58
Bernardo Alves da Silva SME-JPA Jandira SP/Adriano Bastos 1:08:11
Silvano Lima Pinto CUCA- Fotitech 1:08:32
Gilson Rodrigues de Miranda SME-JPA Jandira SP 1:08:40


MEIA MARATONA- GERAL FEMININO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Anne Cheptanui Bererwe FILA 1:11:40
Eunice Jepkirui Kirwa FILA 1:13:33
Edielza Alves dos Santos Cruzeiro Esporte Clube BH 1:16:44
Rosangela Raimunda Pereira E.C. Pinheiros 1:18:08
Maria Lúcia Alves Vieira Isis/Bardojo/GU/Oliveira 1:18:30
Beatriz G dos S Nascimento Reebok/Timex/Isis-Mel/Paladar/GU 1:18:31
Sirlene Souza de Pinho E.C. Pinheiros/Mizuno 1:22:37
Maria Helena de Jesus Lima Athletic Sports/ Taubaté/Luasa 1:25:04
Leone Justino da Silva JRA Assesssoria Esportiva/ Branca Esportes 1:26:23
Angelina das Graças Rafael Play Team/ Memorial 1:26:43


5,5km- GERAL MASCULINO

NOME
CLUBE
TEMPO
Rafael dos Santos VO2/Stefanini 00:16:24
José Rodrigues dos Santos VO2/Gatorade/Adidas 00:16:27
Ronicesse Felix de Lima M Calçados/ Diadora 00:16:39
Marcos Francisco da Silva Trilopes 00:16:42
Renilson Vitorino da Silva Play Team 00:16:44


5,5km- GERAL FEMININO

NOME
EQUIPE
TEMPO
Jucimara Felix dos Santos VO2/ Stefanini 00:20:37
Vivian de Oliveira Adriano Bastos Treinamento Esportivo 00:21:36
Joelma da Silva Gomes SPFC/Banco Votorantim/Proj. Kiatleta 00:21:42
Francine do Amaral Lopes M Calçados/ Diadora 00:21:50
Olivia de Fátima Franco VO2/ Stefanini 00:22:16

 

 

 

Saiba mais

 

 

 



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH