Na Corrida Corpore 25K os inscritos nos ajudaram a escolher a camiseta da prova. Após uma enquete, o ícone que será homenageado é o Teatro Municipal, que obteve 71% dos votos, enquanto o Edifício Copan ficou com os outros 29%.
Saiba agora mais um pouco dessa nova homenagem do Circuito Corpore - 7 Ícones da Cidade de São Paulo.
O Teatro Municipal
O Teatro Municipal de São Paulo começou a ser construído em 1903 e foi inaugurado oito anos depois, no dia 12 de setembro de 1911. A ópera Hamelet, de Ambroise Thomas, marcou a inauguração do Teatro e reuniu uma multidão de 20 mil pessoas. Dessa forma, a cidade passou a fazer parte do roteiro internacional de grandes espetáculos.
Projetado por Cláudio Rossi e desenhado por Domiziano Rossi, o Municipal foi idealizado nos moldes dos melhores teatros do mundo para atender a ópera, na época a maior forma de lazer da burguesia e dos imigrantes italianos.
O Teatro Municipal sediou o maior evento modernista conhecido como Semana da Arte Moderna de 22. Durante os sete dias de evento ocorreu uma exposição modernista e apresentações de música, palestras e poesias. O modernismo pregava a ruptura com os valores artísticos, trazendo uma abordagem nova à pintura, à literatura, à poesia e outros tipos de arte.
Para manter sua beleza arquitetônica, o prédio passou por duas grandes restaurações e atualmente passa por um restauro das ferragens. O primeiro reparo aconteceu em 1951, 40 anos após sua inauguração e foi comandado pelo arquiteto Tito Raucht. A obra resultou nos pavimentos para ampliação dos camarins e na redução dos camarotes. Entre 1986 e 1991 foi realizada a segunda restauração, dessa vez de responsabilidade do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria Municipal de Cultura que implementou estruturas e equipamentos mais modernos.
Entre os grupos artísticos mais conhecidos do Teatro Municipal estão a Orquestra Sinfônica Municipal, a Orquestra Experimental de Repertório, o Balé da Cidade, o Quarteto de Cordas, o Coral Lírico e o Coral Paulistano.
|