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Corpore Responde - Junho 2009

03/06/2009, por Corpore

Algumas perguntas foram selecionadas e profissionais nos ajudaram a respondê-las. Confira e veja se essas respostas também podem te ajudar.

Caso queira participar, envie sua questão clicando aqui.

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Pratico esportes praticamente a minha vida toda. Já participei de corridas de aventura, corrida de rua, mountain bike e agora estou iniciando nas ultramaratonas. Tenho uma dúvida quanto ao volume de treinamento.
Atualmente faço treinos de 15km, focando tiros, durante 4 dias da semana e no fim de semana faço longões de 20 a 25km. Queria saber qual o volume de treinamento que tenho que seguir para fazer corridas de 50km para cima e terminar com relativa facilidade. Ou seja, ser competitivo.
Muito Obrigado pela ajuda, e por esta nova e valiosa ferramenta.

Bruno Carvalho Pêgas
Guarulhos-SP

1. Para iniciar um treinamento tanto para maratona quanto para  ultra você tem que ter pelo menos  de 6 meses a 1 ano de preparação (dependendo da sua característica individual e base em provas de longas distâncias);
2. Procure realizar um treino longo  nos finais de semana tipo:
- Sábado ou Domingo 20Km no outro 25Km...15Km...30Km...(Um longo alto, outro baixo) e não crescente tipo: 25Km, 30Km, 35Km, 40Km, 45Km (porque com certeza irá lesionar)
3. Procure fazer inicialmente na semana apenas um dia de treino curto, porém mais intenso (Interval training, Fartlek, Corrida Contínua Rápida ou outros tipos)
4. Recomendo, pelo menos 2 x por semana fortalecimento muscular;
5. Faça uma base aeróbia de pelo menos 6 (seis) meses antes da prova principal, deixando o penúltimo mês (o que antecede a prova) para fazer um treino de volume menor e dar mais ênfase no ritmo. Faça um teste  de pelo menos  30 a 40Km em ritmo de prova.
Bem, é isso.
Espero tê-lo ajudado.
abraço
Prof Branca - Branca Esportes

 

Qual a roupa mais apropriada para se usar em corridas na época do inverno?
É aconselhável usar calça, blusa, toca, luva?

Elton Batista Silva
São Paulo-SP

No frio a melhor roupa deve ser a própria para os dias frios, feita para o esporte, especifica e deve-se evitar adaptações, como moletons, várias camisetas, luvas tradicionais de lã, embora algumas vezes podem até funcionar, em geral quando não se tem a certa!
Nos dias de hoje temos legs (calças compridas) toucas, luvas e camisetas com tecidos próprios para o melhor aquecimento do corpo sem incomodar na mecânica de movimento da corrida. Aquecem o organismo e não pesam no corpo quando em atividade.
No Brasil, apesar de termos um período com frio, não é em geral um período muito longo e com isso muitos corredores não investem na vestimenta apropriada, uma vez que irão utilizar relativamente pouco durante o ano. Eu acredito que esta atitude é um grande erro, pois investindo na vestimenta certa, além da comodidade de treinar em melhores condições, será uma vestimenta que durará muitos anos, devido ao uso apenas em alguns períodos do ano, ela tenderá a durar mais.  Mas você deve comprar agora, no inverno, pois depois deste período será muito difícil encontrar roupas de frio nas lojas.
Bons treinos,
Professor Mário Mello
Mário's Team & Mário's Gym

 

Bom dia. Tenho 50 anos, treino diariamente, no mínimo 2 horas, porém tenho dificuldade de perder peso. Atualmente estou com 75 quilos. Tenho certeza que se perder pelo menos uns 10 quilos irei melhor meu tempo consideravelmente. Agradeço desde já o empenho em me oferecerem alguma orientação.
Um abraço a todos da Equipe Corpore.

Margarida da Silva Meireles Braga
São Vicente-SP

Oi, Margarida. Além de um treino correto, temos que aliar uma alimentação adequada à atividade física realizada para a perda de peso. A alimentação pré treino é essencial. Antes do treino temos que comer alimento fonte de carboidrato, de preferência integral ( pão integral, bolacha integral, fruta com aveia) para auxiliar na queima da gordura e manutenção da massa muscular. É muito importante nunca treinar em jejum e nem exagerar no consumo calórico no resto do dia.
Camila Prospero
Especialista em Fisiologia do Exercício pela Unifesp, Nutricionista da Unidade de Reabilitação Cardiovascular e Fisiologia do Exercício do InCor.

O que eu posso usar para evitar que minhas pernas fiquem com assaduras entre as coxas? Porque quando treino mas de 40 min correndo elas ficam assadas!
Gustavo de Oliveira Cavalcanti

Gustavo, isso é muito simples de ser resolvido: é só passar vaselina para que o impacto seja menor.
Utilizar bermudas do estilo térmica (como as utilizadas por jogadores de futebol) podem ajudar.
Equipe Corpore

Recentemente foi diagnosticado um problema chamado megapófise transversa,meu médico me aconselhou a correr na grama,aonde posso encontrar bons lugares assim para correr?
Luiz Alberto Montalvão
São Paulo-SP

Olá Luiz. Poucos são os lugares específicos assim. Parques como o Ibirapuera possuem trechos de grama que atletas utilizam para treinamentos quando estão em recuperação, mas não são trechos muito longos. Há também a Volta da Cerca que conta com trechos de grama, mas em sua maioria é de terra.
Avenidas com locais para corrida como a Bras Leme e Sumaré também têm locais de grama.
De qualquer maneira, é muito importante estar atento a esses locais e ver avisos de Proibido Pisar na Grama, pois alguns desses trechos são protegidos e cuidados.
Equipe Corpore




 
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