Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 
Bombeiro e atividade física tem tudo a ver - 04/07/2009


O Jornal da Tarde publicou matéria sobre a Corrida Corpore Bombeiros 10km que foi realizada no dia 5 de julho.

'Bombeiro e atividade física têm tudo a ver'

Sedentário não tem vez no Corpo de Bombeiros. No mínimo três vezes por semana, eles têm de fazer exercícios. "Pode ser em serviço ou não, porque senão vai perder o fôlego", explica o capitão Sérgio Ricardo Moretti, professor de atividade física e mestre em ciência da saúde pela Unifesp, responsável pelo condicionamento físico do 8º Grupamento. "Bombeiro e atividade física têm tudo a ver".

O treino dos Bombeiros é aeróbio (corrida, pedal, natação) e musculação. "A maioria dos postos tem uma sala de musculação", conta. Esportes coletivos, como basquete e futebol só às vezes. "Sempre tem alguém que se machuca nas partidas".

Moretti explica que a boa condição física é fundamental para a profissão. "Só a roupa - jaqueta, calça, capacete, bota e balaclava (capuz) - pesa 15 quilos, o que equivale a uma perda de 20% na capacidade cardiorespiratória. Mais o equipamento para incêndio - máscara e cilindro de ar - soma 27 quilos. Só a mangueira de 30 metros, sem a força da água, pesa mais 12 quilos. Se o bombeiro não estiver em uma ótima condição física, não aguenta", explica. A tese de mestrado do capitão foi sobre o Impacto dos equipamentos de proteção respiratória nos bombeiros.

Moretti também estudou a atuação dos bombeiros norte-americanos durante a tragédia do World Trade Center, em 11 de setembro de 2001. "Os brasileiros estão em melhor forma, os americanos apresentam uma alta taxa de sobrepeso. Há relatos de pessoas que fugiam, descendo as escadas, que encontraram bombeiros desmaiados nos degraus, alguns tiveram enfartes causados pelo esforço físico". O capitão está em campanha para incentivar mais ainda mais o esporte na corporação. "Pretendemos otimizar os treinos, para melhorar a performance em menos tempo". Segundo ele, os bombeiros fazem avaliação itinerante. Sem avisar, chegam nos postos e verificam a condição física. "Como trabalhamos 24 horas e folgamos 48 horas, temos sempre de estar bem para atender as ocorrências a qualquer hora".

Amanhã, cerca de 500 bombeiros da capital e Grande São Paulo vão comemorar seu dia na Corrida dos Bombeiros, no Parque da Independência, no Ipiranga, zona sul. "Vai ter também exposição, desfile de viaturas e motos".





 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH