ÍNDICE
01 - Das inscrições
02 - Da Largada e do Tempo Máximo
para conclusão
03 - Do Revezamento
04 - Do funil
05 - Da Transição Corredor
- Ciclista - Corredor
06 - Do (a) Ciclista
07 - Do (a) Corredor (a)
08 - As Equipes
09 - Substituições
10 - Durante o Percurso
11 - Da premiação
12 - Trânsito e Suporte
13 - Penalidades
14 - Congresso Técnico
15 - Disposições Finais
Programação:

Dia |
Horário |
Local |
Atividade |
25-09 |
Das
14 às 22 |
Praça
João Sá – Capivari – Hotel Alcalá |
Entrega
dos kits;
Divulgação dos horários de largada
das Equipes |
26-09 |
06
h |
Praça
João Sá - Capivari - Hotel Alcalá |
Largada
da 1ª Equipe |
26-09 |
20
h |
A definir |
Solenidade
de Premiação |
01
- DAS INSCRIÇÕES:
Período |
14/07/2009 a 22/08/2009 (1ª Fase) |
Local |
Sede (das 9h às 18h de 2ª a Sexta – 9h às 14h aos Sábados) ou pela Internet (www.corpore.org.br) |
Dados |
Ver ficha de inscrição em:
http://www.corpore.org.br/eve_eventosespeciais_inscricao.asp
|
Preço |
R$
100,00 |
Exclusiva
para |
Associados
Corpore com validade até 30-09-2009. Anuidade R$
50,00.
Associação pode ser feita no ato da inscrição.
Exceção: Ciclista não precisa
ser associado da Corpore
|
Quant. |
100
(cem) equipes, que ultrapassadas seguirão os critérios
de seleção abaixo: |
Idade |
Corrida:
Mínimo de 18 anos completos na data do evento
|
Seleção
# |
Quantidade |
Critério |
Regra |
1 |
60
equipes |
Participação
nas Edições de 2003 a 2008 da Prova de Campos
do Jordão
(fidelidade à Prova)
|
Para cada atleta / participação
em prova anterior será acumulado 1 (um) ponto,
ordenando-se as equipes em ordem decrescente dos pontos
totais obtidos. |
2 |
20
equipes |
Anuidades
Recolhidas
Desde 2000
(fidelidade à Corpore)
|
Para cada anuidade paga por atleta inscrito
será acumulado 1 (um) ponto, ordenando-se as equipes
em ordem decrescente dos pontos totais obtidos. |
3 |
20
equipes |
Geral
(oportunidade
para novos participantes)
|
as
equipes que excederem os limites dos dois itens acima,
mais as que não tenham nenhum atleta que se enquadrem
nos dois itens (1 e 2), irão participar de um sorteio
em data e local a ser informado. |
As equipes inscritas que não forem sorteadas e em conseqüência ficarem fora do evento, terão os valores pagos nas inscrições devolvidos.
Obs. A anuidade Corpore não será devolvida em hipótese alguma.
ATENÇÃO: O número de peito terá a foto do atleta. Portanto é imprescindível uma foto 3X4 de todos os participantes (com o nome escrito no verso). Estarão isentos de entregar as fotos os atletas que participaram da prova de Campos do Jordão de 2007 e 2008 e Ilhabela de 2008 e 2009, pois já temos as mesmas eletronicamente cadastradas. Estas fotos deverão ser entregues impreterivelmente até 10 de setembro. Esta é também a data limite para a entrega da ordem dos corredores da equipe (quem serão o corredor 1, 2, 3, 4, 5, os reservas e o ciclista).
Incluso na inscrição:
• Camiseta do evento,
• Medalha de participação,
• Identificação para os dois veículos obrigatórios de cada equipe inclusive quartetos, menos duplas.
• Número com foto do atleta (peito e costas),
• Premiação conforme item específico,
• Hidratação dos corredores nos trechos 5 e 13 Estrada do Pereiral e Horto Florestal.
Não haverá, em hipótese alguma, reserva de inscrições.
Em caso de desistência do atleta, não haverá devolução do valor da inscrição.
São limitadas em até 100 (cem) equipes, abertas para inscrição mais equipes convidadas a critério da Organização.
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02
- DA LARGADA E DO TEMPO MÁXIMO PARA CONCLUSÃO: No dia 26 de Setembro de 2009 às 06:00 horas será dada a largada da 1ª equipe. Sucessivamente, as demais equipes largarão em intervalos regulares.
O tempo máximo de conclusão do percurso integral será de 10 horas, contadas a partir da largada de cada equipe. Exemplo: Equipe que largar às 06h30 terá que concluir a prova no máximo até 16h30.
Nota importante: Caso exista uma discrepância superior a 10% do tempo informado pelas equipes em relação à performance dos corredores, ficará a critério da organização uma punição ao tempo total da equipe ou a não obrigatoriedade de aguardar o tempo das 10hs regulamentares para o fechamento dos postos de cronometragem da prova. A não obrigatoriedade em aguardar às 10 horas regulamentares também se aplica à equipe que fez substituições após a data regulamentar constante deste regulamento (10 de setembro de 2009).
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03
- DO REVEZAMENTO: Durante o percurso estarão instalados:
- 1 posto de Largada (corredores)
- 1 posto de Largada (Ciclismo trecho 1)
- 15 postos de revezamento
- 1 posto de transição para ciclismo trecho 2
- 2 postos de retorno
- 1 posto de chegada
Durante a prova teremos cronometragem eletrônica.
O atleta, para validar a sua participação, deverá apresentar-se à organização no posto que inicie o seu trecho, antes de posicionar-se no funil de revezamento, com o número de peito colocado no peito e nas costas que terá a sua identificação, quando então será dada a sua qualificação.
Este procedimento deverá ser repetido em todos os trechos em que o atleta participar.
É obrigatório apresentar-se na identificação com os números oficiais afixados no peito e nas costas.
Todo o corredor receberá no kit três pulseiras identificadas com sua numeração que deverão ser fixadas em seu braço para serem entregues a um monitor em todos os postos em que o corredor concluir o seu trecho. Os atletas reservas também receberão três pulseiras e os ciclistas duas pulseiras.
Tal procedimento é fundamental que seja cumprido, pois será feita a aferição do tempo do atleta, além da confirmação da conclusão do trecho, pelo recebimento das pulseiras - com exceção do último trecho todos juntos. Este procedimento é de responsabilidade do atleta que conclui o trecho, portanto não será aceita a justificativa de que não foi procurado por nenhum monitor para que cumprisse com esta determinação.
A passagem da munhequeira (de atleta para atleta da mesma equipe) será obrigatoriamente feita SEMPRE dentro do funil de revezamento e após a identificação do atleta.
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04
- DO FUNIL:
O funil terá largura aproximada de 01 metro e comprimento
aproximado de 04 metros, tendo em cada lateral uma fita zebrada
identificando-o.
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05-
DA TRANSIÇÃO CORREDOR- CICLISTA - CORREDOR: No posto de transição, além da identificação regulamentar do atleta, o (a) ciclista deverá também estar com número de peito e costas.
Deverá ser colocado na bicicleta um chip, preso por adesivo que será o instrumento de cronometragem do primeiro trecho de bike.
Os ciclistas farão o primeiro trecho conforme horários estabelecidos pela organização que serão informados a cada equipe no dia que antecede a prova ou antes,a critério da organização.
No segundo trecho, o ciclista receberá dentro do funil (TRECHO 2 BIKE) a munhequeira da equipe das mãos do corredor que concluirá o trecho 15. Na seqüência irá até sua bike que estará estacionada em local determinado pela organização, quando iniciará o seu trecho.
Quando do término do seu segundo trecho o ciclista deixará sua bike estacionada no mesmo local de onde partiu e seguirá correndo até o posto 16 (TODOS JUNTOS). Neste ponto estarão o aguardando no mínimo 5 e no máximo 7 corredores (as), já devidamente validados para juntos percorrerem os últimos 2.500 metros ao pórtico de chegada.
Os dois percursos que o (a) ciclista fará estarão perfeitamente sinalizados por profissionais habituados à montagem destas provas, além de haver uma supervisão de sinalização a critério da Corpore.
O tempo total da equipe será tomado pela passagem do último atleta integrante do grupo sob o pórtico.
Ao tempo total da prova será acrescido o tempo do trecho 1 de bike para todas as equipes.
Atenção: O tempo total do (a) ciclista para efeito de premiação será a soma dos dois trechos. O tempo de transição faz parte do tempo do ciclista.
Tempo total do ciclismo:
Soma dos tempos do trecho 1 + Trecho 2
Onde:
Trecho 1 = tempo nos em torno de 33.500 metros independentes
Trecho 2 = tempo nos 2.500 metros dentro do Revezamento, apurado pela diferença entre:
Chegada do ciclista no Posto 16 – Largada do ciclista no Posto 15
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06
- DO (a) CICLISTA: O percurso será de montain bike com parte em “Single Track”.
Não será permitido o (a) ciclista substituir os corredores em qualquer trecho.
O (a) ciclista deverá estar identificado com seu número no peito e nas costas.
Qualquer auxílio recebido pelo (a) ciclista durante o seu trecho resultará em desclassificação.
O (a) ciclista deverá obedecer rigorosamente o percurso sinalizado e determinado pela organização.
Após o último trecho do (a) ciclista, o (a) mesmo (a) deverá correr o trecho final com toda a sua equipe.
Não existe apoio mecânico para os competidores de mountain bike.
As bikes deverão ser adesivadas com número da equipe.
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07
- DO (A) CORREDOR (A): Em nenhuma hipótese o atleta poderá correr com o dorso nu.
O (a)s corredores (as) deverão usar seu número de peito e das costas durante todo o percurso.
Dobrar, cortar, adulterar a numeração oficial, bem como a não utilização do número, acarretará na desclassificação sumária da equipe.
Atenção: todo o atleta deverá, após conclusão de seu trecho, apresentar-se no final do funil ao fiscal para ratificação de seu tempo através da entrega da pulseira de identificação. Este procedimento é de responsabilidade do corredor.
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08 - AS EQUIPES:
Equipe |
Regra |
Quantidade |
Um (a) ciclista (a); 5 corredores (as),
2 reservas opcionais. |
Restrição |
Cada
atleta só poderá ser inscrito em uma única
equipe. |
Substituição
na Prova |
•
Só os atletas reservas podem substituir atletas
na Prova.
• Atleta substituído pode retornar à
Prova.
• Reserva poderá substituir também
o ciclista.
• Atleta reserva só poderá correr
no máximo 3 trechos incluído o de ciclismo.
Substituição sempre no Posto de Revezamento
anterior ao trecho interrompido.
• Substituição que não observe
estas regras implicará na desclassificação
da equipe para as premiações de equipes.
|
Feminina |
100%
de atletas do Sexo Feminino - inclusive ciclista |
Masculina |
100%
de atletas do Sexo Masculino - inclusive ciclista |
Mista |
•
No mínimo 1 corredor de sexo oposto aos demais
que cubra o mínimo de 3 trechos individuais de
corrida.
• A cobertura dos trechos poderá ser também
feita por Reserva. A regra é a de que no máximo
12 trechos individuais de corrida sejam completados pelo
sexo com maior quantidade de participantes e o mínimo
de 3 trechos individuais de corrida pelo sexo com menor
quantidade de participantes. |
Coordenação |
Cada Equipe deverá designar um
(a) Coordenador (a) que será o único interlocutor
perante a Organização. Pode ser um dos integrantes
da Equipe ou alguém indicado por ela. Deverá
participar do Congresso Técnico – se não
participar estará desabilitado para quaisquer reivindicações
no dia da prova. |
Apoio
na Prova |
Alimentação,
Hidratação, Proteção E Segurança
dos Corredores Em Cada Trecho São De Responsabilidade
Das Próprias Equipes com exceção
dos trechos 5 e 13 que a organização dará
apoio e hidratação. |
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09
- TROCA DE ATLETAS OU DA ORDEM DOS MESMOS ANTES DA PROVA:
Troca
de atletas
Prazo |
Local |
Taxa |
Até
17-09 |
Sede |
Isenta |
26-09 |
Campos
do Jordão |
R$
100,00/cada |
|
Mudança
na Ordem
Prazo |
Local |
Taxa |
Até
17-09 |
Sede |
Isenta |
26-09 |
Campos
do Jordão |
R$
150,00/Equipe |
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10
- DURANTE O PERCURSO: O atleta deverá estar de posse do seu chip sempre que estiver correndo, sendo a troca obrigatoriamente efetuada dentro do funil nos postos de revezamento.
Todo atleta que estiver correndo deve afixar de maneira visível o seu número oficial no peito e nas costas da camiseta ou top.
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11
- DA PREMIAÇÃO: Ao término da prova, todos os atletas regularmente inscritos que participarem do evento receberão a medalhas do evento.
As premiações acontecerão da seguinte maneira:

As premiações podem ser modificadas de acordo com o número de inscrições.
Para que eles (as) tenham direito aos seus prêmios (troféus) de equipe, deverão obrigatoriamente ter concluído o percurso com os atletas conforme o regulamento e que tenham corrido os seus trechos exatamente na ordem da inscrição da equipe. O ciclista (a) deverá cumprir os seus dois trechos e todos juntos até o final (no mínimo 06 atletas, incluindo sempre junto o ciclista que completou o trecho 2), conforme a ordem da inscrição. No caso do ciclista não concluir algum dos seus trechos, será computada à equipe o pior tempo do respectivo "trecho" mais uma penalidade de 10 (dez) minutos. O ciclista, no entanto, deverá se apresentar regularmente para a transição.
Caso isto não ocorra, a equipe terá seu tempo computado extra-oficialmente e seus integrantes concorrerão aos troféus individuais, ficando a equipe desqualificada para efeito de premiação geral.
ATENÇÃO:
As equipes mistas deverão ter pelo menos 3 (três) trechos INDIVIDUAIS DE CORRIDA percorridos por atleta de sexo oposto à maioria de sua equipe. Caso contrário, a equipe será desclassificada, concorrendo apenas aos prêmios individuais. Todas as equipes deverão correr o trecho final com no mínimo seis (6) atletas sendo um obrigatoriamente o ciclista que concluiu o trecho 2 de ciclismo, caso contrário à equipe será penalizada com o pior tempo do último trecho mais 10 minutos.
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12
- TRÂNSITO E SUPORTE:
O trânsito no dia do evento estará fluindo normalmente
(aberto aos veículos em todo o percurso da prova),
isto é, a corrida acontecerá em meio às
condições normais de trânsito das ruas
e estradas do município. Apesar de todas as medidas
de segurança tomadas pelos órgãos oficiais
que apóiam o evento (Serviço municipal de trânsito,
Polícia Militar Ostensivo do Trânsito, Polícia
Ambiental, Polícia Militar Bombeiros e outros), decorrem
do acima exposto os seguintes pontos de absoluta importância:
1.
A responsabilidade pela segurança do atleta estará
por conta dele próprio e da sua equipe de apoio.
2. Os veículos de apoio deverão respeitar integralmente
e durante toda a prova, as leis e regulamentos do código
nacional de trânsito. Informação importante:
é proibido o transporte de pessoas na caçamba
de caminhonetas. Moto não é veículo de
apoio.
3. O trânsito local permanecerá aberto durante
toda a prova.
4. Os atletas deverão sempre correr na mão de
direção do trânsito e SEMPRE protegidos
por um veículo da equipe, a exceção quando
optar pela calçada podendo correr dos dois lados da
via de circulação.
5. Cada equipe deverá obrigatoriamente providenciar
2 automóveis, que serão devidamente identificados,
para servirem como suporte e segurança dos atletas.
Um dos automóveis deverá acompanhar o atleta
que estiver correndo enquanto o outro providenciará
a chegada dos atletas subseqüentes aos respectivos postos
de revezamento. É importante o planejamento das equipes:
conhecer o percurso com antecedência, se possível
no local.
6. As equipes deverão, obrigatoriamente, informar por
escrito, no ato da retirada do kit no dia que antecede a prova,
a marca, cor e chapa dos veículos.
7. A responsabilidade pelos cuidados com hidratação,
alimentação e outros cuidados necessários
dos atletas durante a prova, é de cada equipe. Serão
exceções os trechos 5 (Estrada do Pereiral)
e 13 (Horto Florestal), onde a organização providenciará
suporte e hidratação uma vez que estes trechos
serão vedados a entrada dos veículos das equipes.
Nota:
a equipe que for vista pela organização desrespeitando
esta norma e acompanhar o corredor nos trechos 5 e 13, terá
computado a sua equipe o pior tempo do trecho mais 10 minutos.
ESTACIONAMENTO DOS VEÍCULOS DE APOIO:
Os veículos não deverão estacionar ou
parar, em nenhuma hipótese, em frente, ou antes, do
posto de troca, devendo sempre estacionar no mínimo
50 (cinqüenta) metros após o funil de transição.
O veículo deverá obedecer a ordem do pessoal
local, a não obediência da mesma poderá
incorrer em acréscimo de 5 minutos no tempo final da
equipe.
Observação: regras especiais de trânsito
e estacionamento serão complementadas no Congresso
Técnico.
ATENÇÃO
REDOBRADA:
Os veículos devem seguir todas as regras de trânsito
oficiais.
Ocorrendo um ligeiro engarrafamento de trânsito que
impeça o avanço do veículo escolta do
atleta é importante que o motorista mantenha a calma,
pois logo adiante retomará a posição.
Quem não pode perder tempo é o atleta. O veículo
não está competindo.
Não estacione em filas duplas evitando bloquear entradas
ou saídas e locais proibidos.
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13
- PENALIDADES:
Será
desclassificada a equipe que não comparecer com os
dois veículos.
Serão consideradas faltas para penalização
as infrações de trânsito e de circulação
de veículos que impeçam, atrapalhem ou prejudiquem
o fluxo de corredores e/ou automóveis de outras equipes.
Estas faltas serão punidas com múltiplos de
10 minutos de acréscimo ao tempo total da equipe, bem
como ao tempo individual do atleta no trecho, podendo em caso
de falta grave chegar à desclassificação
da equipe, sempre a critério exclusivo do diretor de
prova e da organização.
Será desclassificada a equipe que substituir o ciclista
fora do regulamento.
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14
- CONGRESSO TÉCNICO:
Data: 17 de setembro.
Local: Sede da Corpore.
Horário: 20h30.
Obrigatória a participação dos Coordenadores ou Representantes técnicos de todas as equipes.
Objetivo:
alinhamento de todas as informações, ajustes
finais relativos a regulamento e condições da
Prova.
O
não comparecimento do Coordenador da equipe ao congresso
técnico desabilita a equipe a quaisquer reivindicações
no dia da prova.
É
importante que além do coordenador todos os integrantes
da equipe estejam presentes para maior conhecimento de todos
os aspectos da prova.
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15
- DISPOSIÇÕES FINAIS:
Qualquer situação não mencionada neste
regulamento será decidida pela Organização.
Reivindicações
deverão ser entregues por escrito até às
21 horas do dia 13 de Setembro de 2009, pelo coordenador da
equipe que tenha participado do Congresso Técnico,
ao Diretor da Prova.
Se
no dia da prova as condições de terreno ou climáticas
não forem favoráveis e possam por em risco,
mesmo que minimamente, a integridade dos atletas, a organização
poderá alterar a seu critério, o percurso da
corrida como o do ciclismo.
No caso de mudança, ficarão garantidas as regras
uniformizadas para todas as equipes.
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