Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

XIV Corrida Corpore Centro Histórico - Sindicato dos Bancários homenageia a Cate

22/07/2009, por Corpore

Na XIV Corrida Corpore Centro Histórico – Sindicato dos Bancários, prova que faz parte do Circuito Coprore - 7 Ícones da Cidade de São Paulo, homenagearemos um ponto turístico e de grande visitação, seja para turistas, seja para moradores da cidade: a Catedral da Sé.

Da forma como é conhecida, a Catedral da Sé foi inaugurada em 25 de janeiro de 1954, na comemoração do 4º Centenário da cidade de São Paulo, ainda sem as duas torres principais. Apesar de inaugurada em 1954, sua construção foi iniciada em 1913, com projeto do alemão Maximilian Emil Hehl, professor de Arquitetura da Escola Politécnica.

Mas a história da Catedral é antiga. A primeira versão da Igreja foi instalada ali em 1591, quando o cacique Tibiriçá escolheu o terreno onde seria o primeiro templo da cidade. Em 1745, a "velha Sé", como era chamada, foi elevada à categoria de Catedral e então foi iniciada a edificação da segunda matriz da Sé no mesmo local da anterior. Ao lado dela, em meados do século XIII construiu-se a Igreja de São Pedro da Pedra. Em 1911, os dois templos foram demolidos para dar espaço ao alargamento da Praça da Sé e, finalmente, à versão atual da Catedral.

Em 1999, a arquidiocese de São Paulo decidiu realizar um grande plano de restauração e conclusão do prédio da Catedral da Sé.  O templo foi fechado e foram construídas as 14 torres laterais, além da restauração de todo o prédio, os vitrais, as obras de arte, as portas, a iluminação, o carrilhão de sinos e tudo o mais, junto com uma limpeza geral de toda a construção, sendo reaberta em 2002.

Um dos cinco maiores templos góticos do mundo, a Catedral da Sé é a maior igreja de São Paulo, com 111 metros de comprimento, 46 metros de largura, torres com 92 metros de altura cada, cúpula com altura de 65 metros e capacidade para oito mil pessoas.

Clique aqui para ver a camiseta



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH