Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Mulher busca mais orientação para correr, diz estudo - 25/07/09

28/07/2009, por Corpore

Matéria publicada no Jornal da Tarde traz dados sobre a participação feminina nas corridas de rua. Veja a matéria no site.

Mulher busca mais orientação para correr, diz estudo

A maioria das mulheres no País começou a correr regularmente há dois anos. Esta é uma das conclusões da pesquisa realizada com 7.731 corredores amadores, 20% deles do sexo feminino. O ortopedista Rogério Teixeira, do Núcleo de Estudos em Esporte e Ortopedia (NEO), que coordenou o estudo, destaca que outro dado interessante é que as mulheres fazem seus treinos supervisionadas. “Já os homens pegam os tênis e saem correndo sem se preocupar em procurar um treinador”, conta.

“A corrida é ainda uma prática recente para as mulheres, o que talvez justifique a maior preocupação com a orientação de um profissional”, explica Teixeira, que é o presidente do Comitê de Traumatologia Desportiva da Sociedade Brasileira de Ortopedia e Traumatologia.

No quesito resistência, as mulheres empatam com os homens: 33% delas correm até 25 km por semana; e 30% deles a mesma distância. Apenas 5 % das corredoras e 9% dos corredores têm um índice de 75 km por semana. E fazem 50 km por semana, 25% das moças e 33% dos moços.

Outro empate foi no número de lesões: 50% do time feminino já teve alguma lesão em decorrência da corrida, que o fez procurar um médico; e 54% do time masculino. “São lesões por sobrecarga, nas mulheres na maioria dos casos é fratura por estresse, principalmente no quadril (14% delas apresentaram tendinite no quadril)”, conta Teixeira, que já esperava este resultado. “As mulheres, dependendo da idade, apresentam problemas hormonais e há mais casos de osteoporose também.”

A pesquisa foi debatida na semana passada no Projeto Saúde no Esporte, no Ibirapuera. “A orientação é o segredo para evitar lesões. Corredores amadores precisam buscar supervisão adequada para a prática do esporte”, afirma o ortopedista.

Em parceria com o Ministério dos Esportes e com o patrocínio da Janssen-Cialag, criaram uma cartilha para corredores. “Distribuímos no domingo no Parque do Ibirapuera.” Foram distribuídas 10 mil exemplares. “Esgotou.” O projeto inclui também testes da pisada, palestras e cursos.

Para o estudo, corredores de oito Estados responderam ao questionário, via e-mail, do mailing da Corpore, entidade de corrida sem fins lucrativos, no final do ano passado.

 

 



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH