Dessa vez o Repórter Corredor entrevistará um dos grandes nomes do atletismo brasileiro, o atleta Zequinha Barbosa.
Nascido em Três Lagoas (MS) em 1961, enfrentou a pobreza para se tornar um dos maiores meio-fundistas do mundo.
Aos 17 anos, ainda em sua cidade natal, passou a se dedicar ao atletismo. Cinco anos depois conquistou a melhor marca do mundo nos 800m. Atingiu o tempo de 1min44s03 durante a disputa do Troféu Brasil. Foi essa conquista que o levou ao auge da sua carreira, atraiu patrocinadores e resultou em sua mudança para os Estados Unidos.
Para poder participar dos jogos olímpicos e dedicar-se exclusivamente ao esporte, Zequinha contou com o patrocínio da Corpore tornando-se um dos primeiros atletas a serem patrocinados pela entidade.
O atleta e seu primeiro treinador, José dos Santos Primo, almejavam a participação em uma Olimpíada. O resultado de tantos treinos foi ainda maior: Zequinha participou de quatro Olimpíadas durante sua carreira. Em Los Angeles em 1984 foi semifinalista, quatro anos depois em Seul ficou em sexto lugar, em Barcelona, 1992, perdeu o bronze por segundos e terminou em quarto lugar, e Atlanta em 1996.
O grande destaque do atleta foi nos mundiais. No Mundial Indoor de 1987, em Indianópolis (EUA), o atleta foi o grande campeão. No Outdoor de Tóquio (Japão), em 1991, conquistou a medalha de prata. Sua última conquista foi a medalha de ouro no Pan-Americano de Mar del Prata, em 1995.
Envie agora suas perguntas clicando aqui.
|