A Corpore em parceria com o Instituto Movere de Ações Comunitárias realizou no dia 31 de agosto a palestra “Benefícios da atividade física para crianças e adolescentes”, ministrada pelo Coordenador Técnico do Instituto, Professor Marcos Simões de Carvalho.
Segundo o palestrante, o incentivo ao esporte já na infância deve ser uma preocupação de pais e professores na sociedade atual, em que os recursos tecnológicos permitem maior conforto, mas afetam a qualidade e estilo de vida.
No processo de incentivo, um dos elementos que não pode ser deixado de lado é o lúdico. “Crianças submetidas a um treinamento rígido, sem momentos de diversão, dificilmente vão continuar praticando a atividade física”, explica Marcos.
Pais e professores devem ficar atentos a alta motivação das crianças. Atletas muito motivados, em qualquer idade, tendem a não respeitar seus limites. Por isso, a quantidade de exercícios propostas para a criança deve ser moderada. Exercícios mais intensos apresentam benefícios, mas os riscos são maiores.
Outro tema abordado na palestra foi o treinamento de força. Segundo Marcos, esse tipo de exercício é essencial para a qualidade de vida e performance e não se restringe ao levantamento de peso. Com crianças dá para realizar trabalhos de força em brincadeiras, de forma lúdica.
|