Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Reunião Corpore e AIMS - troca de experiência no mundo das corridas de rua

03/12/2003, por Fabio Donadio
Diretores AIMS e Diretores Corpore durante seminário AIMS na Feira de Esportes organizada pela Corpore e pela AMCHAM

Alguns dos maiores especialistas do mundo, no quesito organização de corridas de rua, se encontraram na segunda-feira, dia 24 de novembro, na sede Corpore, em São Paulo. O objetivo do encontro foi fazer, em conjunto com a diretoria da entidade, uma avaliação da 9ª edição da "10K Corpore São Paulo Classic", realizada no dia anterior. Eles estiveram no Brasil para a reunião anual da AIMS (Association of International Marathons and Road Races), realizada pela primeira vez no país. O time da associação é formado pelo seu presidente Hirowaki Chusa e por dezesseis organizadores das mais importantes corridas no mundo. Entre elas estão as maratonas de Nova York, Londres, Berlim, Paises Baixos, Argentina, Tanzânia, entre outras. Além destes, completam a diretoria dois representantes da "Distance Running", revista da AIMS especializada no esporte, com 400.000 exemplares a cada edição e distribuição em diversos países.

Reunião AIMS e Corpore - na sede da entidade paulista

A discussão abordou vários aspectos da prova como entretenimento, segurança dos participantes e do público, condições de resgate e cuidados médicos e regulamentações em geral. O presidente do clube de corredores de Nova York Allan Steinfeld parabenizou a Corpore pela bela organização e aproveitou para dar algumas recomendações: buscar novas formas para motivar os corredores e algumas mudanças nos detalhes do percurso. Por sua vez, o organizador da maratona de Londres Nick Bitel sugeriu melhor visibilidade na sinalização das placas e relógios.

Um ponto bastante enfatizado pelos especialistas foi a necessidade de maior festividade das corridas brasileiras, um problema gerado pelo pouco apoio de patrocinadores e da população em relação às grandes corridas no exterior. Além disso, falaram sobre a cobertura fotográfica dos eventos, tendo como base a linha editorial da "Distance Running", que foca enquadramentos de diversos cenários das provas, para mostrar o caráter da corrida e não apenas a largada e a chegada. Vale lembrar que a Corpore fornece estrutura de carro de imprensa para que os fotógrafos credenciados tenham acesso rápido a diversos trechos do percurso, o que ajuda em uma melhor cobertura do evento.

Apesar da reunião ter focado aspectos frágeis, para haver posterior aprimoramento das provas, vários pontos positivos foram citados. Entre eles a escolha do percurso - o Parque Ibirapuera -; os cuidados médicos e de resgate, local da largada e chegada, limpeza e cuidados na arena de confraternização, quantidade de banheiros, entre outros.

Depois da reunião de avaliação, a AIMS ofereceu um jantar de confraternização em que prosseguiu informalmente a troca de informações e experiências sobre corridas de rua. O levantamento final da reunião foi satisfatório e a repercussão da discussão proveitosa. É através de debates e troca de experiências que as entidades devem se basear para criar melhores situações em suas provas. O presidente da Corpore David Cytrynowicz definiu a assembléia como vantajosa e sugeriu que exista maior comunicação entre as associações e instituições especializadas, para que existam melhorias consideráveis no futuro.

Saiba como foi a 9a edição da 10K Corpore São Paulo Classic





 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Fabio Donadio

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH