Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Cuidados Médicos - Evolução no atendimento médico de 1996 a 2003

12/12/2003, por Dr. Milton Mizumoto







Confira abaixo o material produzido pelo nosso Diretor Médico, Dr. Milton Mizumoto. Ele conta como foi a evolução no atendimento Médico nas Corridas da entidade, desde 1996. Não deixe de conferir este importante trabalho!

 

 

 

1996



A CORPORE tinha como atendimento uma ambulância remoção, pois as corridas possuiam apenas 500 corredores.

Dr. David Cytrynowicz convidou-me a realizar um trabalho voluntariado como médico das provas.

1997




Com o crescente número de corredores, iniciamos uma nova fase, aumentando a frota para duas ambulâncias e introduzimos uma Tenda Médica de 16 m2 na chegada. Depois, substituimos esta tenda por uma de 50m2.
1998

Deixamos de utilizar ambulâncias de remoção, para utilizarmos apenas UTI móveis, para um atendimento melhor qualificado, com equipamentos e medicamentos para suporte avançado de vida.





Além das UTIs, introduzimos médicos distribuidos ao longo do percurso com mochila de primeiros socorros.

1999



Introduzimos uma Tenda Médica no percurso, para provas de 21 km. Nesta e na Médica de Chegada passaram a trabalhar médicos, fisioterapeutas e para-médicos.
2000
Contratação da Dra. Maria Cecilia Damasceno, médica do Pronto Socorro do Hospital das Clinicas, coordenadora do curso de ACLS ( Advanced Cardio-respiratory Life Suport), para atendimento dos corredores e padronização dos equipamentos das UTIs.
2001




Introduzimos ao atendimento médicos especialistas em Medicina do Esporte, equipados de motocilcletas e materiais de primeiros socorros (ACLS), nas provas de 21 km.
2002
Cooperação da equipe de Salvamento do Corpo de Bombeiros, do Exército Brasileiros, Polícia Militar e da Policia Florestal, nas respectivas provas.

Uso de dados estatisticos das corridas CORPORE para otimização da logistica de atendimento das UTIs móveis.
2003

Após observar a Ultramaratona de Comrades, introduzimos a equipe “Medical-Bikers”, que são médicos equipados de bicicletas e material urgência, socorrendo os corredores entre as UTIs móveis.

Introdução da equipe “Care4you”, estudantes de Educação Fisica e Esportes, com treinamento em atendimentos de Primeiros Socorros, para auxilio dos médicos e orientação dos corredores no funil de chegada.

 

Medical Bikers na SP Classic 2003
Medical Bikers na corrida do Barro Branco 2003
Equipe Care4You em atendimento na SP Classic 2003
Equipe Care4You

Corpore – quem mais entende de corredores

"Só correrá a próxima prova aquele que estiver vivo"

"Uma recomendação importante feita pelo Diretor Médico da Corpore consiste em fazer uma avaliação médica com um cardiologista, médico esportista, ou mesmo com um clinico. Dr. Mizumoto afirma que se toda academia faz este tipo de avaliação de seus alunos, não há motivos para um corredor deixar de precaver-se desta maneira" - trecho da entrevista com Dr. Milton Mizumoto - Diretor Médico Corpore - voluntários que fazem a diferença - leia mais

Dúvidas? Escreva para o Dr. Milton Mizumoto: [email protected]  

 


 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Dr. Milton Mizumoto

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH