
Em 1991 nasce o GRAACC, Grupo de Apoio ao Adolescente e à Criança com Câncer, instituição sem fins lucrativos que visa garantir aos pacientes a chance de alcançar todas as chances de cura.
Para ajudar a manter essa iniciativa, a Corpore em parceria com o GRAACC realizam há anos a Corrida e Caminhada GRAACC – Combatendo e Vencendo o Câncer Infantil. Nesse ano, o evento será realizado no dia 9 de maio.
Toda a arrecadação com inscrições é repassada para o Hospital. O evento é o maior realizado pelo GRAACC e representa uma grande porcentagem do que é investido anualmente no tratamento de crianças e adolescentes. Por isso, quanto mais inscritos, mais pacientes serão beneficiados.
Conheça o trabalho da instituição e a importância da prova. Se você ainda não está inscrito na prova, clique aqui e inscreva-se!
Combatendo
Quando surgiu a iniciativa, o primeiro passo foi transferir o Setor de Oncologia Pediátrica do Hospital São Paulo para uma casa, que ficou conhecida como “casinha”. Nessa fase, os pacientes recebiam tratamento durante o dia e depois voltavam para suas casas.
Mais tarde, com a ajuda de empresas, da Escola Paulista de Medicina e da comunidade foi construído o Instituto de Oncologia Pediátrica – IOP, hospital do GRAACC.
Hoje, o hospital realiza mensalmente 2500 atendimentos, é considerado um centro de referência no tratamento da doença e representa um instrumento de conscientização do diagnóstico precoce.
Além do tratamento, a instituição se preocupa com a qualidade de vida do paciente. Um exemplo disso é a Escola Móvel que mantém as crianças e adolescentes matriculadas nas escolas e ministra aulas no próprio hospital. Dessa forma, os pacientes não precisam se afastar da escola por causa dos longos tratamentos.
O período de tratamento dura em média 18 meses. Para evitar o desgaste de pacientes que moram fora da capital, o GRAACC criou a Casa de Apoio que hoje tem 30 apartamentos.
Vencendo
No período de 1998 a 2009, o GRAACC atendeu 3135 casos novos e realizou 248 transplantes de medula óssea.
O câncer infanto-juvenil é uma das causas de morte não acidentais mais comuns entre crianças e adolescentes. A boa notícia é que com os avanços das pesquisas e tratamentos ficou mais fácil derrotar a doença. 70% dos casos diagnosticados precocemente são curados.
Corrida e Caminhada – 10 anos
Segundo o Superintendente Médico do GRAACC, Dr. Sérgio Petrilli, no ano passado a prova arrecadou cerca de R$200 mil que foram investidos na compra de medicamentos, cirurgias, transplante de medula óssea, internações, consultas entre outros.
“Essa prova é maravilhosa para o GRAACC. Primeiro porque alerta para a causa do câncer infantil, uma doença que pode ser curada em 70% dos casos se diagnosticada precocemente e se tratada em centros especializados, como o hospital do GRAACC. Segundo, porque é muito importante a comunidade saber que existe nossa instituição e que temos condições de tratar os casos mais complexos da doença, com qualidade de vida. E mais, é muito prazeroso reunir milhares de pessoas que estão nos ajudando com recursos para manter nossa instituição”, explica Petrilli.
Mais informações www.graacc.org.br
|