

ESTÁDIO MUNICIPAL DO PACAEMBU
Um dos cartões-postais mais tradicionais da cidade de São Paulo, o Estádio Municipal do Pacaembu está localizado no coração da capital paulista. A urbanização da região hoje conhecida como o bairro Pacaembu data de meados de 1912, quando surgiu um dos primeiros bairros-jardins paulistanos. O nome Pacaembu vem do Tupi Guarani e significa “terras alagadas”. O estádio leva o nome de Paulo Machado de Carvalho, conhecido como o “Marechal da Vitória”, chefe da delegação brasileira nas campanhas das Copas de 1958 (Suécia) e 1962 (Chile). O projeto arquitetônico é assinado pelo Escritório Técnico Ramos de Azevedo - Severo e Villares, no estilo Art Déco, muito forte nas décadas de 1930 e 1940.
A inauguração do Pacaembu aconteceu no dia 27 de abril de 1940, com a presença de várias autoridades, entre elas do então presidente da República, Getúlio Vargas, do interventor Adhemar de Barros, e do prefeito da cidade, Prestes Maia. No dia seguinte, deu-se a primeira partida nos gramados no novo estádio, entre o Palestra Itália, antigo nome do Palmeiras, e o Coritiba, com vitória do time paulista por 6 a 2. Completando a rodada dupla, o Corinthians venceu o Atlético Mineiro por 4 a 2.
Desde então, o estádio passou por várias reformas, perdeu a concha acústica, ganhou o tobogã e teve a capacidade de público reduzida. No entanto, permanece com a mesma fachada há mais de 50 anos. O estádio é patrimônio histórico da cidade e do Estado de São Paulo. É tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Em seu interior funciona desde 2008 o Museu do Futebol, uma homenagem à cidade pela qual foi introduzido o esporte no Brasil, graças ao paulista Charles Miller, homenageado com o nome da praça em frente ao estádio.
De acordo com a Confederação Brasileira de Futebol (CBF), o Pacaembu comporta atualmente 37.952 pessoas, segundo o Cadastro Nacional de Estádios de Futebol (CNEF), o que cumpre as normas da Fifa. Trata-se de um completo centro esportivo, com instalações para a prática de esportes olímpicos como natação, boxe, vôlei, basquete, handebol, futebol de salão, tênis e atletismo, além de apresentações coletivas de ginástica e dança. O ginásio de esportes tem capacidade para 4 mil pessoas. O estádio possui, ainda, salão nobre, restaurante, alojamentos, vestiários completos e toda infra-estrutura para atender os esportistas que o utilizam.
Pertencente à prefeitura de São Paulo, o Pacaembu pode ser alugado para receber partidas de futebol das mais diversas equipes do município. No entanto, é o time do Corinthians que joga com a maior frequência no local.
Eventos internacionais
Entre os eventos mais importantes da história esportiva do Pacaembu, destacam-se as partidas realizadas no estádio durante a Copa do Mundo de 1950. Na ocasião, depois da interrupção de 12 anos da disputa de seleções por conta da Segunda Guerra Mundial, o Brasil foi escolhido como sede para receber a competição. Durante a Copa, foram realizadas seis partidas no estádio, com destaque para o jogo que a Seleção Brasileira realizou contra a Suíça na primeira fase
Outro evento esportivo de grande destaque realizado no Estádio do Pacaembu foi a disputa de parte dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que tiveram a cidade de São Paulo como sede. Na época, o estádio foi palco da cerimônia de abertura, das disputas da final do futebol e do atletismo, além da cerimônia de encerramento dos jogos.
SERVIÇO:
Estádio Municipal Paulo Machado de Carvalho (Pacaembu)
Praça Charles Miller, s/nº - Pacaembu – São Paulo (SP)
Fone: 3661-9111
|