Vivemos em uma era de extremo movimento, correria e competição.
Corremos atrás do próprio rabo como cachorrinhos domesticados e treinados a ser sempre melhores do que os outros. E, quando não conseguimos, nos sentimos fracassados e infelizes.
Mas é chegada a hora de mudarmos nosso padrão de comportamento. É chegada a hora de deixarmos de lado nossos hábitos obsoletos e antigos que nos fazem mal para abrirmos espaço para novos que nos proporcionem bem-viver.
Ayurveda, o sistema de cura indiano mais antigo do mundo, nos ensina através de sua sabedoria milenar que existem três grandes qualidades que regem o universo:
A qualidade do movimento e ação (que já existe em demasia no mundo atual) - rajas
A qualidade do ócio e do aquietamento (pouco observada nos dias atuais) - tamas
A qualidade do equilíbrio, do contentamento e bem-estar que todos queremos atingir - sattwa
Indo além, a milenar Ayurveda nos ensina que para atingirmos o equilíbrio tão almejado é preciso unir os opostos em quantidades certas para otimizarmos o nosso propósito.
Em uma era de excesso de movimento (rajas), temos que trazer aquietamento (tamas) para encontrarmos o equilíbrio (sattwa). Simples assim, basta aprendermos esse conceito e colocá-lo em prática!
Os atletas em geral estão sempre em movimento, treino após treino com o intuito de auto superar. É chegada a hora de mudarmos os paradigmas de nossas vidas, de inovarmos, de recriarmos.
O momento é de aquietamento, de calma que conseguimos através da prática do Yoga, da meditação e dos conceitos básicos de bem-viver do Ayurveda. Esses conceitos são o complemento ideal para os treinos de corrida e trazem o equilíbrio para o corpo e a mente do atleta.
Atrás do turbilhão de nossos pensamentos, existe um campo – o campo da pura potencialidade – onde está inserido nosso potencial maior de produtividade, criatividade, inteligência, poder de foco e concentração. Somente aquietando a mente podemos penetrar neste campo e resgatar a nossa verdadeira essência, entrar em contato com o âmago do nosso ser. E por incrível que pareça, ao penetrar neste campo nos tornamos seres humanos melhores a cada dia e vamos aperfeiçoando nossas aptidões.
O corredor que tiver a sensibilidade de perceber este novo conceito proposto aqui e agora, sem dúvida, estará anos luz à frente de qualquer outro e o melhor: com muito menos esforço.
Experimente, vale a pena tentar!
Márcia De Luca é professora, praticante de Yoga e especializada em Ayur-Yoga. Dá um Curso de Formação de Professores sobre o assunto. É autora do livro Ayurveda – Cultura |