Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Minha História - Marilda Machado de Oliveira

Voltar para Menu das Histórias de Corredor
OS TEXTOS SERÃO REVISADOS E EDITADOS SEGUNDO CRITÉRIOS DE REDAÇÃO CORPORE.ORG.BR
Exclusivo para Associados Corpore

Nasci em Porto Alegre e minha infância foi maravilhosa, graças a família linda que tenho. Ingressei no balé clássico com 5 anos de idade e fiquei até os 20 anos. Fiz natação por 3 anos também. Fui professora de balé por três anos.

Quando ingressei na Faculdade, infelizmente tive que sair do balé, pois eu tinha aula sempre
em dois turnos, e às vezes até à noite. Sempre gostei de praticar esportes, era bastante ativa até ingressar na Faculdade.
Sou formada há sete anos e logo que me formei, trabalhava de sete a nove horas diárias e  não praticava esportes.

Quando entrei para o curso de Veterinária só estudava e não sobrava tempo para outras atividades(como exercícios físicos e lazer). Foi quando meu peso começou a subir descontroladamente. Ficava bastante ansiosa com as provas e comia muitos doces. Sem contar que almoçava quase sempre no restaurante da faculdade e minhas escolhas alimentares não eram nada saudáveis. Como sempre fui bastante vaidosa, fui ficando cada vez mais triste com o aumento de peso e fiquei até depressiva.Cheguei a ficar com 20 kg a mais do que peso atualmente. Tentei várias dietas. Até que ao iniciá-las conseguia perder alguns quilos, mas depois retornava tudo de novo.

Tenho tendência a ganhar peso, pois meu pai foi obeso. Ele pesou 115kg,atualmente ele pesa 80kg e tudo graças a corrida. Ele corre há 15 anos. Eu vi todo o processo de emagrecimento e disciplina dele.Ele foi meu grande incentivador. Via minha insatisfação e toda minha tristeza por estar bem acima do meu peso.

Iniciei no "mundo das corridas" há quatro anos. Começava intercalando caminhadas e corridas(sempre com meu pai ao meu lado). Corria três vezes na semana e fui gradualmente aumentando o tempo de corrida e reduzindo o da caminhada. Foi quando, há três anos atrás, um treinador me viu em um parque próximo aonde resido e me convidou para participar de um grupo de corrida e passou a me fornecer treinos. Fiquei bem empolgada e me inscrevi em uma rústica(10Km) pela primeira vez. Os primeiros 10 km fiz em 48 minutos.

Há três anos treino diariamente e pratico musculação quatro vezes na semana, sempre com acompanhamento de uma educadora física. Treino com uma ex-campeã de triatlon competente e dedicada. Ela chama-se Vanilda Mezzari, além de uma maravilhosa treinadora, é minha "psicóloga", para vários assuntos pessoais.  Faço parte de uma equipe de corrida chamada JV Academia.

Hoje vejo que esse "papo" de que não tem tempo para exercícios físicos é apenas desculpa, pois quem quer realmente sempre arruma um meio e o faz. Tem dias que tenho compromissos profissionais cedo e vou ao parque de madrugada para correr .Já cheguei a correr no inverno, às 4 horas da madrugada.

Já participei de várias rústicas, duas meias-maratonas e meu grande desafio para 2011, será completar a primeira maratona da minha vida abaixo de 3 horas e 30 minutos. De todas as provas que participei, sem dúvida a que mais me marcou foi o Desafio 600KSP-RJ. Participei por duas vezes (2009 e 2010) e é um verdadeiro sonho!!!

Sempre falo dos benefícios da corrida para meus conhecidos e já incentivei vários amigos e parentes para iniciar com treinos. O que posso dizer para as pessoas que estão iniciando é que mesmo que pareça ser algo sacrificante no início, seja para perder peso ou por alguma
orientação médica, a corrida,para mim, representa muito mais que um esporte, é sim um estilo de vida e muito prazeroso. Antes quando estava acima do peso, acordava e pensava no que ia comer, hoje quando acordo, penso que tenho de fazer meu treino com muito amor!!!

E hoje sei que a corrida faz parte da minha vida e que estarei bem velhinha ainda dando minhas “passadas".

 

Sobre meu pai:
(João Carlos Canavezzi de Oliveira).
Idade:64 anos

Foi sempre uma pessoa sedentária. Há 15 anos, quando estava com 115kg, começou a correr com o objetivo único e exclusivo de perder peso.

Corre cinco vezes na semana, 5km diários e iniciou nas competições comigo há três anos.

É meu ídolo por ser persistente, determinado e ter grande força de vontade.

Atualmente alimenta-se de maneira saudável e faz musculação duas vezes na semana.

Confira mais informações sobra as mudanças que a corrida trouxe para a vida de Marilda clicando aqui.



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Corpore

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH