Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Circuito Corpore 2011: um jeito diferente de conhecer São Paulo

Existem muitos motivos para visitar São Paulo. A cidade é conhecida por acolher de braços abertos pessoas das mais diversas origens, tribos, etnias e crenças. O fato é que São Paulo oferece um verdadeiro mar de opções culturais, gastronômicas, esportivas, de lazer ou mesmo de negócios. Em 2011, que tal apreciar um pouco da capital paulista de uma maneira bem diferente?

Nada de carro, ônibus ou metrô. Você que é corredor pode conhecer a cidade participando das provas do Circuito Corpore 2011, o circuito de corridas mais tradicional da cidade. Os eventos que fazem parte do circuito são: Corrida de Abertura, 25 Km Corpore, Corrida dos Bombeiros, Centro Histórico, Duque de Caxias, São Paulo Classic / Zumbi dos Palmares e Corrida de Natal.

Essas sete provas serão disputadas por vários locais de São Paulo tornado essa uma boa oportunidade para percorrer os principais pontos turísticos e competir ao mesmo tempo. Apenas para dar um gostinho, aqui vai uma seleção de alguns dos cenários que receberão corridas da Corpore no próximo ano:

JOQUEY CLUB
O Jockey Club de São Paulo teve sua primeira corrida em 29 de outubro de 1876 no Hipódromo da Mooca. Somente no dia 25 de janeiro de 1941 é que foi inaugurado o atual Hipódromo da Cidade Jardim. Seu status de importante centro para o turfe brasileiro foi consolidado em 1923, quando surgiu o Grande Prêmio São Paulo, até hoje uma das provas mais disputas do país. De dia, os amantes das corridas de cavalo apreciam verdadeiros espetáculos nas pistas. À noite, o local oferece serviços de bar e terraço panorâmico. Adaptando-se aos tempos modernos, hoje o espaço é também palco de eventos como desfiles de moda, feiras, festas e corridas como a que abrirá o Circuito Corpore 2011.

Provas disputadas no local:

 

25 Km Corpore
Data: 29 de maio de 2011
Extensão: 25 km e 12,5 km

PARQUE DA INDEPENDÊNCIA – IPIRANGA
Marco histórico nacional, o Parque da Independência está localizado na Colina do Ipiranga, junto ao Riacho do Ipiranga, onde D.Pedro I declarou a independência do Brasil. Em sua área estão localizados o Monumento à Independência, o Museu Paulista (mais conhecido como museu do Ipiranga), os jardins de linhas clássicas, o bosque e a Casa do Grito. Além da beleza arquitetônica do prédio do museu do Ipiranga, destaque para os “jardins franceses” que se encontram logo à frente do prédio, certamente uma das vistas mais belas de São Paulo. Os amantes da natureza têm a oportunidade de contemplar uma vasta diversidade ambiental, composta por árvores frutíferas e uma fauna repleta de espécimes como periquitos, sabiás, sanhaços, tico-ticos, corujas, corruíras, entre outros.

Provas disputadas no local:

Bombeiros
Data: 03 de julho de 2011
Extensão: 10km

VALE DO ANHANGABAÚ E CENTRO HISTÓRICO

Um belo cartão postal da cidade, o Vale do Anhangabaú encontra-se entre os Viadutos do Chá e Santa Ifigênia, concentrando importantes edificações como o prédio da Prefeitura de São Paulo, o Teatro Municipal, a Escola Municipal de Balé, o Conservatório Dramático e Musical de São Paulo, entre outros. O nome “Anhangabaú” vem do tupi e significa “rio ou água do mau espírito”, graças aos conflitos travados entre bandeirantes e indígenas que habitavam o local nos tempos remotos. Devido à sua extensão, muitas manifestações culturais ocorreram nesse endereço. A mais significativa foi o comício das Diretas Já, em 16 de abril de 1984. Cerca de 1,5 milhão de pessoas se reuniram para o maior comício público da história brasileira. De fácil acesso pelo metrô, o Vale é um ponto de lazer, esporte e entretenimento aberto a todos. Quem participa das corridas providas pela Corpore na região pode contemplar ainda alguns pontos importantes da cidade, como a Av. Ipiranga, a Praça da Sé, o Pateo do Collegio, a Praça da República, entre outros.

Provas disputadas no local:

Centro Histórico
Data: 07 de agosto de 2011
Extensão: 09km

IBIRAPUERA
As raízes indígenas afloram logo no nome: Ibirapuera significa em tupi "pau podre ou árvore apodrecida", graças ao terreno alagadiço que a partir de 1927 foi recebendo centenas de eucaliptos australianos, os quais tinham a função de eliminar o excesso de umidade. A riquíssima área verde e de lazer mesclada com templos culturais e arquitetônicos passou a ser chamada de “a praia dos paulistanos”. Entre as opções de lazer há playgrounds, ciclovia, quadras, viveiros e planetário, além dos museus e outros recantos. Não à toa o Ibirapuera é o parque mais frequentado da cidade, com cerca de 200 mil visitantes aos fins de semana. Entre as atrações: MAM, Pavilhão da Bienal, Oca, Planetário, Praça da Paz e Auditório. Com projeto arquitetônico de Oscar Niemeyer e paisagismo de Roberto Burle Marx, o parque foi entregue a São Paulo em 21 de agosto de 1954.

Provas disputadas no local:

Duque de Caxias
Data: 21 de agosto de 2011
Extensão: 10km e 4,3km

São Paulo Classic - Zumbi dos Palmares
Data: 20 de novembro de 2011
Extensão: 10km e 4,3km

PACAEMBU
O Estádio Municipal do Pacaembu está localizado no coração da capital paulista. A urbanização da região hoje conhecida como o bairro Pacaembu data de meados de 1912, quando surgiu um dos primeiros bairros-jardins paulistanos. Seu majestoso projeto arquitetônico segue o estilo Art Déco, muito forte nas décadas de 1930 e 1940. A inauguração do Pacaembu aconteceu no dia 27 de abril de 1940, com a presença de várias autoridades, entre elas do então presidente da República, Getúlio Vargas. O estádio é patrimônio histórico da cidade e do Estado de São Paulo. É tombado pelo Conselho Municipal de Preservação do Patrimônio Histórico (Conpresp) e pelo Conselho de Defesa do Patrimônio Histórico, Arqueológico, Artístico e Turístico (Condephaat). Em seu interior funciona o Museu do Futebol, desde 2008.

Provas disputadas no local:

Natal
Data: 17 de dezembro de 2011
Extensão: 4km



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH