Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

III Fórum Nacional de discussão sobre a Residência Médica

14/7/2011, por Corpore

A Medicina do Esporte no Brasil vem mudando seu enfoque nos últimos anos. O perfil do médico do esporte, que antes era de subespecialista (ex: cardiologia do esporte, traumatologia do esporte, fisiologia do esporte, etc) está tornando-se cada vez mais completo. A meta da especialidade é a formação de médicos que sejam atuantes em todo escopo da Medicina do Exercício e do Esporte, de forma abrangente e resolutiva.

O principal marco desta mudança é a residência médica em Medicina do Exercício e do Esporte, criada em 2007 e em pleno crescimento, desde então, contamos com três serviços em nosso país: Universidade de São Paulo, Universidade Federal de São Paulo e Universidade de Caxias do Sul. A residência certamente é a principal ferramenta para aprimorar a Medicina do Esporte como especialidade de identidade própria, mais eficiente no manejo de atletas/esportistas e doenças crônicas, porém, como toda nova residência médica, trilha seu caminho na busca do ideal.

 

Durante o XXIII Congresso Brasileiro de Medicina do Exercício e do Esporte, realizado em Petrópolis-RJ entre 15 e 18 de junho deste ano, ocorreu o III Fórum Nacional de discussão sobre a Residência Médica na especialidade, com o intuito de identificar problemas existentes nos programas e discutir estratégias para sua resolução. Coordenado pelo Dr. Felix Drummond, participaram do fórum membros da Sociedade Brasileira de Medicina do Exercício e do Esporte (SBMEE), representantes dos programas de residência, residentes e ex-residentes (vide foto).

Ao final do fórum foi sugerida a criação de um novo departamento dentro da SBMEE, para manejo dos assuntos de interesse dos programas de residência, alavancando ainda mais a firmação do novo perfil que a especialidade vem assumindo nos últimos anos. Estratégias como esta podem contribuir para o alcance de uma especialidade que permeie os mais diversos aspectos do exercício e do esporte, tornando-a mais eficiente.

Gustavo C. Bornholdt
Médico do Esporte pela SBMEE
Médico Preceptor HCFMUSP
Médico da Confederação Brasileira de Rugby

 


 
Últimas notícias
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
 
Por: Corpore

2002-2020 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH