Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Terceiro Treino Técnico - Veja como foi

11/05/2004, por Marcel Trinta

Apesar do frio que estava em São Paulo no último sábado (dia 08/05), um grande grupo formado principalmente por iniciantes esteve presente na USP para o Terceiro Treino Técnico de 2004, ministrado pela professora Martha M. Dallari.

O treino intitulado “Corredores urbanos: tudo aquilo que você precisa saber para correr nas ruas e nunca perguntou" foi feito para dar instruções básicas sobre o esporte para todos os atletas, desde os iniciantes até os mais experientes.

Para iniciar, o grupo foi reunido e Martha começou o treino com uma parte teórica que contou um clima muito descontraído e na qual ela falou sobre toda a preparação para a prova, desde como deve ser o aquecimento, a alimentação pré-prova até as roupas que devem ser usadas. Martha mostrou, inclusive, a importância de amarrar corretamente o tênis para não encontrar problemas durante a prova.

Um problema corriqueiro também citado foi o uso do chip de tempo. Segundo Martha muitas pessoas não sabem colocar e “houve até um caso de um corredor que passou pelo tapete no quilômetro 9 e achou que ali já era a chegada. A chegada é em um pórtico grande e com muitas pessoas assistindo”, brinca Martha.

Nesse momento também foram tiradas muitas dúvidas como o uso de bonés, óculos, luvas, rádios e walkmans, alimentação e hidratação nas provas. Antes de sair para correr com o grupo, Martha falou que se deve correr na contramão do trânsito e usar, de preferência, roupas claras durante o dia e brilhantes a noite além da necessidade de uma identificação (“corredor sem identificação é indigente”, afirmou).

Com isso, o grupo saiu para por em prática tudo que havia sido comentado, prestando muita atenção em não jogar o lixo pelas ruas.

Na volta, Martha tirou outras dúvidas e falou sobre a importância de uma alimentação adequada no pós-corrida finalizando o treino que deixou todos os participantes satisfeitos por descobrirem muitas coisas básicas, porém pouco conhecidas na prática desse esporte.

 


Depoimentos dos participantes
"Essa foi minha primeira oportunidade de participar de um treino e nele recebi várias dicas importantes, principalmente para correr na rua, que nunca havia percebido. Foi super proveitoso. Esse treino promovido pela Corpore é importante não só pela parte física, mas também para a socialização. Essa é uma oportunidade de estar em grupo, discutir um mesmo tema o que é um grande ganho."
[Américo Galhardo]
"Já corro há aproximadamente 2 anos e esse é meu primeiro treino técnico. Foi muito interessante, pois é uma oportunidade em que podemos tirar umas dúvidas que a principio são básicas, mas que sem um a assessoria acabamos não tendo conhecimento. Sempre que tiver uma oportunidade vou participar porque a experiência foi muito boa."
[Wilson]
"Foi um bom treino, pois só corro há um ano e com ele aprendi bastante coisa. Pretendo vir nos próximos."
[Fátima]
"Gostei muito do treino, pois apesar de correr há muito tempo pude saber coisas novas. Por exemplo, movimentar o joelho antes da corrida para ‘aquecer’ foi muito importante. Corro há 20 anos e não sabia. Sempre se aprende com o treino. Foi muito bom, gostei muito."
[Antonio Muniz da Silva, vencedor da Maratona das Águas em sua categoria]
"O Treino Técnico da Corpore é muito interessante pois reunimos atletas de condições diferentes. É muito legal reunir e mostrar que essas pessoas têm aspectos em comum. Fiquei muito satisfeita pois não teve nada de sujeira no chão. Fizemos um percurso curto, mas deu para mostrar os cuidados com tampa de bueiro, que não podemos ocupar a pista dos carros... Chamamos a atenção para coisas do dia-a-dia do corredor e que muitas vezes nem percebemos. "
[Martha M. Dallari]

 



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH