Atividades físicas no inverno evitam problemas de saúde
Atividades físicas no inverno melhoram o condicionamento e podem evitar problemas de saúde
Durante o inverno as pessoas têm mais preguiça de se exercitar. Entretanto, essa é a época que o corpo mais precisa de movimento.
De acordo com o coordenador da academia K2, Daniel Gusmão, “nesse período os músculos ficam ainda mais contraídos e a possibilidade de lesões e dores tende a aumentar”.
No inverno o corpo leva mais tempo para se aquecer, por isso mantê-lo em uma temperatura estável antes, durante e depois da atividade física pode evitar futuras lesões. Além disso, a alimentação também merece cautela. “No frio, as pessoas acabam comendo alimentos mais calóricos. O que não se pode fazer é ingerir mais calorias do que se elimina, e nesse ponto os exercícios físicos continuam sendo fundamentais”, afirma o professor.
Os benefícios dos exercícios no inverno não são diferentes dos benefícios no verão, como o aumento da disposição, da capacidade cardiorespiratória, e manutenção da força muscular, além da sensação de bem-estar provocada pela liberação de endorfina.
O especialista dá dicas importantes para quem tem o hábito de se exercitar nessa época do ano e para aqueles que pretendem iniciar as atividades:
> O aluno deve chegar bem agasalhado, mas durante os exercícios o ideal é usar roupas leves, mesmo sendo calça e casaco, para que possa ter um bom rendimento durante a atividade;
> O aquecimento e alongamento são fundamentais para o corpo antes de qualquer atividade física, durante todo o ano, principalmente no inverno para evitar lesões;
> Não esqueça da hidratação, pois mesmo no inverno o corpo perde líquidos durante a transpiração.
E para quem ainda não está convencido de sair debaixo dos lençois, Gusmão dá alguns bons motivos para que mudem de ideia:
=> No frio a vontade de comer alimentos mais quentes (e consequentemente mais calóricos) já é um ótimo motivo para se exercitar;
=> Escolha o horário em que o sol esteja mais quente, não necessariamente ao meio dia, mas um horário em que o calor do sol estimule seus músculos ao exercício físico;
=> Ouvir músicas animadas de um repertório conhecido, que a pessoa goste, pode ser estimulante à prática de exercícios;
=> Se exercitar com um grupo de amigos é sempre motivador para não deixar de ir a academia;
=> E o principal item: Começando agora, dá para chegar ao verão bem melhor e mais em forma do que no verão passado.
Rede de Academia K2
Daniel Gusmão – coordenador da rede de academias K2
|
|
|
|
|
|
 |