Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Um aroma diferente em uma manhã de domingo

26/05/2004, por Alfredo Donadio



No início dos anos 90, eram poucas as que se aventuravam a participar de um evento freqüentado predominantemente pelo sexo masculino. O corriqueiro era existir um diminuto pelotão feminino de elite lá na frente e ponto final. Mas, nas provas organizadas pela Corpore tendo como pano de fundo o Parque do Ibirapuera, era diferente, pois algumas corajosamente se misturavam entre os “marmanjos” e sebo nas canelas faziam com elegância e competência a sua corrida.

Já naquela época vinham adequadamente vestidas, dando um colorido especial as provas, exalando um aroma diferente daquele que nós corredores estávamos acostumados. Era o inicio da invasão feminina nas corridas de rua de São Paulo.

Com o passar do tempo e o crescimento do movimento de corridas de rua, meio que timidamente elas ousaram participando de outras provas que não as da Corpore e chegavam já com experiência adquirida, sem dar bola para a torcida, pois para estar ali, antes de mais nada, era preciso ter coragem e estar acostumada para enfrentar as gracinhas dos mais atrevidos, algumas até indelicadas e de mau gosto, partindo na maioria das vezes não dos corredores mas sim da platéia nas ruas. Não importa, queriam é participar do esporte que elas escolheram, iniciando um estilo de vida diferente e saudável.

Ouvidos de mercador e dedo no botão do cronômetro estavam prontas para o “seja o que Deus quiser” e após o tiro de largada, lá iam elas em ritmo cadenciado, ultrapassando seus limites, abrindo e ocupando mais esse espaço na sociedade. Foram as precursoras de um movimento diferente que não buscava só a vitória pelo profissionalismo, mas sim a participação em um contexto diferente, vencer seus limites dentro de uma festa de confraternização muito especial.

Hoje, nas corridas da Corpore, Elas são milhares, um batalhão significativo.

Significativo, não. Em alguns casos, formam a maioria.

Exagero? Pois sim, vejam os números do próximo evento da Corpore na prova dos 5K.

Prova
feminino
masculino
Total
5K
51%
49%
100%
10K
21%
79%
100%
Total
28%
72%
100%

 

Pois é, 51% dos inscritos na prova dos 5k são do sexo feminino e se tomarmos o evento como um todo, Elas somam 2.728 corredoras, ou seja 28% do total de inscritos nas duas provas 5K e 10K.

Domingo, 30 de maio de 2004, para a sorte de nós “marmanjos”, as alamedas da USP - a maior universidade da América Latina - será invadida por uma multidão de elegância e aromas dando mais uma vez um colorido especial as provas da Corpore.

Parabéns a vocês Mulheres, por ocuparem mais este espaço.

Sejam bem-vindas!!!

Alfredo Donadio
Diretor de Comunicações da Corpore.




 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Alfredo Donadio

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH