Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Entrevista - José Rubens D'Elia (preparador físico e consultor de empresas)

04/06/2004, por Marcel Trinta

 

Após duas décadas de trabalho na área de preparação física aliada à terapia, José Rubens D'Elia, professor de educação física e consultor de empresas, resolveu reunir todo seu conhecimento e experiência em um livro para incentivar a prática esportiva. “Fábrica de Campeões” (editora Gente) mostra em 176 páginas o trabalho que José Rubens aplicou ao lado de mais de 500 atletas nacionais e internacionais, entre eles nomes como os velejadores Robert Scheidt e Lars Grael, os pilotos Chico Serra, Christian Fittipaldi e Mário Haberfeld.

A publicação serve de referência para a preparação física junto da terapia e conta com assuntos como o trabalho do corpo e da mente em harmonia, o desenvolvimento do espírito de equipe e a integração e conscientização das pessoas para os benefícios da atividade física na obtenção de vitórias na vida pessoal e profissional.

Leia na entrevista abaixo o que esse livro tenta trazer para os atletas que estão iniciando sua vida esportiva, os mais experientes e a importância da corrida para qualquer tipo de pessoa.

Como surgiu a idéia de criar esse livro?

Minha vivência de mais de 20 anos com atletas e , principalmente, preparando campeões para o esporte e para a vida, me fez desenvolver uma forma especial de treinamento. Algo que ia além do corpo e que procurava trabalhar também a cabeça. Percebi que o corpo conectado à cabeça e à alma tinha muito mais potencial, pois contava com todos os recursos do Ser Integral.

Muitos atletas e alguns Executivos treinados por mim diziam que esse diferencial deveria se transformar em livro. Mas, o grande incentivador e o pai da idéia foi o escritor e consultor, Roberto Shinyashiki, também ,meu cliente. Com toda a sua experiência como escritor de best-sellers, ele foi o padrinho da idéia e o orientador, para que o projeto virasse realidade.

O que você espera mostrar para os leitores através dessa publicação?

A grande missão do livro é o resgate do corpo, como estratégia para ter mais saúde, fôlego, energia, concentração, foco, criatividade, bem–estar e felicidade. Independente da idade e do histórico esportivo, a melhor idade para se começar é agora, é a idade que a pessoa tem. Sempre há tempo e alternativas viáveis para cada pessoa, respeitando o perfil, tipo de vida e aquilo que dá prazer.

A atitude que queremos incentivar nas pessoas - e vários depoimentos de leitores mostram que temos conseguido - é que ao terminar de ler o livro, elas tenham vontade de iniciar, retomar ou manter a atividade física como escolha e opção de vida, para serem mais felizes, terem melhor desempenho e mais saúde.

O seu livro conta com depoimentos de atletas famosos e outras pessoas que mostram os benefícios do esporte. Qual a importância disso?

As pessoas precisam de âncoras e modelos. Ao ler os depoimentos, eles atuam como estímulos. Além da identificação que pode ocorrer com a história, exemplos e situações, há também a admiração pelo ídolo e pela sua trajetória. É também uma forma de cada um poder identificar o campeão que está dentro de si.

O livro é importante para esportistas experientes e para iniciantes?

Eu procurei tornar o livro interessante para todo tipo de leitor. Para tal, criei dois personagens, que representam um dos diferenciais do meu método: o atleta-profissional e o profissional-atleta.

O atleta-profissional retrata o atleta das várias modalidades. Na minha história, tive o privilégio de conviver, como treinador, com atletas do Ciclismo, do Automobilismo, da Vela, entre outros. Sempre acreditei que o atleta-profissional é um excelente modelo para quem quer ser vencedor na vida, independente da área de atuação. Como também atendi muitos profissionais de outras áreas, principalmente executivos, pude confirmar a minha tese ao perceber suas expectativas e desafios.

Os outros profissionais que já praticam atividade física representam os profissionais-atletas. Ao trazê-los para o meu livro eu pude criar o paralelo e mostrar o quanto o profissional-atleta pode pegar carona no modelo do atleta –profissional para responder aos desafios e à pressão do mundo atual.

Você fala sobre a terapia esportiva. O que é isso?

A terapia esportiva é a proposta de reconquistar o equilíbrio, base de tudo na natureza, através do corpo e da atividade física. É a busca de superar a si mesmo e fazer o seu melhor, para despertar e fortalecer o atleta campeão que há em cada um de nós. É adequar sua dieta, ganhar bons hábitos que propiciem a circulação e reposição de energia, dando ao corpo sustento saudável, instrumentos e tempo de recuperação, a contrapartida após os excessos inevitáveis da vida. A terapia esportiva é autoconhecimento, reflexão e intimidade com o próprio corpo.

Durante sua vida e nesse livro você liga a área esportiva, acadêmica e empresarial. Qual a importância disso?

Meu método faz exatamente a analogia entre a área esportiva e área empresarial, com o atleta-profissional e o profissional-atleta, como já foi dito.

O profissional-atleta é cobrado o tempo todo do mercado de trabalho para ter um perfil polivalente, criativo, com foco em resultados, com energia para trabalhar mais de 10 horas , se necessário sob pressão, mantendo o equilíbrio.

E o atleta-profissional precisa também desses ingredientes para participar dos treinos, competições, administrar a pressão por resultados e perseguir a vitória.

Minha proposta é que ambos aprendam um com o outro, nas diversas fases da vida e possam usufruir dos amplos benefícios desse modelo, para obterem alta performance, sucesso e felicidade.

A proposta para a Área Acadêmica é resgatar a importância da Educação Física, no desenvolvimento do ser integral. No passado, ela foi tratada de maneira segmentada, como se o corpo fosse separado da cabeça. Hoje, a importância está em juntar todas as partes, tendo o corpo como alavanca do processo. Os profissionais de Educação Física podem ser os terapeutas esportivos formais e atuarem como arquitetos para formatar e implementar um programa de atividade física a cada pessoa, coerente com seu estilo de vida, condições físicas e a sua realidade.

Vemos atletas treinados por você das mais diversas áreas participando de corridas. A corrida é um esporte importante para que tipo de atleta? É uma boa maneira de se iniciar no esporte?

A corrida é a ferramenta essencial de preparação física de todos os esportes. Não consigo enxergar um atleta sem a corrida. Acredito que a corrida deva ser recomendada na preparação física dos atletas. Nos esportes que lido, no Automobilismo o piloto está com seu tênis em qualquer parte do mundo e a frustração o acompanha. A corrida, além do treinamento, tem um efeito terapêutico e pode ser utilizada como um corrimão de superação. Na Vela, utilizo com meus atletas (Robert Scheidt e Adriana Kostiw) o fôlego extra nas Regatas.
Sempre digo aos meus atletas: Se o adversário tem fôlego para 3 treinos e regatas, eles terão que ter para 4. Da mesma forma a competição. A corrida nos dá um incremento mental e físico.
Enquanto não há uma definição da modalidade a ser seguida, a corrida estrutura a preparação física, causando efeitos desejados para o fortalecimento cardiovascular, que é básico para quase todos os esportes.


Você falou sobre o profissional-atleta. Explique melhor como o esporte pode ajudar na vida profissional.

A vida profissional atual exige mais do que competência técnica e específica. Quando o sucesso profissional era só medido por habilidades específicas de cada segmento profissional, poderíamos ainda não ter visibilidade do benefício do esporte para tal. Porém, os desafios hoje exigem que o profissional use todos os seus recursos. Ele precisa ter resistência para trabalhar além do horário normal, foco para gerar resultados, criatividade para ter novas idéias e agregar valor, equilíbrio para trabalhar sob pressão. E essas competências não são desenvolvidas só com a “cabeça”. É necessário trazer o corpo e incorporar os treinamentos que desenvolvam resistência, força, flexibilidade, autocontrole e foco. É importante agregar a disciplina do treinamento esportivo e equilibrar o desgaste com a resposição de forças.

O mundo corporativo é muito competitivo e é preciso treinar para enfrentá-lo com sucesso. Nada melhor do que importar o modelo esportivo. O atleta-profissional passa a maior parte do tempo treinando e apenas uma parte competindo. O profissional-atleta em geral treina pouco e compete de oito a catorze horas por dia, dependendo da profissão.

A base de tudo é o bom condicionamento físico. Quando o corpo está bem, a energia interior se renova de modo automático. As atividades ganham mais qualidade e são criadas reservas de energia, para responder aos desafios diários.

Como você enxerga esse crescimento do número de pessoas que participam de atividades físicas?

Antes, eram poucas as pessoas que descobriam na atividade física o diferencial para viver melhor, com bem-estar e principalmente com o combustível extra proporcionado pela atividade física. Hoje, essa consciência aumentou. A atividade física é sinônimo de saúde. Todas as prescrições médicas recomendam atividade física. É pauta freqüente de todas as mídias. E além dos benefícios divulgados, os praticantes descobrem que a atividade física é também uma forma de fortalecimento interior , ampliando o cardápio de soluções para os desafios diários.

Através do seu livro você tenta fazer esses números aumentarem? Ele é uma maneira de fazer com que mais pessoas busquem uma vida saudável e as que estão em busca dela saibam melhor como consegui-la?

Exatamente essa é a missão do livro. Acreditamos que estamos conseguindo mostrar, de maneira simples, atrativa e acessível que todos podem, todos têm direito de viver a sua olimpíada e almejar a sua medalha de ouro.

Você pode adquirir o livro "Fábrica de Campeões - preparação física para gente de sucesso" na sede da Corpore, com descontos especiais para associados. Confira!

 



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Marcel Trinta

2002-2019 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH