Siga a Corpore
A CorporeAssocie-seBenefíciosConvêniosLinksContatoAjuda
 

Depoimento Alex Rodrigues: como a corrida o ajudou a eliminar 43kgs

27/05/2013, por Alex Rodrigues


Não sou um cara de tirar muitas fotos, por isso mesmo estando gordo, eu não tinha noção exata da gravidade da situação.

Sendo assim, em meados de julho de 2010 fiz uma viagem com meu filho e minha esposa para Santa Catarina e, como em toda viagem, registramos nossos momentos.

Voltando para São Paulo, ao conferir as fotos tiradas, tomei um susto com o meu tamanho apresentado nas fotos. Fiquei alguns dias preocupado com aquilo, até começar a perceber o incômodo que o excesso de peso estava me trazendo, ou seja, eu tinha dificuldades para amarrar o cadarço dos sapatos, pois me faltava o ar, não tinha desenvoltura para dirigir, enfim, eu seria mais um a adquirir doenças advindas do excesso de peso. Afinal eu estava com 113kg.

Exatamente no dia 31.01.08 passando na frente de uma academia próximo a minha residência, tive uma atitude e resolvi parar, conhecer o local e me matricular. Daí então começou a minha grande batalha e, para isso contei com o apoio e ajuda da minha querida esposa Andréia, pois de nada adiantaria eu tomar essa atitude e não ter o apoio de quem está ao seu lado. Ela teve e ainda tem papel fundamental nessa revolução que aconteceu na minha vida, pois é ela quem cuida de toda minha alimentação e literalmente pôs a mão nas “folhas verdes”. Sempre preparando minhas saladas e minha comida com a maior paciência do mundo, acredito que outra em seu lugar não teria a mesma dedicação.


Alex e sua principal incentivadora: Andréia sua esposa

Minha intenção era eliminar 30kg até dezembro de 2011, isto é, 17 meses depois, mas para minha surpresa em dezembro de 2010 eu já havia eliminado 25kg.

O que no começo era uma obrigação, com o tempo se tornou uma rotina e hoje meu lema é: “MEXA-SE, A VIDA É MOVIMENTO”.

Mas voltando ao nosso tema principal, no início eu nem imaginava o que era correr, passei por longos dias apenas caminhando na esteira e de repente arrisquei alguns trotes, mas tudo de forma muito bem supervisionada pelos instrutores.

Pois bem, certa vez estava folheando uma revista e vi uma matéria sobre corrida de rua na qual dizia assim: “NÃO SE PREPARE PARA UMA CORRIDA, SE INSCREVA E SE PREPARE PARA A CORRIDA”. Dito e feito, aquilo me motivou muito, foi quando em outra revista vi uma propaganda da Corpore referente a corrida ZUMBI DOS PALMARES de 2010 (3km). Me inscrevi e comecei a focar nessa corrida. Chegado o grande dia, além da ansiedade, medo e angústia, a emoção tomou conta de mim no momento da largada comecei a chorar, pois em momento algum eu imaginei fazer aquilo um dia, e naquela data eu já pesava 100kg, ou seja, havia eliminado 13kg. Terminei a corrida me sentindo o melhor dos corredores, pois aquele momento era só meu e ninguém poderia tirá-lo de mim. E assim tomei gosto pela corrida e fui me inscrevendo em provas da Corpore. A prova que me deixou ainda mais certo e convicto de que aquele era meu mundo foi a Prova dos Bombeiros de 2011. Eu ouvia muita gente falando dessa prova, que além de bonita era também muito difícil, e aquilo me motivava ainda mais, pois eu queria passar por ela para provar que estou pronto. E realmente foi como eu imaginei, o percurso dos bombeiros é o mais técnico que já corri até hoje, desde a largada que já é subindo até a tão temida chegada da Nazaré. E assim me identifiquei muito com essa prova, tenho um certo carinho por ela, pois foi meu primeiro teste de dificuldade.

                       ANTES:                                                                 DEPOIS:

                    
De lá para cá venho buscando além da qualidade de vida, uma melhor performance a cada corrida, aliás, isso é o que me motiva.

Tenho metas a longo prazo e dentro desse prazo existem submetas, uma delas por exemplo era conseguir índice para fazer parte da Elite B. Foi uma busca árdua e incessante, porém o gosto de tê-la alcançado foi gratificante e faria tudo novamente.

Hoje estou treinando para os meus primeiros 42k que será dia 16.06 na Maratona de Porto Alegre, está sendo duro, a cada semana os longos vão aumentando, chegando a fazer 34k de longo.

Não posso deixar de citar também além de minha querida esposa que teve papel fundamental nessa minha empreitada, duas pessoas que tiveram e ainda têm papel fundamental nessa minha vida de corredor. A primeira é o professor Jônatas Ferrari, que acreditou nas palavras daquele gordo de 113kg quando ele dizia que queria emagrecer 30kg. A segunda é o mestre Adriano Bastos, que me recebeu de braços abertos em sua assessoria. Um cara ímpar, que motiva e acredita em seus alunos. O cara está presente em todos os treinos, é atencioso com todos, brinca na hora certa e chama atenção quando é necessário. Esse é o grande diferencial do atleta de Elite consagrado, octacampeão da maratona da Disney. Quando cheguei na assessoria em setembro de 2012 meu melhor tempo nos 10k era 45:50. Hoje sou sub40.
 
Hoje peso 70kg e todos que me perguntam ouvem como resposta que a corrida foi a grande aliada nesse processo de emagrecimento e quando alguém pergunta em qual site encontrar corridas, indico sem sombra de dúvidas o site da Corpore , além de mencionar é claro a competência na organização de corridas. Sou fiel à Corpore e não nego isso, tanto é verdade que tenho as camisetas CORRI TODAS 2011 e 2012, e que venha o CORRI TODAS 2013!

Fotos: Arquivo pessoal

Parabéns pelo empenho e força de vontade em superar desafios Alex!
A Equipe Corpore agradece a credibilidade e incentiva cada dia mais pessoas a seguirem o seu exemplo.



 
Últimas notícias
Congresso Brasileiro de Nutrologia
Dia Mundial para Atividade Física
Calendário AIMS
Inscritos Centro Histórico 2017
10 Primeiros (as) Meia Maratona
Princesa Magical Run
Pesquisa Especial
Entidade de Utilidade Pública Municipal-Renovação
Alan Steinfeld
Perda de peso e atividade física
2017-Meia Maratona Corpore
 
Por: Alex Rodrigues

2002-2017 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH