Siga a Corpore
A CorporeAssocie-seBenefíciosConvêniosLinksContatoAjuda
 

Revezamento Ilhabela - Dicas de como se preparar para a prova

09/10/2013, por Mario Mello



Orientações do Professor Mário Mello - Conselheiro Técnico da Corpore

A prova de Revezamento Corpore Ilha Bela, assim como outros revezamentos de aventura, necessitam de boa organização para se obter sucesso.

Não digo da organização da prova em si, pois dela sabemos que estará tudo perfeito! 
Digo da equipe que se inscreveu para o desafio, claro!

A primeira dica, é montar uma equipe sólida, não aquela de oba-oba que na hora H um desiste, outro inventa uma história e sobra para os que realmente terão de “segurar a bucha”!

Monte uma equipe de corredores que são ponta firme, que se envolvam com a equipe, isto é muito importante!

Mas tem mais, outros pontos que julgo serem importantes para se obter sucesso nos revezamentos e voltar feliz, sem um inimigo na equipe:

1.    Ter uma equipe de treinadores e profissionais preocupada e interessada na organização e bom andamento das equipes que irão participar do evento ou um Capitão na equipe que faça este papel.
2.    Estar atento às normas e regulamentos, assim como prazos de inscrições e alterações que envolvem este tipo de prova.
3.    Estudar o regulamento e procurar enviar o máximo de informações aos atletas que participarão do evento.
4.    Criar e estimular o espírito de equipe no seu time.
5.    Fazer com antecedência no mínimo uma reunião com o grupo para explicar como funciona a competição e tirar dúvidas dos participantes, pode ser na pizzaria!
6.    Montar uma estratégia baseada no perfil de cada corredor, ajustando os trechos à capacidade de rendimento de cada participante.
7.    Ter uma boa equipe de apoio nos carros com alimentação e hidratação adequada.
8.    Levar sempre um tênis extra, camisetas extras, meias, bonés etc... para a troca de roupas uma vez que cada participante deve correr vários trechos.
9.    Repelente e filtro solar é essencial.
10. Se possível, fazer o trajeto da prova antes da competição. Se não for possível cada corredor deverá saber detalhadamente e mentalizar o percurso da prova, estudando o material fornecido pelo organizador, que por sinal é muito bem detalhado.
11. Avaliar as informações fornecidas pelos organizadores antes da prova e com base nelas prever as reais chances de subir ao podium em caso das equipes competitivas e uma vez estas chances serem elevadas usá-las para motivar a equipe.
12. Ser fiel ao planejamento e estratégia da equipe.       
13. Não deixar de comparecer ao congresso técnico, ou na pior das hipóteses, enviar um representante da equipe.
14. Por fim, fazer uma planilha com os tempos estimados de cada corredor em seu trecho, assim pode se ter uma estimativa real do tempo de espera, tempo certo para o atleta começar o aquecimento antes de correr e como estímulo para bater a meta estabelecida pelo próprio corredor naquele trecho.

Para quem vai correr o trecho de Castelhanos, aproveito para dar algumas dicas especificas do trecho:

1.    O trecho de Castelhanos é de terra batida e muitas vezes devido a chuva de época o percurso fica com um terreno extremamente acidentado, por isso treinar regularmente em bosques e/ou trilhas é fundamental para quem vai correr este trecho.
2.    Como a subida de Castelhanos tem aproximadamente 6km de aclive contínuo, sugiro fazer uma vez por semana um treino na esteira, com um bom aquecimento de 2 a 4km no plano e depois acrescentar 4 a 7km de trabalho com subida continua com inclinações de 2 a 6% ou mais progressivamente, tentando simular a situação do percurso
3.    Bem como a subida, saber descer o percurso é uma situação que vai acontecer também, afinal tudo que sobe, desce!  Muitos pensam na dificuldade da subida e esquecem da descida, mas igualmente importante para correr bem o percurso. Por este motivo, procure treinar também descidas, isto terá de ser feito na rua, pois as esteiras não tem esta função, ao menos com o declive necessário que se vai encontrar no retorno do percurso de Castelhanos.
4.   Avalie a possibilidade de correr com um tênis específico de trilha, se a trilha estiver ruim, molhada ou úmida, o tênis apropriado fará toda diferença.
5.   Leve gel de carboidrato para este percurso.

Espero que as dicas possam fazer de seu revezamento um sucesso! Nos encontramos lá!

Mário Mello 
Equipe Mário's Team



 



 
Últimas notícias
Projeto Breaking2
Virada Esportiva 2017
2017-Centro Histórico-Indicadores
Congresso Brasileiro de Nutrologia
Dia Mundial para Atividade Física
Calendário AIMS
Inscritos Centro Histórico 2017
10 Primeiros (as) Meia Maratona
Princesa Magical Run
Pesquisa Especial
Entidade de Utilidade Pública Municipal-Renovação
 
Por: Mario Mello

2002-2017 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH