Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

2013-Ilhabela-Veja como Foi

09/12/2013, por Jucélia Silva


Revezamento: Ato ou efeito de revezar ou revezar-se.
 
Uma definição teórica do que é o revezamento, porém na prática o 12º Revezamento Ilhabela foi um exemplo de Espírito de Equipe, Garra, Força, Superação, dentre tantos outros adjetivos que possam qualificar os participantes.



O evento teve início na sexta-feira com a retirada de kits. Apesar da dificuldade das estradas, a Rodovia dos Tamoios está em obras o que prolongou em algumas horas o tempo estimado de viagem, as equipes foram chegando no decorrer da tarde e até o final da noite a maioria já havia conferido os últimos detalhes para a largada no dia seguinte.
 
O dia seria longo, desafios, sol e os detalhes que muitas vezes não contamos, mas que sempre aparecem.
 
As largadas tiveram início às 05h00 e os atletas caíram cedo da cama. Sono? Desânimo? A adrenalina e ansiedade eram tantas que não havia espaço para outras sensações naquele momento. Os últimos corredores largaram às 06h45 e o revezamento aconteceu por todo o percurso. As equipes mistas elaboravam estrategicamente a força de cada atleta e se dividiam dependendo do grau de dificuldade de cada trecho.

 
O Desafio de Castelhanos com um percurso de 22,5km entre subidas, pedras, areia e alteração de temperatura, levava o corredor a um nível de esforço ainda maior.  A grande vencedora do Desafio foi a americana Lucy Fitzgerald da Equipe Bombeiros Ilhabela com o tempo de 01:56:04. No masculino o vencedor foi Jailson Araujo dos Anjos da Equipe Clube Natura com o tempo de 01:24:40
 
A transição entre os atletas acontecia entre os 16 trechos espalhados por toda Ilha. Graças ao planejamento realizado, foram determinadas as equipes e os horários de largada, as previsões se confirmaram e não houve congestionamento em nenhum ponto da prova.
No início da manhã o sol ainda estava escondido e alguns atletas aguardavam ansiosos pela transição: “ Essa é minha primeira vez nesta prova, a Ilha é maravilhosa, a expectativa e emoção estão bem grandes!” Comentou Daniel Melo da Equipe Gaivota Run.
 
O sol foi saindo aos poucos e com a inclinação de alguns trechos o grau de dificuldade foi aumentando e os atletas sentiam mais. “ É a minha primeira vez na prova, enfrentei muitas subidas e descidas e no quilômetro final tinha uma subida muito íngreme e extensa, tive que controlar bastante, mas o objetivo foi alcançado.” Comentou Vinicius Oliveira da Equipe Moby Dick após desafiar-se num dos trechos.



Emerson Bisan, treinador da Nova Equipe participou das 12 edições da prova e tem um carinho especial por ela. “Sempre tive um sonho de trazer uma equipe formada só por portadores de diabetes tipo 1 e este ano realizei este sonho. Trouxe um médico diabético de Maceió e outros diabéticos de diferentes localidades, foi muito bacana. Além disso, na minha equipe há um núcleo chamado montanha, especializado em corridas de montanha e montamos uma equipe com especialistas neste trecho. É a prova que mais gostamos do calendário. Fiz todas as edições e faço uma viagem no tempo lembrando das outras provas”. Comentou o treinador.

A grande vencedora do evento foi a equipe Clube Natura com o tempo final de 07:05:07 e 01:24:40 no Desafio Castelhanos.
Ano passado ficamos em quarto lugar  e este conseguimos vencer com 09 segundos de vantagem. A prova não começou hoje, são resultados de 2,3 semanas de trabalho, hoje foi só finalizar. Cada um fez seu máximo. Foi ótimo!" Comentou Rodrigo Carlos de Oliveira,  Analista Ambiental da Natura. 


Equipe Clube Natura



O Espírito de Equipe é um dos fatores mais presentes durante todo o percurso. Atletas se abraçando, alguns chorando, outros sofrendo com as difíceis subidas mas todos pelo objetivo único de superação e conclusão da prova.


A premiação foi realizada no Centro Histórico da cidade e agraciada com a apresentação  do grupo de Taikô OSASCO TODOROKIDAIKO.

Fotos: Alexandre Matsumoto e Thiago Siqueira



 



 
Últimas notícias
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
Revista Distance Running
Meia Maratona Corpore da Cidade de São PAULO
Projeto Breaking2
Virada Esportiva 2017
2017-Centro Histórico-Indicadores
Congresso Brasileiro de Nutrologia
Dia Mundial para Atividade Física
Calendário AIMS
Inscritos Centro Histórico 2017
 
Por: Jucélia Silva

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH