Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

II Meia-Maratona e 5K de São Bernardo - Análise do percurso

15/07/2004, por Corpore

 

A 2ª Meia Maratona de São Bernardo vem com mudanças significativas em seu percurso, com o objetivo de viabilizar o trânsito e proporcionar uma maior segurança aos atletas. O percurso da prova foi invertido objetivando não causar tantos transtornos a população do município e municípios vizinhos.

O trecho inicial da prova não sofreu alteração e continua com sua largada na Av. Kennedy em frente ao Ginásio Poliesportivo, onde os atletas encontrarão nos seus 1.300 metros iniciais uma avenida reta com um leve declive, deixando o início da prova bem rápida. No final da Kennedy os atletas contornarão a direita pegando a Av. Nações Unidas com uma subida de aproximadamente 400 metros até a praça da Saudade onde começa a av. Redenção com uma descida de 800 metros; a partir daí os atletas entrarão na R. Marechal Deodoro em uma reta com leve declive, virando a esquerda na Av. Prestes Maia encontrando uma reta com leve aclive que vai se acentuando transformando-se em uma subida de aproximadamente 500 metros até a Av. Tiradentes onde os atletas encontrarão uma grande descida.

Logo em seguida virarão a direita pegando a Av. Rotary com uma rua levemente declinada até a alça de acesso da Rodovia Anchieta e seguem aproximadamente 2 km em percurso agradável em uma auto estrada, virando a direita em uma grande descida onde os atletas pegarão a Av. João Firmino, uma rua totalmente reta onde os atletas seguem a direita entrando na R.Cristiano Angeli com uma subida de 800 metros com pequenos trechos de descidas. Os diversos cruzamentos da Cristiano Angeli vão transformar a subida num percurso menos cansativo. No final da Cristiano Angeli os atletas podem desfrutar de uma descida onde virarão a direita pegando a Av. Robert Kennedy uma parte rápida da prova com percurso levemente declinado até a Av. José Odorizzi (rua da Scania) com uma leve subida onde os atletas retornarão no seu final e voltarão na mesma avenida até a descida para pegar novamente a direita na Av. Robert Kennedy até a Av. Benedito Conrado, uma reta onde os atletas retornarão e voltarão pela outra pista virando outra vez a direita e pegando a Av. Robert Kennedy.

Em seguida os atletas virarão a direita e pegarão a Av. Max Mangels Sênior com uma subida onde os atletas retornarão e voltarão pelo outro lado virando a direita pegando a Av. Robert Kennedy onde seguem a direita pegando a Av. Piraporinha com um leve aclive que vai aumentando até se transformar em uma grande subida, onde provavelmente a prova irá ser decidida.

Terminando a subida da Av. Piraporinha os atletas passam por cima da Anchieta pegando o começo da Av. Lucas Nogueira Garcez com uma grande descida para os 2 últimos Km da prova virando a direita e contornando por baixo do Viaduto para entrar a direita e pegar a Av. Kennedy até contornar a esquerda para terminar a prova.

Conclusão

Com a inversão do percurso tem-se a impressão que a prova ficou muito mais difícil, mas quando faz-se o percurso correndo percebe-se que não aumentou tanto o grau de dificuldade da prova; aumentaram o número de subidas mas em contrapartida aumentaram também o número de descidas, essas mais longas do que no percurso da prova anterior, onde os corredores tem mais tempo para se recuperar.


Análise feita pelo personal trainer Agnaldo Sampaio
Professor de corrida da Academia Tem Esportes
Marcador de Ritmo (3:00 hs) na Maratona Corpore 2003

Saiba tudo sobre o evento.



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH