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Os antioxidantes na atividade física

10/12/2013, por Camila Próspero
A atividade física intensa aumenta a formação de espécies reativas de oxigênio que podem causar lesões musculares e danos celulares, prejudicando o desempenho de atletas e causando o envelhecimento precoce.

Os antioxidantes são um conjunto de substâncias formadas por vitaminas, minerais, pigmentos naturais e outros compostos vegetais e, ainda, enzimas, que bloqueiam o efeito danoso dos radicais livres.

O termo antioxidante significa que impede a oxidação prejudicial de outras substâncias químicas, que ocorrem nas reações metabólicas.

Os antioxidantes protegem o organismo, pois combinam-se com os radicais livres, antes que estes causem lesões às células. Portanto, uma alimentação rica em antioxidantes pode ajudar a evitar o aparecimento de doenças.

Uma alimentação bem equilibrada e rica em frutas e vegetais retarda o envelhecimento precoce combatendo os radicais livres, além de trazer outros benefícios. Existem alguns nutrientes nos alimentos, em especial nas frutas e nos vegetais, que são antioxidantes. Os antioxidantes são responsáveis por combater os radicais livres, são principalmente as vitaminas A, C e E, algumas vitaminas do complexo B e também o Selênio.

Foto: Divulgação

A vitamina A é encontrada em folhas escuras como espinafre, brócolis, salsa, couve. A cenoura e a abóbora também são boas fontes de vitamina A. Frutas de coloração amarelada e alaranjada como melão, laranja. O damasco é uma ótima fonte de vitamina A e também de vitamina C, sendo assim, um poderoso antioxidante. A vitamina C é encontrada nas frutas cítricas como laranja, limão, morango e em vegetais como brócolis, repolho, couve-flor, pimentão-verde.

A vitamina E é encontrada principalmente no germe de trigo. Abacate, manteiga, sementes, brócolis, beterraba, folhas verdes, cereais integrais são boas fontes de vitamina E.

As vitaminas do complexo B podem ser encontradas na levedura de cerveja, no arroz integral, na farinha de soja, nos pães integrais e cereais, nas carnes, nos vegetais de folhas verdes, nas vagens, no feijão.

O Selênio é um mineral de poder antioxidante. Pode ser encontrado nos frutos do mar, no brócolis, no repolho, no aipo, na cebola e no alho.

Existem alimentos que contêm substâncias chamadas flavonóides, que também são poderosos antioxidantes. As fontes alimentares que possuem esses flavonóides são as frutas cítricas, a uva, a cereja, o morango, o leite de soja, o tofu (queijo de soja), o brócolis, a cebola, o alho.

O licopeno é uma substância com ação anti-envelhecimento sendo encontrado principalmente no tomate, na melancia e na goiaba.

Como podemos ver, as frutas e os vegetais devem estar presentes na nossa alimentação diária pois trazem muitos benefícios à saúde. Atletas e praticantes de atividade física devem consumí-los em boas quantidades e dar maior atenção aos alimentos antioxidantes, prevenindo assim, doenças e o envelhecimento precoce.

É importante lembrar que a alimentação deve ser equilibrada com todos os nutrientes garantindo uma melhor qualidade de vida. 
 



 
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