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2014-Meia Maratona SP-10 erros frequentes nas provas de 21 km

31/03/2014, por Renato Dutra


A meia maratona é uma das distâncias mais almejadas pelos corredores amadores e em sua preparação não podem ocorrer falhas.

O diretor técnico da Run & Fun, Renato Dutra apontou os 10 erros mais comuns em um prova de 21 km:

1 - Aquecimento muito longo
Muitos atletas são ansiosos e começam a aquecer muito antes da hora da largada. Cuidado: qualquer aquecimento mais longo do que dez minutos já roubará energia preciosa para uma prova que é, razoavelmente, longa.

2 - Largar em ritmo muito forte
O erro mais grave é esse. Causará um acúmulo de ácido lático e acidose, gerando fadiga precocemente no corredor.

3 - Realizar tarefas físicas não habituais na véspera
Passeios com longas caminhadas, faxina, carregar peso e outras tarefas certamente deixarão o corpo cansado para prova.

4 - Noites mal dormidas na semana da prova
Dormir mal na noite anterior, sem problemas. Mas quem vem de rotina desgastante, com baladas e saídas noturnas, sofrerá com a falta do sono reparador, aquele que te deixa descansado para dar o máximo na prova.

5 - Iniciar a prova desidratado
Muitos corredores não se hidratam bem no dia anterior e nem se preocupam com isso antes da largada. Mas iniciar hidratado é fundamental para o corpo ter maior capacidade de resfriar o corpo por meio do suor.

6 - Não saber o ritmo usando o cronômetro/dependência do GPS
Cada vez mais os corredores estão ficando dependentes do GPS e acabam não sabendo sentir, muito menos dosar, o ritmo a cada quilômetro. É comum o corredor fazer uma prova ruim porque o GPS estava descarregado ou quando o dia está nublado e o aparelho fica menos preciso. Treine sempre com cronômetro!

7 - Testar tênis novo só no dia da prova
É preciso adaptar-se ao material antes de uma competição. Há casos em que o atleta sente dores, fica com bolhas e acaba não fazendo uma boa prova.

8 - Testar suplemento ou gel no dia da prova
Fazendo isso, você corre grande risco de passar mal ou sofrer por não estar adaptado. Há casos de diarreia e vômito por conta de produtos que não foram testados nos treinos.

9 - Não ter uma estratégia de prova pré-definida
Se tiver um treinador, converse com ele sobre isso. Caso não tenha, divida a prova em duas metades: os primeiros 10 km, onde você deverá fazer em um ritmo mais confortável e lento, e os últimos 11 km, aí sim, com uma velocidade mais rápida e intensa.

10 - Se deixar levar pelos outros corredores
É muito comum ver atletas querendo acompanhar outros que, pela aparência, julgam ser mais lentos. Você não conhece a pessoa, o potencial genético dela, o histórico de treinamento, enfim. Faça o seu ritmo, trace a sua estratégia, sem se preocupar com os outros.

Renato Dutra é Graduado em Ed. Física pela Escola de Educação Física e Esporte da USP

Pós graduado em Treinamento Desportivo pela UNIFESP

Diretor Técnico da Run & Fun Assessoria Esportiva

Colunista da revista Sport Life

Corredor há mais de 20 anos

 

 



 
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