Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

II Meia-Maratona e 5K de São Bernardo - Veja como foi

25/07/2004, por Marcel Trinta

Premiação
Depoimentos
Estatísticas
Galeria de fotos

O que muitos atletas temiam e podia prejudicá-los na prova, na verdade ajudou. O frio que estava forte nos últimos dias foi muito mais ameno hoje e fez com que os atletas pudessem forçar seu ritmo sem se cansar tanto.

O dia amanheceu gelado, mas o sol foi aparecendo e o clima ficou muito bom para a pratica esportiva. Nem a baiana Marily dos Santos teve problemas com o tempo: “Cheguei aqui em São Paulo na sexta-feira (23/07) e não estou acostumada com o frio. No começo da prova achei que o tempo estava gelado e não forcei muito meu ritmo. Depois, no quilômetro 4, me aqueci e percebi que poderia disparar”, afirmou a vencedora da Meia Maratona.

Às 7h, quando o dia ainda estava amanhecendo e fazia frio, muitos atletas já estavam no Ginásio Poliesportivo de São Bernardo fazendo os últimos preparativos para participar da segunda edição da Meia Maratona que a Corpore organiza em parceria com a Prefeitura de São Bernardo. Mas muitos atletas que estavam iniciando ou que queriam participar de uma prova mais curta também compareceram esse ano para participar do novo percurso de 5K.

Quando o relógio marcou 9h, o sol já estava presente, o tempo mais quente e foi dada a largada geral para as duas distâncias. No percurso de 5K, Divanildo imprimiu um ritmo forte já no começo da prova e disparou para conseguir o primeiro lugar com o tempo de 18min27s.

Na prova feminina a disputa foi grande e o primeiro lugar foi dividido entre Gracilene Souza da Costa e Shirleide Oliveira de Souza. Apesar de chegar após Gracilene, o primeiro lugar foi dividido pois Shirlene recebeu uma instrução equivocada e acabou fazendo uma parte errada do percurso.

 

Na Meia Maratona acompanhamos uma disputa principalmente no início da prova. O percurso que contou com várias subidas e descidas e até com uma passagem pela via Anchieta, teve Genilson da Silva tomando a dianteira nos primeiros quilômetros, seguido de perto por um pelotão de corredores. Foi desse pelotão que, no quilometro 8, saiu Gilson Rodrigues de Miranda e disparou na frente para vencer os 21Km e levar um prêmio R$3mil para casa. “Dessa vez eu consegui. Nas últimas provas que tiveram premiação em dinheiro eu dava azar. Se eles premiavam até o 5º eu chegava em 6º; se premiavam até o 10º, eu chegava em 11º. Agora consegui vencer e levar um dinheiro”, comemorou Gilson ainda na linha de chegada.

Marily também levou o mesmo valor para casa após completar a prova em 01:18:21, com 1min15s de vantagem para a segunda colocada.

fotos: Marcel Trinta

Premiação

Meia Maratona Masculino

1 Gilson Rodrigues de Miranda Nike/Adauto 01:05:27
2 Wellington Correia Fraga Avulso 01:06:05
3 Francisco Barbosa Santos A.A. Guaru/SPFC 01:06:13
4 Genilson Junio da Silva Cruzeiro Esporte Clube 01:06:35
5 Aleudo Francisco dos Santos Ecus Suzano 01:06:45

 

Meia-Maratona Feminino

1 Marily dos Santos Belgo/Mizuno 01:18:21
2 Selma Candida dos Reis Brasil Telecom 01:19:36
3 Edna Maria de Oliveira Silva Pé de Vento 01:20:24
4 Janete Gomes Barbosa São Francisco 01:21:31
5 Conceição de Maria Carvalho New Balance 01:23:33

5K Masculino

1 Divanildo Silva Sao Leao VO2-Belgo/Nike 00:18:27
2 Leandro dos Santos Oliveira E.C. Tavares 00:18:31
3 Glauber Cardoso VO2-Belgo Nike 00:18:33
4 Francisco Antonio da Costa   00:18:44
5 Francisco das Chagas Bezerra Top Notch Training 00:18:49

5K Feminino

1 Gracilene Souza da Costa Avulso 00:20:52
2 Shirleide Oliveira de Souza VO2-Belgo/Nike 00:22:18
3 Marcia Cristina Arruda Parque Anhanguera 00:22:54
4 Jozinilda Caxiado Quirino Rodar Equipe 00:23:20
5 Marta Both Ztrack/Clinica Paulista 00:23:37

fotos: Marcel Trinta

Depoimentos

"A partir do 8º km me senti melhor na prova. Com o andamento da prova pensei: ‘essa prova é pra mim’. Então saí do meio do pelotão e percebi que os outros meninos já estavam meio ofegantes e desgarrei do grupo. Olhava pra trás e o pessoal não me acompanhava e consegui liderar até o final. Agradeço a Deus pois passei por uma situação difícil. Nas últimas provas que tiveram premiação em dinheiro eu dava azar. Se eles premiavam até o 5º eu chegava em 6º; se premiavam até o 10º, eu chegava em 11º. Precisava resolver essa situação hoje e deu certo."
Gilson Rodrigues de Miranda, vencedor da Meia Maratona

"O percurso com subidas e descidas foi normal para mim , pois treino bastante isso. Achei muito boa a corrida. A segunda colocada começou liderando porque achei que estava muito frio comparado com onde eu moro (Salvador) então fiquei cismada. No km 4 já tentei liderar e fui sem brincadeira, fui pra puxar e elas não me acompanharam."
Marily dos Santos, vencedora da Meia Maratona

"A prova foi tranqüila, apesar do imprevisto com a Shirleide (Oliveira de Souza, com quem dividiu a primeira colocação). Fora isso foi maravilhoso. Quando todo mundo foi para os 21Km eu me vi sozinha e nem acreditei. Essa prova é ótima para quem não treina freqüentemente e o percurso foi ótimo também."
Gracilene Souza da Costa, vencedora dos 5K

"Foi uma prova difícil pois estou bastante gripado e vinha treinando forte. Saí muito forte e cansei um pouco mais no final da prova. O pessoal veio junto desde o início da prova, mas como comecei forte consegui sair do resto do pelotão."
Divanildo Silva Sao Leao, vencedor dos 5K

"Felizmente aconteceu essa parceria da Corpore com a Prefeitura de São Bernardo para a realização dessa competição. Era um sonho de São Bernardo realizar essas provas e no segundo ano já temos um incremento de 50% de pessoas a mais participando do evento. Isso mostra o sucesso do entrosamento dessas duas entidades Queremos crescer cada vez mais e temos certeza de que essa festa vai se perpetuar e a parceria também."
José Fiorizi, secretário de Esportes de São Bernardo do Campo

Estatísticas

Foi a 2ª Meia Maratona na cidade de S.Bernardo do Campo, e atraiu 2.024 atletas vindo do ABC, de São Paulo, da Grande São Paulo e de Outros Estados (RJ, p.ex.).

Destes 2.024, 1758 foram do sexo masculino e 266 do sexo feminino.

Em relação a 2.003 quando a prova foi realizada pela 1ª vez, houve um crescto de 9%, pois naquela edição tivemos 1.856 atletas.

Além da Meia Maratona propriamente dita, neste ano foi organizada pela 1ª vez a Prova de 5 km, que atraiu 782 atletas, sendo 560 do sexo masculino e 222 do sexo feminino.

Neste ano houve a inversão do percurso da Meia, e o recorde da prova foi quebrado. Ano passado: 1h05min33seg (William Gomes Amorin) neste ano: 1h05min23seg (Gilson Rodrigues de Miranda).

Confira todos os resultados aqui.

Edgard José dos Santos
Secretário Geral

Confira em breve: associado vencedor da promoção Miami Tropocal Marathon e outras fotos!



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH