Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Dicas para a Saúde do Torcedor

01/07/2014, por Diego Palmieri


Copa: 5 Dicas para Saúde do Torcedor 
 
 
Antes de sentar-se no sofá ou na mesa do bar para acompanhar os jogos da Copa, os torcedores devem ficar atentos à sua própria saúde. Assim como os jogadores em campo, quem estiver assistindo à competição fora dele não pode se descuidar, por exemplo, do coração. O alerta é feito pela cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti. A especialista dá dicas para aproveitar a festa sem eventos desagradáveis.
 
“Diante da tensão e da expectativa de vitória, o corpo libera diversas substâncias neuroendócrinas, entre elas a adrenalina, que estimulam o organismo. Com isso, o espectador pode gastar tanta energia como se estivesse fazendo um exercício de média ou alta intensidade.” O fenômeno é o mesmo que acontece com os “atletas de fim de semana”, que não praticam esportes regularmente e expõem o corpo uma sobrecarga de atividade física.  
 
Em ambas as situações, os riscos são diversos. Entre os principais problemas estão AVC (acidente vascular cerebral), infarto, alteração rápida na pressão e arritmias cardíacas, podendo ocorrer, até em última instância a morte súbita. Para evitar problemas, a dica da médica é fazer exames de check-up anuais. 
 
O teste ergométrico, que avalia o amplo funcionamento cardiovascular, deve ser associado a outros como exames de sangue para controlar níveis de colesterol ruim, açúcar, ácido úrico, função do rim e fígado e triglicérides. A avaliação regular do funcionamento do organismo permite detectar condições clínicas adversas precocemente e diminuir os riscos de efeitos indesejados.
 
Confira as dicas cardiologista infantil e médica do exercício e do esporte do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos (SP), Silvana Vertematti:
 
  • Evite exageros na alimentação e procure deixar de lado comidas gordurosas e álcool emexcesso. Prefira alimentos frescos e de procedência reconhecida;
  • Procure chegar cedo aos locais da competição.  Isso evita o estresse e preserva asenergias para assistir aos jogos;
  • Preste atenção às condições climáticas do local e utilize roupas adequadas às temperaturas.Apesar de o clima ser de inverno, as oscilações de temperatura no Brasil são gigantescas;
  • Lembre-se de hidratar-se bem com água e utilizar cremes de proteção para o corpo comoprotetor solar;
  • Mantenha em dia sua avaliação médica.
 
Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos
Localizado ao lado do Parque do Ibirapuera, em São Paulo, o Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos atua em mais de 50 especialidades e conta com cerca de 780 médicos. Realiza aproximadamente 12 mil procedimentos cirúrgicos, 13 mil internações, 230 mil consultas ambulatoriais, 145 mil atendimentos de Pronto-Socorro e 1,4 milhão de exames. Dentre os selos e certificações obtidos pela instituição, destaca-se a Acreditação Hospitalar Nível 3 - Excelência em Gestão, concedida pela Organização Nacional de Acreditação (ONA) e o Prêmio Melhores Empresas para Trabalhar no Brasil, conquistado pelo terceiro ano consecutivo.
 
Rua Borges Lagoa, 1.450 - Vila Clementino, zona sul de São Paulo. 
Tel. (11) 5080-4000
____________________________________ 
Informações para a imprensa:
TREE COMUNICAÇÃO
(11) 3093-3618 / 3093-3605
Inês Castelo - [email protected]
Diego Palmieri - [email protected]


 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Diego Palmieri

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH