Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Estabelecendo o ritmo certo para sua prova

 

A participação de um atleta, amador ou profissional, em uma prova de corrida, exige deste o conhecimento mínimo sobre as suas condições físicas, estágio de treinamento, cuidados alimentares e as características do percurso. Tão importante quanto estas informações é saber identificar e adequar o seu ritmo (pace) de prova, medido pela variável minutos/Km, a uma condição que lhe permita concluir a corrida de maneira saudável, tanto para quem busca a satisfação do simples cruzar a linha de chegada, como  também para os que procuram a melhora de rendimento. Por isso, a Lobo Assessoria oferece dicas valiosas sobre o assunto aos corredores das distâncias de 5 km, 10 km e 21 km, disponíveis na próxima Meia Maratona de São Bernardo do Campo.

As diferentes distâncias de percurso demandam características fisiológicas variadas. Para corredores iniciantes e até mesmo alguns intermediários recomenda-se os percursos menores, de 5 ou 10 Km, isto porque o corpo destes atletas ainda se encontra num período de adaptação (cardiorrespiratória, muscular, ósteo-articular e psicológica) e preparação (física e técnica). O principal objetivo deve ser o de completar o percurso, sem grande preocupação com o tempo de prova. Um ritmo entre 6 a 8 minutos/km proporcionará um ótimo tempo de corrida, sem prejuízo à saúde destes corredores.

Já para os atletas avançados há diferenças consideráveis para quem pretende alcançar bons resultados. A prova de 5 Km é indicada para os corredoresmais velozes, que conseguem desenvolver alta velocidade num curto período de tempo e distância.Outra opção é acorrida de 10 Km, voltada para os atletas que possuem uma maior resistência aliada àcapacidade de sustentar uma alta velocidade em um maior período. Para estas distâncias, um pace entre 3:30 a 5 minutos/km, pode garantir uma performance excelente.

Por fim, a prova que mais exigirá resistência física dos corredores é a meia-maratona, que conta com um percursode 21 Km. Nesta distância o quesito velocidade, fica comprometido em relação às demais provas, considerando a dificuldade em sustentar uma alta intensidade para um percurso tão longo.

Neste caso o corredor deve planejar seu ritmo de prova traçando estratégias que permitam a manutenção do pace(ritmo). Dentre outras, o atleta pode optar pelos métodos progressivo (iniciando mais lento e finalizando em ritmo forte), variado, com alternância do ritmo durante a prova, considerando os trechos de maior dificuldade (subidas, ruas mais estreitas, descidas) ou estável, no qual deverá manter um ritmo constante do início ao final da prova.

Estas estratégias devem ser alinhadas com o perfil de cada corredor, e o tipo de treinamento aplicado. Neste caso, uma boa conversa com o treinador é fundamental para garantir o sucesso na prova. Para o percurso de 21 Km,  recomenda-se ritmos entre 5 a 6 minutos/km para quem deseja completar a prova em um ritmo confortável.

Para auxiliar os corredores da Meia Maratona de São Bernardo do Campo, a Lobo Assessoria Esportiva disponibilizará marcadores de ritmo, atletas identificadose visíveis ao atletas, que correrão a prova em seus variados percursos com ritmo constante de 5 min/km e 6 min/km, nas provas de 10 e 21 km. Os corredores poderão desenvolver estas ou outras estratégias de ritmo de prova, tendo como referência tais marcadores.

A LOBO orienta que o autoconhecimento do nível de condicionamento e o respeitoao próprio limite, até mesmo para saber quando superá-lo,são primordiais para a prática salutar de qualquer atividade física.

Ver:  Marcadores de Ritmo

André Cezarino de Lima

Treinador da Lobo Assessoria Esportiva



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: André Cezarino de Lima/Lobo Assessoria

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH