Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

2015-13ª Meia SBC - Polimento

20/07/2015, por Lucas Sália dos Santos


 

A Meia Maratona de São Bernardo do Campo está chegando, os longões já foram feitos e muita gente se pergunta? E agora? Como se preparar nestas últimas semanas?

O polimento é caracterizado com uma diminuição do volume, intensidade ou os dois dependendo da prova alvo. O objetivo desta fase é reduzir a fadiga acumulada dos treinos pesados e “descansar” o corpo para prova. Mas, cuidado! Se feito errado o polimento, pode ocorrer o destreino, o que não é nada legal nas véspera da prova.

Pensando na Meia Maratona de São Bernardo do Campo, estudos apontam que a manutenção da intensidade é importante para retenção do ganho aeróbico obtido durante os treinos. Quando pensamos em volume, o interessante é diminuir (de 50-70%) o volume semanal para que haja recuperação do corpo, mas com aumento de rendimento.

Mantendo essa combinação de diminuição do volume e manutenção da intensidade, é possível observar alterações positivas no VO2máx, limiar anaeróbio, potência e força muscular, concentração de enzimas oxidativas e de glicogênio muscular, hemoglobina e hormônios que promovem um grande ganho de performance para a prova.

Porém, uma coisa importante para salientar é a individualidade de cada atleta, visto que dependendo da prova e do perfil do atleta pode-se usar 3 tipos de polimento, o steptaper, onde o volume é reduzido bruscamente para uma a ser mantido até a semana da prova, o polimento linear, com redução linear do volume, e o exponencial, com uma redução mais acentuada no início do polimento. Assim, não deixe de consultar seu treinador e conversar com ele sobre qual o melhor tipo de polimento para você!

Boa prova, galera!

 

Lucas Sália dos Santos

 

Coordenador Técnico da Lobo Assessoria Esportiva

 



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: Lucas Sália dos Santos

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH