Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

2015-13ª Meia SBC - Análise do Percurso

21/07/2015, por André Cezarino de Lima

Análise de Percurso da Meia Maratona de São Bernardo do Campo

 

Falta pouco agora para o dia da meia maratona de São Bernardo do Campo. Você já conhece os trajetos dos percursos de 5, 10 e 21 K? Se ainda não, é hora de ficar por dentro, nesta análise detalhadadestas provas, ajudando-lhe a criar as melhores estratégias e reforçar os treinos.

A primeira parte da prova, para todas as distâncias, compreende um trecho de oscilação entre subidas e descidas. A largada será em frente ao Ginásio Poliesportivo de São Bernardo do Campo, na pista da Avenida Kennedy sentido Centro e já no primeiro quilômetro, os atletas enfrentarão a subida da Avenida Redenção, e posteriormente uma longa descida, adentrando em seguida na Avenida Índico. Neste ponto, os corredores encontram o primeiro ponto de hidratação, e em seguida se deparam com mais um extenso trecho de subida, ultrapassando o terceiro quilômetro. A partir daí haverá a descida da Avenida Índico, sentido à Praça Ibrahim de Almeida Nobre e logo após retornam à Avenida Kennedy, agora no sentido bairro, seguindo até o seu final passando pelo Km 4 e chegando ao final da prova de 5K.

Os corredores encontrarão também neste local o segundo ponto de hidratação, e continuarão o percurso agora pela Avenida Senador Vergueiro, sentido centro, prosseguindo até a Praça Expedicionário. Neste ponto os atletas se dividem novamente. Os corredores da prova de 10K retornam pela Avenida Senador Vergueiro no sentido Bairro, enquanto os atletas da Meia Maratona prosseguem pela mesma avenida em direção ao Paço municipal.

Na prova de 10K os atletas alcançarão o KM 7 no entroncamento das avenidas Kennedy e Senador Vergueiro e vão em direção à Rua 23 de Maio, passando em frente ao Fórum de São Bernardo do Campo. A partir daí, já no KM 8 os atletas enfrentam mais uma subida na Rua do Túnel, passando por trás do Ginásio Poliesportivo. Atingindo o KM 7 na Praça Expedicionário, ocorre nova divisão: os atletas dos 10k retornam pela Avenida Senador Vergueiro enquanto os corredores da meia maratona seguem em direção ao centro de São Bernardo.

            No último terço da prova de 10K, o percurso contará com mais alguns aclives, sendo recomendado ao corredor mais inexperiente poupar suas energias para enfrentá-los. O trajeto segue pela Avenida Senador Vergueiro até a Rua 23 de Maio, passando em frente ao Fórum de São Bernardo e conversão à esquerda na Rua do Túnel, onde estará o último ponto de hidratação. Neste ponto os atletas encaram o último trecho acentuado de subida, que passa por trás do Ginásio Poliesportivo. Ao final deste trecho os atletas entram à direita na Avenida São Paulo, prosseguindo em direção à entrada da Universidade Federal do ABC e retornam pela mesma Avenida rumando, nos últimos metros de prova, até a Avenida Kennedy para finalmente cruzarem a linha de chegada.

Já os atletas da meia maratona continuam em direção ao Centro de São Bernardo, e prosseguem num longo trecho plano pela Avenida Senador Vergueiro ingressando em seguida na Rua Jurubatuba, que em seu início dispõe de mais um ponto de hidratação, até atingirem o KM 9. A partir deste ponto a corrida começa a elevar seu grau de dificuldade. A corrida passa pela Rua Joaquim Nabuco, com leve aclive, e continuam o trajeto na Avenida João Firmino adentrando já próximo ao KM11 na Rua Cristiano Angeli, onde haverá mais um ponto de hidratação. A esta altura a prova chega à sua metade final com mais um trecho de longo aclive leve até a chegada na Avenida Robert Kennedy, que oferece, no início do KM 12, uma descida moderada de aproximadamente 900 metros. Aproveite este para ganhar velocidade, com passadas mais largas e rápido contato dos pés com o solo, mas cuidado para não estressar a musculatura, caso você seja inexperiente na distância.

Continuando pela Avenida Robert Kennedy, os corredores seguem até o KM 14, em que haverá outro ponto de hidratação, e convertem à sua direita na Rua Max Mangels, onde enfrentam mais uma subida leve, porém com 1000 metros de extensão. Contudo ao atingirem o KM 15 devem retornar pela mesma avenida, recompensados pelo declive oferecido pela via. Chegando ao KM 16, os atletas retornam à Avenida Robert Kennedy em direção à Avenida Piraporinha, contando com mais um ponto de hidratação, antes de iniciarem a tradicional e famosa subida.

A Avenida Piraporinha é considerada, para muitos, o trecho de maior dificuldade da Meia Maratona de São Bernardo. Os corredores já extenuados percorrem cerca de 1300 metros em aclive até atingirem o KM 18, onde haverá o último ponto de hidratação, seguindo pela Avenida Lucas Nogueira Garcêz, que oferece mais uma pequena e última subida até o KM 19. A partir deste ponto os corredores devem ingressar novamente na Avenida Índico, descendo rumo à Praça Ibrahim de Almeida Nobre, para logo após adentrarem pela última vez na Avenida Kennedy. O final da corrida estará posicionado no mesmo local da largada, em frente ao Ginásio Poliesportivo Adib Moyses Dib, no final da Avenida Kennedy.

Os percursos da 13º Meia Maratona de São Bernardo estão recheados de subidas e descidas, fazendo da prova uma das mais difíceis da categoria. Lembre-se que é inviável comparar os tempos de provas em locais diferentes, sem levar em conta a altimetria e características do trajeto a ser percorrido.

Aos mais inexperientes recomenda-se prudência para que possam completar a prova. Já os atletas mais avançados devem estar atentos à inclusão de alguns novos trechos, que, comparado às edições anteriores, fazem da prova um evento ainda mais desafiador.

Prepare a sua estratégia e boa sorte!

 

André Cezarino de Lima

Treinador da Lobo Assessoria Esportiva

 



 
Últimas notícias
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
Centro Histórico 2018
Calendario de Eventos AIMS
Calendário AIMS
Curso Nacional de Nutrologia
 
Por: André Cezarino de Lima

2002-2018 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH