Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Como se preparar para uma prova de aventura - por Mário Mello

27/09/2004, por Corpore

A prova Corpore de Campos do Jordão, assim como outros revezamentos de aventura, nunca foram minhas provas preferidas. Sempre achei que o ideal era começar e acabar uma corrida, dar o melhor de si naquele dia e pronto. Resisti muito, mas muito mesmo, em participar destes tipos de eventos. Achava um absurdo ficar na fila de madrugada para conquistar uma vaga na inscrição, organizar carros de apoio, reserva de hotéis, etc... O máximo que eu participava eram os revezamentos tradicionais do Pão de Açúcar.

Mas um treinador de minha equipe, o Professor Sandro Marcondes, ao contrário de mim, gostava e sempre procurava participar, mesmo que sendo com apenas uma equipe, nos diversos revezamentos de aventura que aconteciam, como o Volta à Ilha, Campos do Jordão, Ilha Bela etc. Sempre o apoiei é claro, mas procurava me envolver pouco.

Ano passado no 1° revezamento Corpore de Campos do Jordão, fomos com uma equipe, liderados pelo Sandro e surpreendentemente ganhamos uma premiação na categoria. Todos ficaram eufóricos, muito animados e esta alegria toda foi me abrindo os olhos e me dando curiosidade em participar. Como sou um treinador que gosta de correr e experimentar o "produto" fui junto com o Sandro para o Revezamento Volta à ilha em Florianópolis no inicio deste ano. Foi tão animado tão prazeroso, e foi aí que verifiquei que apesar de ser muito cansativo organizar os grupos, é também muito gratificante participar.

Neste ano resolvemos definitivamente incorporar alguns revezamentos de aventura em nosso calendário de competições, sendo assim montamos quatro equipes para Campos do Jordão, três competitivas e uma recreativa.

Montamos uma equipe com apoio total da empresa Brasvending Comercial services, onde estavam os meus melhores atletas, com o ciclista que é o nosso patrocinador, mais uma atleta feminina dentro dos padrões normais de uma atleta amadora dedicada e mais um atleta de idade avançada como reserva para nos garantir a média de idade e podermos participar e termos grandes chances de vencer a categoria. A equipe ficou tão forte que ficou na quinta colocação do geral.

As outras duas equipes estavam muito equilibradas, com ótimos ciclistas e bons corredores o que nos garantiu o podium nas outras duas categorias, abaixo de 39 anos e acima de 40 anos. Também tivemos o troféu do atleta mais idoso, o Darci Garçon de 66 anos.

Posso dar como conselho alguns pontos que julgo importantes para se obter sucesso nos revezamentos:

a.. Ter uma equipe de treinadores e profissionais preocupada e interessada na organização e bom andamento das equipes que irão participar do evento.
b.. Estar atento às normas e regulamentos, assim como prazos de inscrições e alterações que envolvem este tipo de prova.
c.. Estudar o regulamento e procurar enviar o máximo de informações aos atletas que participarão do evento.
d.. Criar o espírito de equipe.
e.. Fazer com antecedência no mínimo uma reunião com o grupo para explicar como funciona a competição e tirar dúvidas dos participantes.
f.. Montar uma estratégia baseada no perfil de cada corredor, ajustando os trechos à capacidade de rendimento de cada participante.
g.. Ter uma boa equipe de apoio nos carros com alimentação e hidratação adequada.
h.. Se possível, fazer o trajeto da prova antes da competição. Se não for possível cada corredor deverá saber detalhadamente e mentalizar o percurso da prova, estudando o material fornecido pelo organizador.
i.. Avaliar as informações fornecidas pelos organizadores antes da prova e com base nelas prever as reais chances de subir ao podium e uma vez estas chances serem elevadas usá-las para motivar a equipe.
j.. Ser fiel ao planejamento e estratégia da equipe.
k.. Por fim, contar com a sorte, por vezes ela é que irá fazer a diferença!

Para os iniciantes em corrida, eu aproveito para informar que recentemente lancei um livro chamado "Guia básico do corredor" que pode ser adquirido pelo telefone 3079.9647 (Book Mix editora) onde eu cito uma frase que pode resumir o sucesso em uma corrida.

"Os corredores obtém excelentes resultados simplesmente pela disciplina no cumprimento da programação"

Boas corridas e bons treinos,

Mário Mello
Equipe Mário's Team

 



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH