Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Entrevista - dr. Turibio Leite de Barros

15/10/2004, por Marcel Trinta

Trabalhando com esportes há 34 anos, o doutor Turibio Leite de Barros é um dos nomes mais respeitados quando o assunto é Fisiologia do Exercício. Formado em Biomedicina pela Escola Paulista de Medicina, com especialização, mestrado e doutorado em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP, Turíbio irá participar de um evento intitulado Clinica da Corrida, que será realizado em Campos do Jordão entre os dias 05 e 07 de novembro. O evento é aberto para todas as pessoas e é voltado para quem quer melhorar sua técnica de corrida, aperfeiçoar o treinamento e informações e conceitos básicos. Para mais informações clique aqui.

Confira uma entrevista com o dr. Turíbio na qual ele nos fala sobre o esporte, precauções, contusões e a clinica de qual irá participar.

Muitas pessoas estão aderindo a corrida de rua, transformando-a em um hábito. Qual a razão disso?
Eu acredito que correr é a evolução natural do andar. Eu costumo dizer que a corrida é a "pós - graduação" da caminhada. Na medida em que as pessoas começam a caminhar, que é a atividade ideal para quem inicia, logo melhoram seu condicionamento físico e começam a sentir prazer em correr tornando-se pouco a pouco praticantes de corrida de rua.

Então você acredita que muitas outras pessoas estão apenas começando e vão passar por uma transição e praticar a corrida?
Eu acredito que o número de corredores ainda vai aumentar muito, na razão direta em que está aumentando o número de pessoas que estão começando a praticar caminhada. Torna-se necessário entretanto uma orientação adequada para que esta transição seja bem elaborada.

E como é essa orientação? Quais os cuidados necessários para alguém que está começando no esporte?
Os cuidados são: 1)Fazer esta transição entre caminhar e correr de forma gradual na dependência do estado de condicionamento físico de cada um. 2)Passar por uma avaliação
médica e uma avaliação física para ser bem orientado. 3)Estabelecer metas a serem atingidas dentro de objetivos voltados prioritariamente para a saúde e paralelamente para
melhora de performance. 4)Ter orientações adequadas sobre hidratação, nutrição e prevenção de lesões, e 5)o mais importante: gostar de correr !

Quais os problemas mais comuns em atletas iniciantes?
Em iniciantes o mais comum é não obedecer a necessidade de transição de andar para correr e daí apresentar sequelas do aparelho locomotor como tendinites, "canelite", fascite plantar, dores lombares etc.

E em atletas veteranos?
Nos veteranos os problemas são geralmente decorrentes da falta de uma recuperação mais adequada, que se torna crucial a partir de uma certa idade, e também as chamadas dores por esforços repetitivos, com o receio de problemas mais sérios como as fraturas de stress.

Muitas dúvidas surgem entre os iniciantes como para quem é indicado a corrida, existe alguma relação com idade para iniciar ou parar no esporte...
Correr é um movimento natural do ser humano, não havendo portanto razão para ter idade para se começar ou terminar. No caso de indivíduos de idade mais avançada, o que vale é a "idade funcional" e não a idade cronológica.

No início do próximo mês haverá uma uma Clinica de Corrida da qual você participará. Qual o objetivo dela?
Essa clínica pretende abordar todas as questões que foram aqui discutidas, lembrando que ela é direcionada para o corredor e não para o especialista. Será um fim de semana num local muito agradável com a proposta de uma interação entre profissionais renomados das mais diferentes áreas e o corredor de rua. A proposta é transferir conhecimentos e informações sobre treinamento, hidratação, nutrição, recuperação, prevenção de lesões etc de uma maneira informal com uma liguagem acessível e um convívio direto durante um fim de semana.



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH