Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

Treino Técnico/novembro- saiba como foi

16/11/2004, por Marcel Trinta

A manhã de 13 de novembro foi dia de mais um treino técnico realizado pela Corpore, no qual sempre trazemos grandes nomes para passar experiência e conhecimentos aos nossos associados.

Dessa vez, o treino foi ministrado por José Rubens D’Elia, preparador físico e consultor de empresas. Às 9h José Rubens reuniu todos os corredores, explicou como seria o treino e então dividiu os participantes em grupos de 4 atletas. Com isso, enquanto dois integrantes de cada grupo corriam na pista, os outros integrantes analisavam a forma de cada um correr; depois eles trocavam e, ao final disso, juntavam-se analisavam a forma de correr do outro.

“Ao correr você não fica prestando atenção nos seus movimentos. São apenas instantes que você presta atenção a si mesmo. Com isso, cada um pode ajudar e apontar possíveis erros que o outro comete e nem sabe”, afirmou D’Elia.

Na seqüência do treino, José Rubens pegou alguns grupos para que eles mostrassem as observações que havia sido feita entre eles. Foi então que o técnico apresentou a técnica de Alexander, uma técnica de consciência corporal utilizada para que cada atleta atinja o melhor uso de si.

Cabeça, pescoço e coluna devem ficar alinhados e para mostrar a melhora no desempenho devido a utilização da Técnica de Alexander, D’Elia mostrou a história de dois corredores que sempre disputavam o primeiro lugar. O atleta que comumente ficava em segundo, começou a utilizar essa técnica e passou a vencer seu adversário. Essa história e outros exemplos estão no livro “Aprendizado do Corpo: Introdução a técnica de Alexander”, que José Rubens usou durante o treino.

“Essa técnica pode ser utilizada nos mais diversos ramos. Uma postura adequada ajuda em muitos aspectos da vida. E nos esportes, não é só na corrida que vemos atletas com essa postura e que têm grandes resultados”, afirmou José Rubens.

Para finalizar o treino, os atletas correram durante cinco minutos para utilizar a técnica. Ao terminar, o grupo inteiro se reuniu para ouvir as palavras finais do treino e participar do sorteio de dois livros “Fábrica de Campeões”, escrito pelo próprio D’Elia e de kits Corpore.

E para os que gostam de participar desses eventos, ainda podemos ter outro treino técnico esse ano. Octávio Aronis, vice-presidente da Corpore, afirmou que “apesar de em dezembro estarmos com todos os finais de semana preenchidos com provas (Corrida Shalom em 05/12, Corrida Gonzaguinha em 12/12 e Corrida de Natal em 18/12) tentaremos arrumar uma data e fazer o último treino do ano em dezembro”.

 

Confira as palavras de José Rubens D’Elia sobre o treino:
“A Corpore me convidou e achei muito importante fazer esse treino, pois vivemos uma fase diferente e cada vez mais pessoas estão correndo, muito diferente de 10 anos atrás. Passamos hoje para os participantes uma técnica de ajuste da cabeça, pescoço e tronco. Uma técnica que eu aplico para as pessoas poderem viver melhor e tirar proveito no dia-a-dia. Vi que as pessoas gostaram e saíram com mais uma opção para seu treinamento. Precisamos aprender a tirar o corpo do automático e treinos assim são muito importantes para fazermos ajustes. Sempre fui um grande observador e a técnica de Alexander me ajudou a gerenciar um processo para as modalidades que atendo. As pessoas começam a fazer uma evolução permanente, que é o grande lance. Pode ser utilizado em qualquer lugar que a pessoa possa melhorar o uso dela. O corpo não pode ser apenas uma carroceria, um escravo. Você tem que parar, prestar atenção e reorganizá-lo para utilizá-lo melhor como um todo, desde o corporal até o mental, pois essa técnica é usada até com crianças que tem dislexia e elas, depois de um tempo, conseguem corrigir esse erro e estudar, ler, como uma pessoa normal."




 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Marcel Trinta

2002-2022 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH