Siga a Corpore
A Corpore LinksContato
 

O que é ser um guia PNE?

14/01/2005, por Corpore

Eu busquei "o que é ser" um Guia de PNE em todas as fontes possíveis. Fui da "antiga" Enciclopédia Barsa, que os mais jovens talvez nem tenham ouvido falar, até a moderníssima Internet Banda Larga.

O que encontrei? Nada, absolutamente nada que pudesse me elucidar.

A cada corrida levava comigo algumas perguntas:

O que me move a ponto de deixar de lado minhas performances em busca de um tempo melhor e correr ao lado desses incríveis PNE? Por quê?

Antes, ao cruzar a linha de chegada era atacado por uma aceleração cardíaca que fazia o pulsímetro apitar dando aquele sinal de alerta. Era a emoção de terminar a prova, mas a tecnologia é insensível... aí está a prova. Depois que a aceleração diminuía era obrigado a pedir desculpas para o pulsímetro. Afinal ele estava cumprindo seu papel e função.

Mas foi a tecnologia, um email enviado pela Corpore, que deu o chamado start. Esse start foi dado para um grupo de pessoas que, como eu, abdicaram de marcas para ter o enorme prazer de acompanhar outros corredores, os Portadores de Necessidades Especiais, sendo guia destes.

Ou é o contrário: Seriam eles os nossos guias? Essa opção me parece mais pertinente. Eles são os causadores e responsáveis pela nossa emoção, pela nossa satisfação diferenciada de participar das provas, pelos "arrepios" a cada incentivo de outros corredores e de sermos olhados com admiração por todos que já começaram a distinguir aquela camisa amarela com a mão em vermelho estampada em nosso peito, pelo orgulho com que todos os Guias envergam aquela camisa.

A cada prova o número crescente de Guias é a prova inequívoca da força dessa causa. A alegria do reencontro a cada prova com os já conhecidos a procurar seus Guias e vice-versa. Essa química veio para ficar. Outra prova é o número de Guias cada vez mais jovens que aí estão para dar continuidade ao que foi chamado no início de Projeto e hoje é uma realidade.

Terminamos 2004 com um saldo muito maior em relação aos anos anteriores, pois graças a esse atletas que guiamos (ou somos guiados) estamos mais fortes interiormente, aprendemos mais, demos um pouco de nós e recebemos infinitamente mais em todos os sentidos.

E a resposta para a pergunta “O que é ser um Guia de PNE?” estará sempre na emoção da próxima prova.

Italo Cassoli é corredor e Guia Voluntário

Saiba como ser um Guia Voluntário Corpore aqui



 
Últimas notícias
Maratona de Nagoya
Centro Histórico 2019
Meia Maratona 2019
Análise genética potencializa resultados de dietas e ati ...
Livro do Murakami
Treinamento Mental
Certificado AIMS Meia Maratona
Pesquisa dor nos ombros
Sedentarismo no Brasil
Global Running Day
Meia Maratona 2018
 
Por: Corpore

2002-2023 Corpore. Todos os direitos reservados. Política de privacidade
Orgulhosamente desenvolvido pela FTECH